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OHL prevê 4 retornos na BR entre Embu e Juquitiba

Por Sandra Pereira | 4/04/2012

eneo

Sandra Pereira Eneo Palazzi fez um balanço das principais demandas da região sudoeste

A OHL tem em andamento estudos para a construção de  quatro retornos ao longo na Régis Bittencourt entre as cidades de Embu das Artes e Juquitiba. O primeiro está localizado no km 277+700, próximo a empresa Daisa, em Embu das Artes, visando atender a demanda de Taboão da Serra. A construção do segundo retorno está prevista no km 322 em Juquitiba. O terceiro fica na mesma cidade na altura do km 326+800. Já o quatro contempla uma reivindicação antiga de Itapecerica da Serra e está localizado no km 288, próximo à Churrascaria Caminhos do Sul.

“Todos os projetos estão prontos para serem executados. Mas, temos que seguir os passos que antecedem o início das obras. O primeiro deles é conseguir alinhar o projeto para atender às necessidades reais. O passo seguinte é obter a aprovação pela ANTT, depois temos que conseguir as licenças estaduais, que representa uma dificuldade grave atualmente”, relatou o diretor Superintendente da OHL, Eneo Palazzi.

Ele classificou as obras de implantação dos retornos como sendo de elevada complexidade. Sobre a construção da pista marginal prevista para ir de Taboão até Embu, Eneo Palazzi revelou que já foram iniciadas as negociações das desapropriações de áreas necessárias à implantação do projeto.

Sobre as passarelas de pedestres o superintendente  adiantou a que já houve a implantação de 30 do total de 50 previstas no contrato de concessão da rodovia. Ele informou que as passarelas já reduziram em 20% o número de atropelamentos, mas, a OHL defende a realização de campanhas para aumentar o uso. Os dirigentes da empresa relataram que a implantação das passarelas é precedida de um amplo estudo sobre demanda e usabilidade das mesmas.

“Nós entregamos as passarelas prontas, com acessibilidade e entrada para instalação da iluminação pública, que é responsabilidade das  prefeituras”, esclarece.

Quanto aos alagamentos constantes em vários trechos da rodovia o superintendente observa que na maioria dos locais o problema é decorrente da falta de manutenção da rede de água pluvial nas cidades e do assoreamento dos leitos dos rios e córregos. Em tom de preocupação o diretor da OHL prevê que os alagamentos devem se intensificar em razão do assoreamento dos leitos em decorrência da construção do rodoanel.

Já em relação as baias de ônibus o superintende adiantou a necessidade de construção das faixas de aceleração e desaceleração, sinalização entre outros requisitos. Ele citou ainda investimentos já feitos em sinalização, recuperação do asfalto, abertura de retornos em pontos críticos, e o início da obra de duplicação da Serra do Cafezal.

As informações do  diretor Superintendente da OHL, Eneo Palazzi, foram apresentadas numa reunião com a participação de uma comitiva de lideranças da região sudoeste,  acompanhada pelo deputado estadual Geraldo Cruz. Na pauta do encontro estava várias demandas regionais entre as quais se destaca a implantação de passarelas de pedestres, alças de acesso, retornos na rodovia, pistas marginais, iluminação, baias para parada de ônibus e as obras de drenagem para acabar com os alagamentos na pista. 


Ivete Cavalheiro

A obra do retorno do km 322 está parada há mais de dois anos. A estrutura horizontal sobre a rodovia está pronta desde essa época, porém faltando as alças de acesso. Alguém sabe informar o que acontece?

olimar

o retorno do km 288 sera otimo para desafogar o transito de muitas outras vias pois da acesso direto a itapecerica , embu guaçu , capão redondo e santo amaro esperamos que saia do papel

Fernando

Como A Estrada de Itapecerica da Serra e a Rodovia Armando Sales nao tem um ascesso ao Rodoanel e s unica alterntiva direta para ir ate a Regis Bittencort pelos Caminhoneiros e pelo povo que mora na Regiao e pela Estrada do Mandu do lado do cemiterio que termina la em cima no Centro de Itapecerica da Serra e uma Estrada mal sinalizada cheia de buraco, tem que esxitir um ascesso melhor uma Rodovia duplicada sinalizada que sai da Estrada de Itapecerica e vai direto na Regis Bittencort sem ter que passar no centro de Itapecerica da Serra isto sim que este tal cara que se diz Prefeito de Itapecerica da Serra ainda restringiu a circulaçao dos caminhoneiro que sao trabalhadores nao Zoiao e Bandidos nao

Lais

Concordo com o Cidão, a alça de acesso número 2 do shopping precisa sair do papel, considerando que o shopping existe a uns 10 anos pelo menos. Bem como a duplicação da alça de acesso ao Pq Pinheiros, que seriam obras conjuntas entre a prefeitura e a administração da rodovia Régis Bittencourt. Um retorno na altura do Jd. São Judas tb seria de grande valia pra população.

CIDÃO

PRA MIM RETORNO TEM QUE SER NO 275 EM TABOÃO DA SERRA,PROX.A CHACARA IOLANDA E DUPLICAR A ALÇA DE ASCESSO DA PAULO AYRES,FAZENDO 2 PISTAS PRA SUBIR E 2 PRA DESCER AQUELES CONES QUE PÕE DE MANHÃ É MUITO POUCO PRA ATENDER A DEMANDA,E TEM ESPAÇO DE SOBRA PRA SE FAZER ISSO,É SÓ QUERER E TBM OUTRA ALÇA DE ASCESSO NO SHOPING,QUE ESTAVA NO PROJETO E ATÉ HOJE NINGUEM SABE EXPLICAR PORQUE NÃO FOI FEITA

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Resposta do Superintendente Auto Pista Regis S.A. Concordo plenamente com a afirmação do Superintendente. A URBANIZAÇÃO sem controle gera impermeabilização do solo e consequentemente tudo que não foi planejado vai para os córregos e rios. Os Prefeitos devem se preocupar com o sistema de drenagem como um todo. É imprescindível que os Prefeitos olhem pela sua Cidade e também pelo que pode causar para as Cidades a Jusante. "Há uma afirmação na matéria que não me pertence. O assoreamento do cursos dágua não ocorrem por conta só da construção do Rodoanel. A preocupação com o agravamento do problema de drenagem, no futuro, se deve às ocupações de áreas lindeiras para instalações industrias com grande movimento de terra, ocupações habitacionais com a impermeabilização do solo com ruas pavimentadas e falta de manutenção das drenagens de ruas. Esses fatores contribuem continuamente na ocorrência de inundações." At. Eneo Palazzi Diretor Superintendente

thyago

e o retorno no km 297 que foi prometido, pois ate onde posso saber precisa se instalar um retorno pelo menos 1 ou 2 km antes do pedágio. Alguem pode me ajudar nesta dúvida?

Carlos Calegano

E a alça de acesso do rodoanel nada?

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