Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

No Dia Mundial da Água, conheça 15 mitos sobre ela

Por Outro autor | 21/03/2012

Nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água completa 20 anos. A data, 22 de março, foi escolhida pela ONU (Organizaçãodas Nações Unidas) durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro, paraalertar para a escassez de água potável. Isso porque 97% da água do planetaé salgada e está no mar, imprópria para ser bebida; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos. Para as mais de 7 bilhões de pessoas vivas nomundo está disponível apenas 0,01% do total de água da Terra.

No entanto, a água e o esgoto, gerado pelouso dela, ainda são cercados de dúvidas. A Sabesp listou os 15 mitos maiscomuns – e também o que é verdade sobre esse bem essencial para nós. Possobeber água da torneira? Água tem gosto? A água da chuva pode contaminara praia?

Veja as respostas e confira também entrevistasde rádio, animações e materiais gráficos sobre o assunto.

- Nunca vai faltar água, o Brasil tema maior quantidade de água do mundo.
O Brasil possui a maior reserva de águadoce do mundo, porém mais da metade está na Amazônia e na bacia do rioTocantins. A maior parte dos brasileiros mora em regiões com pouca água.A cidade de São Paulo tem menos água disponível do que Pernambuco, porexemplo. Imagine o custo para transportá-la da Amazônia até a capital paulista...Por isso parte da água consumida em São Paulo é captada no sul de MinasGerais. Não desperdice.

Quer saber como economizar água no dia-a-dia?Clique aqui
Veja como diminuir o gasto de água e sua conta


- Não posso beber água direto da torneira.
Pode, sim. A água fornecida pelas concessionáriasde água segue as normas do Ministério da Saúde e é potável, com qualidadegarantida. Mas é necessário que as instalações internas, como a caixa-d’águae os canos, também estejam adequados. E essa é uma responsabilidade decada morador/condomínio.

Professor da USP fala sobre água datorneira, de galão e mineral, aqui.
Quer aprender a limpar sua caixa-d’água?Clique aqui


- A água tem gosto?
A água totalmente pura não tem cor, cheiroou gosto, mas essa água só é possível de se obter em laboratório. A águadistribuída pelas operadoras é captada de um manancial e posteriormenterecebe uma série de compostos no tratamento, como o cloro. Todo o caminhoda água acaba conferindo um odor característico a ela. Como a nossa legislaçãoobriga, corretamente, a manter uma concentração de cloro residual em todosos pontos da rede, o odor predominante acaba sendo o de cloro.

Uma pessoa treinada, como alguns técnicosda Sabesp, consegue até saber de qual manancial a água foi captada somentesentindo o cheiro e o gosto dela.

Conheça o trabalho dos degustadores de água, aqui.

- Por que o cloro na água que tomamosnão faz mal à saúde?
As concentrações de cloro que são aplicadasà água tratada são muito baixas, somente o suficiente para manter a segurançadela até o ponto de entrega, no cavalete dos clientes (hidrômetro).

Quer descobrir como é o tratamento daágua? Ouça aqui e leia aqui


- A água da chuva é limpa.
A água da chuva carrega os poluentes queestão no ar. Por isso, após chover, o céu fica mais limpo – no caso deSão Paulo, a camada cinza de poluição diminui. A água da chuva também arrastao lixo e os poluentes do chão.


- A água do mar pode ser bebida.
A água salgada não deve ser ingerida. Éa água doce que serve para o consumo humano. No entanto, a água do marpode ser transformada em potável. Esse processo se chama dessalinizaçãoe é muito caro. Geralmente é usado em países com pouca água disponível,como Arábia Saudita e Israel, ou em ilhas, como Fernando de Noronha.


- Posso beber água direto das bicasou dos rios.
Cuidado. Essas águas podem estar contaminadas. A água potável precisaseguir as normas do Ministério da Saúde, o que é feito pelas concessionáriasde água. Bicas e rios podem ter água com “cara boa” e estarem contaminadas.


- A água vem do céu e é de graça.
A chuva é fundamental para renovar o estoque de água doce, mas estáerrado achar que basta pegar essa água e distribuir. Ela precisa ser tratada.E isso exige uma série de processos. Além disso, quanto mais contaminadasestiverem as reservas de água, mais caro será o tratamento. Ocupações irregularesàs margens de represas também agravam a situação.


- Água de reúso é potável.
A água de reúso não é potável. Ela podeser usada pela indústria, para lavar ruas, monumentos, desobstruir galeriase tubulações. Mas não deve ser consumida. Sua função é substituir a águapotável em usos menos nobres. Com isso, sobra mais água tratada para bebere cozinhar, por exemplo.


- Jogar cabelo no ralo do banheiro nãotem problema.
O cabelo pode ficar preso na rede coletorada casa ou da rua, fazendo com que o esgoto volte e entre de novo nas casas.Além disso, nas estações de tratamento de esgoto, esses fios podem se juntara outros compostos e fibras, como pedaços de pano e até plásticos lançadosirregularmente pelo vaso sanitário, formando uma massa e até paralisandoas máquinas.


