Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Autoridades debatem hoje Universidade Federal no Embu

Por Sandra Pereira | 26/02/2010

844530.haddad_2592_3888.jpg

Ministro Fernando Haddad é uma das presenças confirmadas no evento

As principais autoridades, lideranças e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada de toda a região vão se reunir nesta manhã no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes,  para tratar da instalação de uma Universidade Federal na Região. A proposta é unir forças para garantir a instalação da Universidade em Embu das Artes.

A garantia de que a reivindicação vai chegar forte ao governo Federal será a presença de 3 ministros do governo Lula e vários deputados federais que já declararam apoio a reivindicação da cidade.

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e Turismo, Luiz Barretto,  vários deputados da bancada paulista, prefeitos e vereadores da região confirmaram presença no encontro cuja organização espera reunir em torno de 700 pessoas.


O encontro de hoje está sendo considerado decisivo pelo governo municipal de Embu das Artes. Todos os prefeitos do Conisud e do Vale do Ribeira estão sendo esperados no que promete ser uma das maiores mobilizações conjuntas  já realizadas na região.

A expectativa em torno da implantação de uma Universidade Federal na cidade é grande. Todos entendem a importância que um equipamento desse porte tem e o desenvolvimento que traz para a região beneficiada.

“É um incentivo importante para as pessoas estudarem mais perto de casa e uma garantia de que os filhos dos trabalhadores serão contemplados”, afirmou recentemente o prefeito Chico Brito.


O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é um dos que já declarou publicamente apoio à Universidade Federal em Embu das Artes.

“Apoio totalmente a Universidade no Embu e espero que ela saia o mais rápido por possível pra atender toda a nossa região”, defende.

O prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias fez bem mais do que declarar apoio publicamente. Ele espalhou dezenas de outdoors entre Taboão da Serra e Itapecerica demonstrando apoio e massificando para os moradores da região a discussão que está em andamento.


O prefeito destacou a implantação da Universidade como uma prova inconteste do crescimento registrado na região nos últimos anos.

Embu das Artes já apresentou projeto ao governo federal e garantiu o apoio dos municípios vizinhos, ministros e de deputados federais e estaduais. A proposta é de que a Universidade seja construída dentro do Parque da Cidade, uma área de 1,6 milhões de m², próximo ao cruzamento do Rodoanel com a rodovia Régis Bittencourt, localizada na parte central da região Sudoeste, facilmente acessada pela população do Vale do Ribeira.

Além da proximidade outra vantagem é a fuga das rotas de trânsito caóticas que existem em São Paulo.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.