Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conseg Pirajuçara vai brigar por 2º DP em Taboão

Por Sandra Pereira | 26/03/2012

conseg_2

Sandra PereiraBarulho, tráfico de drogas e câmeras de monitoramento também foram pauta na reunião

Promessa antiga, requentada a cada nova eleição, a instalação do 2º Distrito Policial de Taboão da Serra, localizado no Pirajuçara, voltou a pauta nesta segunda-feira, 26, na reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) Pirajuçara, realizada na igreja Apostólica Restauração e Vida, localizada na Kizaemon Takeuti. O conselho pretende recolher assinaturas num abaixo assinado para ser entregue ao secretário estadual de Segurança Pública, a fim de viabilizar a instalação do novo distrito da cidade.

“Ouço falar do 2º DP desde 2008 quando vim para Taboão da Serra e até agora não se concretizou”, disse o delegado Franscico José Videiro.

Ele revelou que o 1º Distrito registra mensalmente 12 mil Boletins de Ocorrência (BO), mas,  a dificuldade de pessoal atrapalha. “Toda denuncia que chega é investigada. Todo BO tem solução. Mas, o número reduzido de investigadores provoca a demora”, explicou o delegado, acrescentando que a academia de polícia está formando novos policiais que poderiam ser lotados no 2º Distrito, caso ele saísse do papel.

A tentativa do Conseg de requentar o assunto tema de tantas promessas eleitorais deve-se ao aumento do número de casos de assaltos nas imediações do Pirajuçara. A região agrega os bairros mais populosos da cidade e concentra 80% das ocorrências policiais de Taboão, de acordo com relatos feitos na reunião.

O presidente do Conseg disse que todas as conquistas de Taboão e da região são fruto de reivindicação e mobilização por vários anos. “A luta pelo Hospital Geral do Pirajuçara e pelo Fórum foi de longa data. Nós temos que lutar e continuar brigando”, disse Douglas Bochete. “Nosso papel é cobrar se vai sair é outra coisa”, completou.

Barulho Excessivo


Em tom de desabafo um morador do Jardim Novo Record contou o drama que enfrenta junto com a família por conta do barulho excessivo em um bar localizado próximo à sua casa, na rua 14, quadra C. O estabelecimento denominado Bar do Piauí funcionaria 24 horas no final de semana impedindo as pessoas de descansar.

“Tem dias que ele amanhece fazendo barulho. As pessoas ficam sem dormir. Está todo mundo com medo. Minha mente está comprometida. Só penso em maldade. Não fiz besteira porque não consegui comprar um revolver. Sou trabalhador. Não quero deixar a minha família em situação difícil, mas eu não aguento mais esse problema. Vim aqui porque conversei com policiais e me orientaram a procurar o Conseg”, disse um morador.

 Após ouvir o relato dele o capitão Jairo Léo se comprometeu a enviar uma viatura até o local na mesma noite, para tentar minimizar o drama relatado pelo morador. “A viatura vai ainda hoje”, garantiu ele.

As denuncias de barulho e realização de pancadões predominaram na reunião. “Onde a gente passa tem concentração de jovens. A cidade está cheia de pancadões, seja em bares ou no meio da rua. A polícia vem, mas, quando a viatura sai volta tudo de novo. Tem lugares que o barulho vai até de manhã. A gente sai para trabalhar e os bagunceiros vão dormir”, reclamou outro morador.


Um morador do Jardim São Salvador denunciou tráfico de drogas numa viela no bairro. Segundo ele o problema é recorrente e várias denuncias já foram feitas, mas não houve fiscalização até o momento. “O movimento é grande de traficantes e usuários diuturnamente”, acusou um morador do local.

O Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, se comprometeu a adquirir um equipamento que mede o volume do som dos automóveis para auxiliar os trabalhos da GCM e polícia militar possibilitando a atuação e até recolhimento de veículos que fazem excesso de barulho.

Câmeras de Monitoramento


Os vereadores Cido e Ronaldo Onishi criticaram a falta de manutenção das câmeras de videomonitoramento de Taboão da Serra - veja mais aqui - e, se comprometeram a cobrar a solução para o problema. 

Ambos defenderam a importância do equipamento como forma de evitar e combater a violência por meio do uso da tecnologia contra o crime.  Após a fala dos dois vereadores o capitão Jairo Léo reforçou que o videomonitoramento é essencial no combate ao crime.


“As pessoas vêm ao Conseg pedir socorro. Os relatos aqui mostram que o avanço das drogas e o barulho que tira o sossego das pessoas no local mais sagrado: o lar”, declarou Ronaldo Onishi. 

Ele pediu ao secretário Claudinei Pereira a instalação de uma faixa de pedestres em frente ao supermercado Davó, onde os atropelamentos e acidentes de trânsito estão se tornando rotina. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra, José Batista, prestigiou a reunião e defendeu a união de todos os segmentos para melhorar a segurança em Taboão da Serra.

Morto à paulada


Uma jovem moradora do São Judas relatou que o pai foi assassinado a pauladas numa emboscada, quando ele teria ido receber dinheiro da venda de um terreno.

WILLIAM

boa tarde a todos,tive o privilégio de participar de uma das reuniões do conseg, e todos estão de parabéns, e assim que possível pretendo estar participando de outras reuniões, esse trabalho é muito importante para nós cidadãos de taboão da serra.muito obrigado pelo comprometimento e importançia que todos dão para nós moradores de taboão da serra e mais uma vez PARABÉNS pelo trabalho.

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.