Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

PF determina o recolhimento das armas da GCM de Itapecerica

Por Karen Santiago | 29/03/2012

gcm_3

Arquivo Jornal na NetGCM para devido "ilegalidade" da metade dos guardas - eles não fizeram curso de capacitação

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra está mais uma vez sem porte de arma desde a última sexta-feira, dia 23. A corporação está literalmente parada e com portões fechados.

A ordem partiu do comando após determinação judicial motivada pela Polícia Federal, uma vez, que os guardas não podem realizar o seu trabalho nas ruas da cidade com armamento, devido ilegalidade de alguns membros da corporação.

A ilegalidade de alguns guardas que resultou na remoção do armamento se deu, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, porque mais da metade dos gcms não contam com cursos de formação credenciados pela Polícia Federal.

A normalização do trabalho da GCM pode acontecer somente daqui a três meses, tempo de duração do curso de formação. As armas serão devolvidas aos guardas, quando todos contarem com o curso exigido pela Polícia Federal e saírem da forma "ilegal" de trabalho.

Informações obtidas pelo Jornal na Net dão conta de que a prefeitura municipal e corregedoria da GCM tentam conjuntamente, revogar a determinação, ou ao menos, diminuir o tempo que a corporação vai ficar parada.

Os guardas cumprem horário de expediente normalmente, mas sem farda e sem poder usar as viaturas. Metade da corporação está na base da GCM e a outra, na prefeitura municipal.

A reportagem entrou em contato com a Diretoria de Comunicação e foi informada de que o contrato só não foi renovado com a Polícia Federal, por falta de tempo hábil.

Esta é a segunda vez que a corporação fica parada. A primeira aconteceu em 2010, dia 18 de junho. O motivo: falta de renovação de convênio com a PF, o que retirou o armamento dos GCMs, relembre aqui.

17º

samuel

Aposto que a maioria dos que aqui criticaram a GM cometem algum delito . Usam drogas corrompe menores por isso as críticas mas a a 1332 esta saindo vamos ver se a GM não vai ter autoridade . Se nao respeita pelo padrão de um ser humano vai aprender.

16º

Luis Marcelo Xavier

ABSURDO....ESTAMOS EM 1500 NÃO É POSSIVEL,NÃO EXISTE LEIS NINGUÉM RESPEITA,VERGONHA SIM. PRIMEIRO GUARDA MUNICIPAL NÃO É POLICIA PARA FICAR NAS RUAS REVISTANDO PESSOAS ALIATÓRIAMENTE,SEGUNDO UM DESPREPARO TREMENDO,FALTA DE PROFISSIONALISMO,ESTES GCM PRECISAM ENTENDER QUE ELES NÃO SÃO POLICIAIS,NÃO USAM FARDA POIS QUEM USA FARDA É MILITAR,E SE A CHAMAM DE FARDA COMETEM OUTRO CRIME,POIS SOMENTE MILITARES PODEM USAR FARDA,OUTRA SITUAÇÃO SAEM COM CARRO DA PREFEITURA ACHANDO QUE É UMA VIATURA E SAEM REVISTANDO PESSOAS....A FAMILIA DESDE MENOR TEM QUE INGRESSAR COM UMA AÇÃO INDENIZATORIA CONTRA A PREFEITURA E CONTRA A PESSOA FISICA DESTE GCM,E CONTRA ESTADO QUE TOLERA ESTA SITUAÇÃO DE ILEGALIDADE,ONDE PM NÃO INTERFERE NESTAS OCORRENCIAS.UMABSURDO

15º

Inocente

Se a GCM ESTÁ IRREGULAR DESDE 2005, COMO O ATUAL COMNDANTE QUE ASSUMIU EM 2010 PODE SER O CULPADO?

14º

Ingênuo

O Convênio com a Polícia Federal foi firmado em 2008 e não foi logo concluído, agora vamos colocar a culpa no atual Comandante que chegou em 2010 e está tentando fazer o que seus antecessores não fizeram. Quem era o Comandante em 2008 quando se firmou o Convênio? O que Ele fez para resolver o problema?

13º

Henri

Senhor prefeito Jorge Costa é triste mas a admiração que eu e minha familia temos pelo senhor esta por um fio;Senhor prefeito o Senhor deveria ter tido mais força nisto;o Senhor têm dois comandos que permitiram a situação chegar a isto?;poxa não preciso dizer oque o Senhor deveria ter feito né?;boa Pascoa Senhor prefeito ainda confiamos no Senhor.

12º

Classe Distinta candido

OS MOTIVOS PARA NÃO APROVAR A FUNÇÃO DELEGADA EM NOSSA CIDADE: 1º Se não a problemas na esfera legal existe muitos na esfera moral. 2º Todos policiais de todas as eferas lutam por aposentadoria aos 25 anos trabalhando todos os dias deveriam aposentar com 12 anos de serviço ? O descanso não deve ser vendido por extenuantes jornadas que tiram o policial do seu convivio familiar explorando sua miséria e retirando-o do seio familiar. Se o salário do policial fosse suficiente, ele teria tempo para cuidar da sua saúde e da família. Um salário justo significa dignidade e os PMs deven lutar para que o Estado pague melhor seus policiais e as prefeituras a seus Guardas. 3º Para a prefeitura não há ganho algum pois quando o cidadão vê o PM ele não vê a figura do prefeito e sim do estado hoje quando um cidadão visualiza a GCM de pronto ele sabe que é o patrulhamento da prefeitura. 4º O prefeito cria um desprestigio total com sua Guarda Civil sendo que em média 70% dos GCMs moram na cidade em que prestam serviço ele terá um aversão total dos integrantes da GCM com a sua figura o ganho com os PMs que recebem tais bebeficios será minimo pois em sua maioria pouco residem na cidade em que trabalham. 5º Desde o início da Operação Delegada na capital, em dezembro de 2009, o número de policiais militares mortos em horários de folga caiu 78%, segundo dados da corporação.Muito bom e o números de GCMs alguém se importa ? Seria cômico se não fosse trágico para os Guardas. 6º Oficiais da PM pregam que o município não deve participar da segurança pública e agora eles querem que o município pague pela segurança, é um verdadeiro embuste contra o municipio . 7º Para o estado é ótimo pois evita que os PMs lutem por sua pec 300 a qual traria muita dignidade a eles com um piso nacional de R$ 3500,00 PESSE BEM VOCÊ QUE E DESTA CIDADE

