Peça “A casa de Bernarda Alba” estréia na Funart

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/03/2012

Sob a pena de Federico García Lorca, “A Casa de Bernarda Alba” emociona o público em noventa minutos de um drama familiar com paixões ocultas, inveja, cobiça, traição e tragédia.  O espetáculo, realizado pelo Grupo Entre Aspas, dirigido pelo ator e coordenador de difusão cultural de Taboão da Serra Luiz Domingues, estará em cartaz em apenas três apresentações na Fundação Nacional de Artes (Funarte), em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de março. As 11 atrizes que integram o elenco tiveram seus talentos desenvolvidos nas oficinas de teatro do Liceu Municipal de Artes, o único Liceu do Estado de São Paulo que oferece cursos 100% gratuitos.

A peça, escrita em 1936 em plena Guerra Civil Espanhola, retrata a viuvez de Bernarda Alba e a forma rígida como a personagem trata suas cinco filhas: Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela. Nos palcos, a atriz Thaís Pimentel é quem da vida à matriarca. Em entrevista, Thaís explica que Bernarda é uma personagem de difícil de interpretar e complexa.  “Não há um dia que eu não pense na Bernarda. Não é fácil interpretá-la. É bem difícil, não apenas por causa da idade, mas por todas as amarras do passado. Há toda uma vida, cenas obscuras, além de ter que passar para o público como era viver na época do governo de Franco, passar toda a repressão, todo aquele amargor que ela (Bernarda) vivia”- afirmou.

O diretor da peça Luiz Domingues também está à frente da 56ª Paixão de Cristo de Taboão da Serra, a mais antiga encenação religiosa do Estado de São Paulo apresentada consecutivamente.

Este é o último trabalho de Domingues como coordenador de difusão cultural. Desde 16 de março, Domingues assumiu a Secretaria de Cultura do município e promete continuar trabalhando em prol da cultura, seja ensinado e lançando artistas pelo Brasil, seja promovendo e integrando a cidade no circuito cultural Paulista. Os ingressos serão vendidos uma hora antes do espetáculo.

Ficha técnica
Texto: Federico Garcia Lorca
Adaptação: Marcus Mota
Direção: Luiz Domingues
Coreógrafo: Tony Sá
Fotografias: Wladimir Raeder, Luciano Vieira
Figurinista: O Grupo
Sonoplastia e iluminação: Luis Domingues
Maquiagem: Thais Pimentel e Mayara Brasil
Elenco: Thais Pimentel (Bernarda Alba), Dora Nascimento (Maria Josefa), Luciana Beijar (Angustia), Jane Freitas (Mediga), Mariana Novaes (Amélia), Mayara Brasil, Bárbara Soares, Cleusa Nascimento, Ana Paula Almeida, Alessandra Leíte e Thayara Cristine.

Serviço:
A casa de Bernarda Alba
Dias: 23 e 24 de março, às 21h e 25 de março às 19h.
Local: Funarte – Sala Carlos Miranda - Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo – SP
Entrada: R$ 5 (inteira); R$ 2,50 (meia)
Informações: Funart (11) 3662-5177
Capacidade: 64 lugares

Vera Sampaio


Comentários