Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Feliz Dia do Jornalista para nós!

Por Sandra Pereira | 7/04/2012

eu

FacebookSandra Pereira escreve sobre o Dia do Jornalista

Foi preenchendo um cadastro de biblioteca que eu disse pela primeira vez, em 2001, a frase que marcou a minha vida: “sou jornalista”. As pessoas na fila me olharam e analisaram com cuidado. O atendente até então apático ergueu a cabeça, sorriu, externou satisfação visível e admitiu: “nossa! Esse o meu sonho”. A sinceridade dele inspirou a minha: o “meu também”, disse com um sorriso que não cabia no rosto. Deixei o lugar extasiada e revivi a cena várias vezes em pensamento.

Nunca mais encontrei aquele atendente que me deu antes de qualquer outra pessoa a oportunidade de dizer com todo orgulho que sou jornalista. Eu já tinha treinado a frase no espelho algumas vezes, mas dizê-la a outras pessoas foi incomparável. Vi todas e cada uma delas me olhando diferente e ousei me sentir especial.

Desde aquele dia repeti a frase algumas centenas de milhares de vezes, e todas elas com o mesmo amor e a certeza de que fiz a escolha certa na minha vida profissional. Eu poderia ter escolhido qualquer outra profissão, mas em nenhuma delas teria a felicidade de repetir “eu sou jornalista”.

Nem mesmo diante das pautas mais complicadas, ou das denúncias mais perigosas e, ainda quando me deparo com situações de absoluta miséria, ou de total descaso por parte do poder público, jamais pensei em desistir de ser jornalista. Nunca senti ou sinto que poderia fazer outra coisa. Aliás, é essa possibilidade incrível de estar em vários locais, com várias pessoas e aprendendo sempre que torna o jornalismo uma profissão especial.

Quem é jornalista mesmo é diferente e age diferente. A gente muda a vida por uma pauta. Atravessa um rio, mesmo sem saber nadar, por uma boa informação. Desiste da viagem dos sonhos por um grande furo. Abandona a própria lua de mel, numa ilha paradisíaca, se um avião cair nela.

 Jornalista é jornalista em todo lugar e ponto. É impossível conviver bem com a gente sem entender isso, e, sem compartilhar dessa coisa meio louca de amar tanto algo que só é palpável a nós mesmos.

Porque eu gosto disso? Não faço idéia e tenho certeza que outros jornalistas também não. Acho que nascemos assim. Sei que faria tudo de novo um milhão de vezes e sempre ia valer à pena. Talvez só descobrisse formas diferentes de fazê-lo.

 Admito sem dor. Sou jornalista. Romântica. Tenho fé em Deus. Acredito nas pessoas e sou feliz com a opção de vida que fiz.  Até hoje, e, certamente quando eu tiver 90 anos, e alguém me der a oportunidade de dizer “eu sou jornalista” vou dar o meu melhor sorriso.

Nesse 7 de abril, nosso dia, quero desejar a todos nós feliz dia do Jornalista! Mas, sem deixar de dizer que um dia é muito pouco para lembrar a luta histórica dos nossos antecessores pela liberdade de pensar, falar, e escrever para melhorar o mundo. Um ideal tão grande que não cabe dentro da própria vida de cada um. Por isso temos tantos mártires na luta pela liberdade de imprensa. Talvez venha daí nosso amor tão irrestrito pelo que somos, e, nossa luta tão constante pelo que queremos. 

15º

Cesário Oliveira,

Também sou jornalista e a minha história e bem parecida com a historia da colega jornalista sandra pereira, um jornalista e sempre jornalista. dia do jornalista 7 de abril.

14º

telma

comenterio 9 logo faz um ano que a sr.assumiu uma cadeira na camara ,e até agora não vi nenhum projeto que favorecesse a população ,ou sera mais uma igual aos outros ,acorda fausta, o tempo não passa voa as, eleições já esta proximo

13º

Wladimir Raeder

Parabéns, Sandra! Admiro o seu trabalho! Wlad

12º

Arney Barcelos

NO BRASIL TEM PELO MENOS 5 DIAS DE JORNALISTA SE LHE FAZ BEM, PARABENS !

11º

Valdecir Santana

Parabéns a você Sandra, amiga e grande profissional. E parabéns a todos os jornalista que realizam um trabalho sério para coma profissão e para com a comunidade (os que não fazem, misericórdia pra eles..rs) SUCESSO menina, tenho algumas novidades que vc vai amar ser "jornalista". Me liga.

10º

inspetor ribamar gcm

parabens a todos os nossos irmaos jornalistas que informam trazendo a tona toda e qualquer informaçao por pior que seja,com alegria e profissionalismo,acima de tudo.

Vereadora Fausta

Oi Sandra parabéns pelo seu dia você é uma excelente profissional continue sempre nos dando noticias quentinhas e verdadeiras Abraços Vereadora Fausta

José Batista

Parabéns a todos os profissionais, especialmente aos da nossa região,é através destes profissionais que caminha nossa democracia,fonte de informação conhecimento e cultura,que faz chegar aos nosso olhos e ouvidos tudo que acontece no mundo,no nosso pais no nosso estado e no nosso município, que Deus ilumine seus caminhos e proteja suas vidas!!!

CARLOS ALBERTO RACI

SEM OS JORNALISTAS O MUNDO SERIA OUTRO POIS NÃO TERIAMOS HOJE A DEMOCRACIA POIS SEM INFORMAÇÃO O POVO NÃO E NADA E NÃO FAZ NADA A INFORMAÇÃO E TUDO PARA UMA PESSOA PARABÉNS SANDRINHA PELO DIA DO JORNALISTA POIS VOCÊ MERECE

VADO

parabens a todos os(as)jornalistas de Taboao e regiao,vcs sao muito importantes no nosso dia a dia trazendo informaçoes e noticias tao importantes que precizamos estar cientes. abraços a todos

VADO

parabens a todos os(as)jornalistas de Taboao e regiao,vcs sao muito importantes no nosso dia a dia trazendo informaçoes e noticias tao importantes que precizamos estar cientes. abraços a todos

Edimon Teixeira

"A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." Faço minhas as palavras de Alberto Dines, afinal, a a tarefa de trazer a verdade à tona, "doa a quem doer" não é nada fácil. Parabéns pelo texto! E pelo dia, claro.

Paulo Silveira

Faço minhas suas palavras. Parabéns a todos os colegas!

Zinho

Parabéns à todos os jornalistas, vcs merece todo reconhecimento da população, e claro um parabéns especial á minha amiga Sandra, mulher guerreira, que sabe exatamente o que quer e o que faz, tenha sim muito orgulho da carreira que escolheu, pessoas como vc tem que ser lembrada sempre pelo seu trabalho honesto, digno de uma pessoa batalhadora, que Deus ilumine seu caminho todos os dias de sua vida, PARABÉNS...

sarah

muito lindo sandrinha parabéns vc merece.... que Deus possa te ajudar te dando a cada dia que passa graças e mais graças para vc seguir em frente boa sorte..

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.