11º

Carrasco

Carlos Nunes tu é um covarde;além de não por seu nome verdadeiro covarde no minimo foi pego numa errada por gcms e foi disciplinado como merece delegacia e tudo que vc e tua familia merece um bando ,a sei intendo vc da próxima vez seu covarde ande na linha seja um cidadão descente seu covarde bem feito pra vc ha ha ha...

10º

Oficial isael

Carlos Nunes. “PF MANDA RECOLHER TODAS AS ARMAS DOS MARGINAIS DE ITAPECERICA DA SERRA”. Ao ler esta frase fiquei indignado com ela, pois a liberdade de expressão é para ser usada para o bem e por pessoas que saibam como manuseá-la, não para pessoas que se acham entendidas no assunto ou falam sem pelo menos um senso de critica saudável. O sr. Carlos Nunes não teve nem o trabalho de consultar a fonte, pois essa informação não procede, devido a sugestão de recolher as armas foi do Ministério Publico e até mesmo o site não sabe a realidade do assunto. Quanto aos "MARGINAIS", estes já fizeram partos, salvaram vidas, auxiliaram o público em geral, inclusive informando os cidadãos a noticia correta. O termo usado não deve ser generalizado a todos e sim a quem o ofendeu, mas o sr. Carlos não tem maturidade para resolver sua própria diferença com outro ser humano. E que a Guarda Municipal “de Itapecerica da Serra” esta a sua disposição, embora um pequena problema administrativo no que possa ajuda-lo.

carlos nunes

Notícia fresquinha! PF MANDA RECOLHER TODAS AS ARMAS DOS MARGINAIS DE ITAPECERICA DA SERRA. É mentira!

Anonimo

Realmente fica umm pouco merce a cidade sem a GCM, mas concordo com essa formação e capacitação para os recrutas, pois existem uns que nem sequer sabe comunicar-se com a população, e nem sequer tem conhecimento e aptidão para uma profissão como essa. seria interessante realizarem um novo concurso e recrutar pessoas com formação e aptidão fisica e psicologica, muitos nem sequer deveriam usar armamento! Isso mesmo concordo com a Policia Federal.kkkkkkk

municipe

é Brasil tudo corre atrás de votos, e os marrozinhos podem multar.

Lelipe

Não tem como ficar sem a GCM nas ruas, pois até quando ligamos no 190, nos mandam ligar na GCM para que sejamos atendidos ! É um absurdo terem deixado chergar a esse ponto, porque as Guardas das cidades visinhas não passam por problemas que como esse só acontece em Itapecerica ? Acredito eu que o Prefeito não tinha conhecimento sobre mais esse problema e foi pego de surpresa, pois ele sempre apoia essa corporação e dá muito valor a ela ! A guarda é muito valorosa, mas está sendo muito mal administrada ! Parece que é preciso a casa cair primeiro para depois fazerem o que tem que ser feito ! Porque o Sr Prefeito não troca toda a administração da Guarda ? Deus nos ajude, pois sem a GCM nas ruas, estamos nos sentindo desamparados !!!

Adriano

Não se preocupem,com o Continuísmo da próxima eleição isso tende a melhorar.... Pegadinha do malandro ha ha ha !!

Adriano

Será incompetência ou pura burocracia??? Vindo deles não se pode confiar na resposta.

Profª Audrey

Isso é uma vergonha nessa cidade! Prefeitura cada vez mais decepciona, onde ficará a segurança dos municipes e funcionários!!! Graças a Deus,eu não faço parte do grupo de funcionários!!! Resolvam a irregulariedade com os guardas necessários e deixa os demais trabalharem.Sistema de governo em ano eleitoral está muito explicito que não verá meu voto!

JOSIAS FARIA

COMO OPERADOR DE PATIO ENVOLVIDO DIRETAMENTE NOS TRABALHOS DAS POLÍCIAS, CONHEÇO BEM AS DIFICULDADES E POSSO GARANTIR QUE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE O APOIO DAS GCMs AO POLICIAMENTO PREVENTIVO, ESPERAMOS UMA ATITUDE RAPIDA DAS AUTORIDADES DENTRO DA LEGALIDADE. COMO MUNÍCIPE ADIMIRO E APÓIO O TRABALHO DA GCM ESPERAMOS A NORMALIZAÇÃO O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

Cintia

acho um absurdo o q está acontecendo com os gcms de Itapecerica!pois são indispensavéis nas ruas,a população está sentindo muito a falta de todos vcs, espero q voltem logo;senhor prefeito se mecha faça alguma coisa e faça urgente! um abraço

20/08/2017

Mulher morta e queimada no Laguna ainda está sem identificação no IML de Taboão

A mulher encontrada na noite da sexta-feira, 18, com o corpo em chamas após ser estuprada e...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.