Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Paixão de Cristo de Taboão da Serra comemora 56 anos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/04/2012

paixao1

Ricardo VazEncenação começa no Parque das Hortênsias com a vida pública de Jesus até a sua prisão

A tradicional e mais antiga Paixão de Cristo do Estado de São Paulo acontece na sexta-feira, 6 de abril, a partir das 19h, no município de Taboão da Serra, localizado há pouco mais de 16 quilômetros da capital.

Antes da encenação monsenhor Agnaldo de Carvalho fará a celebração da Adoração a Santa Cruz no Santuário Santa Terezinha, padroeira do município. Em seguida, o público sai em procissão até o Parque das Hortênsias, onde começa o espetáculo.  No local será encenada a vida pública de Jesus, desde os ensinamentos passados para os apóstolos, a partilha do pão até a prisão.

Após a coroação feita de espinhos, a Via Crucis segue novamente pelas ruas taboanenses. Neste momento, milhares de expectadores acompanham Cristo, que carrega nos ombros uma cruz de 40 quilos, até o Morro do Cristo, onde ocorre a crucificação e a ressurreição.

A peça conta com 120 atores, entre amadores e profissionais, além de pessoas que estarão atuando pela primeira vez.  Áurea Celina dos Santos, 63 anos, moradora do bairro Pirajussara, fará sua estréia com o apoio da filha, que também é atriz. Ela contou que está empolgada com a participação. “Todos os anos acompanho o evento e agora resolvi participar. Estou muito feliz e espero atuar outras vezes. Este ano vou estar no povo, mas quem sabe, em 2013 não posso ser a Madalena”, brincou.

A equipe ensaia com afinco desde o começo do ano para que a mega produção seja perfeita. No último dia 18, os atores receberam a benção de Monsenhor Aguinaldo. Ele lembrou a importância da encenação, que teve início três anos antes da emancipação da cidade, em 1959, e começou por iniciativa de Manoel da Nova, munícipe já falecido.  “A Paixão de Cristo, certamente, só pode ser feita com “paixão” e é por isso que ela continua existindo em Taboão da Serra. A encenação se tornou uma marca importante na história da Páscoa, e na história contemporânea e atual da nossa cidade” – afirmou.

O baiano Heric Alvarez, morador do Jardim Suiná, será Jesus pelo segundo ano consecutivo. Nos sete anos em que participa do espetáculo já fez figuração, foi o centurião Longino e até Pilatos. Ele divide o tempo dos ensaios com as aulas de educação física que leciona na rede estadual de ensino. Ele explica como é interpretar o homem que mudou a humanidade. “Cristo é um personagem muito complexo, por isso a construção é contínua. Você não consegue em um ano, ou de um ano pra outro, chegar nesta magnitude que foi Cristo. Para este ano, tentei entender mais o evangelho e me aprofundar nas relações de Cristo com os apóstolos e com o povo que era totalmente rude. Cristo veio para pregar o amor”, concluiu Heric.


Serviço:
56ª Paixão de Cristo de Taboão da Serra
Dia: 6 de abril, 19h
Local: Parque das Hortênsias – Praça Miguel Ortega, 500 – Parque Assunção
Entrada franca

Vera Sampaio

KID

sr, Antonio aguenta mais um pouco,logo estarei hi dia primeiro de janeiro de 2013,tanto para o sr, quanto para os animais,DIAS MELHORES VIRAÕ, KID.

Antonio

parabenes sr, kid em 1998 Vocês troce para o Estacionamento do parque das hortênsias a paixão de Cristo e o nosso Amigo Amaral assume os trabalhos juntos com uma grande equipe do testro mesmo sem o Amaral é ainda a coisa que permanece lindo Só que o Estacionamento do parque hoje virou Estacionamento de Carretas e caminhão, os visitantes tem que procurar ruas distantes para estacionar onde não tem cassa niquel e uma vergonha todos lugares publicos tem a maquina do cassa niquel se vocÊ for o cartório para reconhecer uma firma tem cassa niquel pagar seu inposto que chega demorar 2 horas para sem atendido tem multa e cassa niquel na prefeitura a mesma coisa o povo e que paga o pato.vem lógo ff.

Arney Barcelos

DIvulga essa tambem! É AMANHA e sabado 14 no Pq Rizzo NÃO PERCAM!! http://www.youtube.com/watch?v=nql1bSDzx8k

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.