Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Paixão de Cristo reúne 20 mil fiéis em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 7/04/2012

capa

Sandra PereiraTradição e fé marcam 56ª encenação da Paixão de Cristo em Taboão Galeria de Fotos

A 56ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emocionou os moradores e visitantes que prestigiaram a maior e mais tradicional apresentação da região. A luz da lua cheia conferiu um toque especial à apresentação feita por 120 artistas voluntários, que durante os últimos três meses mergulharam de cabeça no desafio de mostrar aos presentes os momentos decisivos na vida de Jesus, especialmente a sua morte e ressurreição. No final do espetáculo os artistas comemoram eufóricos o resultado do trabalho e a receptividade do público de quase 20 mil pessoas.

Antes mesmo da fundação de Taboão da Serra a encenação conta em detalhes a emocionante história de Jesus Cristo, que após mostrar ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões foi crucificado e ressuscitou ao  terceiro dia como havia dito aos seus discípulos. Veja aqui mais fotos.

Como ocorreu em 2010 o palco do espetáculo foi ampliado e contou com dois acessos facilitando a interação com o público. Cenários, figurino, som e iluminação foram mais profissionais. A prefeitura investiu aproximadamente R$ 100 mil para garantir a qualidade do espetáculo.

O ator Heric Alvarez, 27 anos, que atua a oito anos na Paixão foi o Cristo pela segunda vez e voltou a surpreender o público. Ele encerrou a apresentação chorando e disse estar com a sensação de dever cumprido. “Foi maravilhoso. É difícil segurar a emoção de ver o público interagindo e se emocionando com a gente”, admitiu.

A jovem atriz Maiara Brasil, 20 anos, representou a mãe de Jesus no espetáculo. Emocionada ela disse que foi incrível interpretar a mãe do Salvador. “Todo o esforço dos ensaios aos domingos valeu à pena. Ficou melhor do que eu imaginava”, relatou.

No papel de Judas Escariote, pela segunda vez, Carlos Moreno falou da satisfação de interagir com o público tão grande e diverso. Ele observou que o grupo está mais maduro e apontou o esforço de todos para garantir o sucesso da apresentação. “A gente se prepara por vários meses para receber a energia do público. Não tenho palavras para descrever essa emoção”, disse.

A vice-prefeita Márcia Regina dedicou o espetáculo aos artistas Manoel da Nova e Agenor, que faleceram recentemente. Ambos atuaram por vários anos na realização da apresentação. 

A encenação começou no Parque das Hortênsias. No grande palco montado no local artistas voluntários da comunidade retrataram os momentos mais emocionantes da trajetória de Jesus Cristo na Terra vivendo como homem. Nas cenas bem construídas o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão e condenação de Jesus.

Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério.

No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada de Cristo. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação.

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. 


Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.

Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou numa árvore.

Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorou o sucesso da encenação que foi encerrada após as 23h30.

24/05/2018

Vem aí a 1ª Virada Cultural de Itapecerica da Serra

No próximo final de semana, 26 e 27 de maio, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da...

20/05/2018

Virada Cultural contou com apresentações da Etec de Artes

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes fará parte da programação da Virada Cultural deste...

19/05/2018

Abolição da escravidão inacabada é amplamente discutida em seminário

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realizou no dia 12/5 o Seminário...

16/05/2018

Turismo Cultural apresenta capoeira e samba no domingo

Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura acontece no domingo, 20/5, às 15h, o...

15/05/2018

Wanderley Bressan é nomeado secretário de Cultura e Turismo

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, nomeou na manhã da última segunda-feira, dia...

10/05/2018

Itapecerica recebe Título de Cidade Benemérita da Cultura Tradicional Bantu

A cidade de Itapecerica da Serra foi homenageada no último dia 4 de maio durante o Encontro...

08/05/2018

Itapecerica completa hoje 141 anos de sua emancipação

Itapecerica da Serra comemora hoje dia 8, 141 anos de sua Emancipação Político-Administrativa....

08/05/2018

4º encontro do Leitura Dramática apresentou a peça “O Anel de Magalão”

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretária de Cultura e Turismo, em parceira com o...

25/05/2018

Embu realiza Futebol Solidário das Estrelas neste sábado 26

Neste sábado 26 de maio, à partir das 9h, o município de Embu Das Artes irá realizar o Futebol...

25/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR; parte dos ônibus deixam de circular

A rodovia Régis Bittencourt segue com bloqueio de caminhoneiros em Embu das Artes. Os...

24/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR e trânsito fica caótico em toda a região

Trânsito caótico e bloqueio total das duas pistas da rodovia Régis Bittencourt marcaram as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.