Conseg Pirajuçara vai brigar por 2º DP em Taboão

Por Sandra Pereira | 26/03/2012

Promessa antiga, requentada a cada nova eleição, a instalação do 2º Distrito Policial de Taboão da Serra, localizado no Pirajuçara, voltou a pauta nesta segunda-feira, 26, na reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) Pirajuçara, realizada na igreja Apostólica Restauração e Vida, localizada na Kizaemon Takeuti. O conselho pretende recolher assinaturas num abaixo assinado para ser entregue ao secretário estadual de Segurança Pública, a fim de viabilizar a instalação do novo distrito da cidade.

“Ouço falar do 2º DP desde 2008 quando vim para Taboão da Serra e até agora não se concretizou”, disse o delegado Franscico José Videiro.

Ele revelou que o 1º Distrito registra mensalmente 12 mil Boletins de Ocorrência (BO), mas,  a dificuldade de pessoal atrapalha. “Toda denuncia que chega é investigada. Todo BO tem solução. Mas, o número reduzido de investigadores provoca a demora”, explicou o delegado, acrescentando que a academia de polícia está formando novos policiais que poderiam ser lotados no 2º Distrito, caso ele saísse do papel.

A tentativa do Conseg de requentar o assunto tema de tantas promessas eleitorais deve-se ao aumento do número de casos de assaltos nas imediações do Pirajuçara. A região agrega os bairros mais populosos da cidade e concentra 80% das ocorrências policiais de Taboão, de acordo com relatos feitos na reunião.

O presidente do Conseg disse que todas as conquistas de Taboão e da região são fruto de reivindicação e mobilização por vários anos. “A luta pelo Hospital Geral do Pirajuçara e pelo Fórum foi de longa data. Nós temos que lutar e continuar brigando”, disse Douglas Bochete. “Nosso papel é cobrar se vai sair é outra coisa”, completou.

Barulho Excessivo


Em tom de desabafo um morador do Jardim Novo Record contou o drama que enfrenta junto com a família por conta do barulho excessivo em um bar localizado próximo à sua casa, na rua 14, quadra C. O estabelecimento denominado Bar do Piauí funcionaria 24 horas no final de semana impedindo as pessoas de descansar.

“Tem dias que ele amanhece fazendo barulho. As pessoas ficam sem dormir. Está todo mundo com medo. Minha mente está comprometida. Só penso em maldade. Não fiz besteira porque não consegui comprar um revolver. Sou trabalhador. Não quero deixar a minha família em situação difícil, mas eu não aguento mais esse problema. Vim aqui porque conversei com policiais e me orientaram a procurar o Conseg”, disse um morador.

 Após ouvir o relato dele o capitão Jairo Léo se comprometeu a enviar uma viatura até o local na mesma noite, para tentar minimizar o drama relatado pelo morador. “A viatura vai ainda hoje”, garantiu ele.

As denuncias de barulho e realização de pancadões predominaram na reunião. “Onde a gente passa tem concentração de jovens. A cidade está cheia de pancadões, seja em bares ou no meio da rua. A polícia vem, mas, quando a viatura sai volta tudo de novo. Tem lugares que o barulho vai até de manhã. A gente sai para trabalhar e os bagunceiros vão dormir”, reclamou outro morador.


Um morador do Jardim São Salvador denunciou tráfico de drogas numa viela no bairro. Segundo ele o problema é recorrente e várias denuncias já foram feitas, mas não houve fiscalização até o momento. “O movimento é grande de traficantes e usuários diuturnamente”, acusou um morador do local.

O Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, se comprometeu a adquirir um equipamento que mede o volume do som dos automóveis para auxiliar os trabalhos da GCM e polícia militar possibilitando a atuação e até recolhimento de veículos que fazem excesso de barulho.

Câmeras de Monitoramento


Os vereadores Cido e Ronaldo Onishi criticaram a falta de manutenção das câmeras de videomonitoramento de Taboão da Serra - veja mais aqui - e, se comprometeram a cobrar a solução para o problema. 

Ambos defenderam a importância do equipamento como forma de evitar e combater a violência por meio do uso da tecnologia contra o crime.  Após a fala dos dois vereadores o capitão Jairo Léo reforçou que o videomonitoramento é essencial no combate ao crime.


“As pessoas vêm ao Conseg pedir socorro. Os relatos aqui mostram que o avanço das drogas e o barulho que tira o sossego das pessoas no local mais sagrado: o lar”, declarou Ronaldo Onishi. 

Ele pediu ao secretário Claudinei Pereira a instalação de uma faixa de pedestres em frente ao supermercado Davó, onde os atropelamentos e acidentes de trânsito estão se tornando rotina. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra, José Batista, prestigiou a reunião e defendeu a união de todos os segmentos para melhorar a segurança em Taboão da Serra.

Morto à paulada


Uma jovem moradora do São Judas relatou que o pai foi assassinado a pauladas numa emboscada, quando ele teria ido receber dinheiro da venda de um terreno.

Comentários