- Recolhendo todo o esgoto da cidade,praias e rios ficarão limpos.
Encaminhar o esgoto para tratamento é fundamental para despoluir rios, represas e praias. Mas o esgoto não é o único poluente.Lixo e a poluição que fica nas ruas (e é arrastada depois pela chuva) contribuempara contaminar a água. É a chamada poluição difusa – há estudos indicandoque ela pode passar de 30% da contaminação. Além disso, há o esgoto deligações clandestinas ou irregulares que também poluem os cursos d’água.É necessário resolver também esses fatores.

Falta de ligação de esgoto pode gerar multa, aqui.


- O óleo de cozinha pode ser jogadona pia.
O óleo de cozinha entope as tubulações.Ao endurecer, acaba grudando dentro dos canos, prendendo inclusive outrosrestos. É como um infarto: vai fechando a artéria (no caso, o cano) atéimpedir a passagem do sangue (no caso, do esgoto). O resultado é a voltado esgoto para dentro de casa ou nas ruas. O óleo de cozinha precisa serguardado e entregue em postos de coleta. Ele pode ser transformado em sabãoou massa de vidraceiro, por exemplo.

Quer saber o que fazer com seu óleode cozinha? Clique aqui ou aqui

Ouça programa de rádio sobre os danosdo óleo de cozinha na rede de esgoto, confira aqui.


- Os microorganismos do esgoto podemcausar doenças.
Sim, mas são eles também que fazem a biodegradaçãodo esgoto – a limpeza dele. É como em um rio, onde esses bichinhos microscópicosconsomem a matéria orgânica ao longo de quilômetros. Nas estações de tratamentode esgotos, esse processo é acelerado, durando em média sete horas. Osmicroorganismos primeiro “comem” a matéria orgânica com a presença deoxigênio. Eles produzem então o chamado floco biológico, que se agrupae gera o lodo. É aí que entram em ação os microorganismos anaeróbios (semoxigênio), que digerem esse lodo. Essa etapa se assemelha ao que acontecenos nossos intestinos – inclusive com a produção de gases.

Veja vídeo que explica a ação dos microorganismos, aqui.

Quer saber como é tratado o esgoto doméstico? aqui.


- O esgoto não serve para nada.
Com o esgoto é possível gerar energia,produzir adubo e água de reúso. O gás gerado durante o processo de tratamentodo esgoto pode virar biometano e ser usado como combustível para veículos.O esgoto também pode ser tratado para uso na irrigação ou como adubo. Comoele é rico em nutrientes importantes para a agricultura, como o nitrogênio,substitui em parte o uso de agrotóxicos.

Sabia que o gás do esgoto vai virarcombustível? aqui.

- Posso jogar lixo no vaso sanitárioou no ralo da pia.
Restos de comida, remédios, fio dental,absorventes, camisinhas e similares não devem ser descartados pelo vasosanitário muito menos pelo ralo da pia, pois podem entupir a rede. Antesde lavar a louça, limpe os restos de comida e jogue-os no lixo. Pelo ralo,só água.

Veja o que fazer com o lixo, aqui.

05/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: Óleo de cozinha usado é transformado em sabão

A alternativa sustentável de transformar óleo comestível residual em sabão ecológico é uma das...

02/06/2018

Criação de abelhas sem ferrão é tema de palestra em Embu das Artes

Com o intuito de estimular a criação de abelhas nativas brasileiras sem ferrão, bem como...

28/05/2018

Embu das Artes promove mesa redonda sobre Profissões Ambientais no 1º Simpósio

No dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) será realizado o 1º...

18/05/2018

Embu das Artes terá o Primeiro Simpósio de Economia Verde

Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade de Embu das...

13/05/2018

Astral faz dedetização e controle de pragas em Taboão, Embu, Itapecerica e SP

Quem mora ou trabalha em Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica e Zona Oeste de São Paulo...

07/05/2018

Moradores do Embu Mirim revitalizam espaço degradado pelo lixo

Moradores do Embu Mirim se uniram e juntos conseguiram revitalizar um espaço antes degradado...

05/05/2018

Itapecerica da Serra ganha manifesto para a preservação ambiental

25/04/2018

Viveiro Municipal promove ação de reciclagem de óleo em Embu

O Viveiro Municipal, localizado em Embu das Artes, está promovendo a ação Reciclagem de Óleo,...

24/04/2018

Prefeitura de Itapecerica realiza plantio de árvores na Praça Marilene Benedicta

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente,...

23/04/2018

Taboão está entre as melhores cidades no ranking de saneamento básico

Foi lançado na última quarta-feira (18) pelo Instituto Trata Brasil e em parceria com a GO...

19/06/2018

Quentão do Taboão começa dia 29, na Arena Multiuso

Os preparativos para o Quentão do Taboão 2018 já estão a todo vapor. A tradicional festa vai...

19/06/2018

Bandidos arrobam loja durante madrugada e levam diversos aparelhos celulares

Uma loja das Casas Bahia, que fica localizada na Avenida Quinze de Novembro em Itapecerica da...

19/06/2018

Vacina contra a gripe é prorrogada até o dia 22 em Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até a próxima...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.