Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

No Dia Mundial da Água, conheça 15 mitos sobre ela

Por Outro autor | 21/03/2012

Nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água completa 20 anos. A data, 22 de março, foi escolhida pela ONU (Organizaçãodas Nações Unidas) durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro, paraalertar para a escassez de água potável. Isso porque 97% da água do planetaé salgada e está no mar, imprópria para ser bebida; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos. Para as mais de 7 bilhões de pessoas vivas nomundo está disponível apenas 0,01% do total de água da Terra.

No entanto, a água e o esgoto, gerado pelouso dela, ainda são cercados de dúvidas. A Sabesp listou os 15 mitos maiscomuns – e também o que é verdade sobre esse bem essencial para nós. Possobeber água da torneira? Água tem gosto? A água da chuva pode contaminara praia?

Veja as respostas e confira também entrevistasde rádio, animações e materiais gráficos sobre o assunto.

- Nunca vai faltar água, o Brasil tema maior quantidade de água do mundo.
O Brasil possui a maior reserva de águadoce do mundo, porém mais da metade está na Amazônia e na bacia do rioTocantins. A maior parte dos brasileiros mora em regiões com pouca água.A cidade de São Paulo tem menos água disponível do que Pernambuco, porexemplo. Imagine o custo para transportá-la da Amazônia até a capital paulista...Por isso parte da água consumida em São Paulo é captada no sul de MinasGerais. Não desperdice.

Quer saber como economizar água no dia-a-dia?Clique aqui
Veja como diminuir o gasto de água e sua conta


- Não posso beber água direto da torneira.
Pode, sim. A água fornecida pelas concessionáriasde água segue as normas do Ministério da Saúde e é potável, com qualidadegarantida. Mas é necessário que as instalações internas, como a caixa-d’águae os canos, também estejam adequados. E essa é uma responsabilidade decada morador/condomínio.

Professor da USP fala sobre água datorneira, de galão e mineral, aqui.
Quer aprender a limpar sua caixa-d’água?Clique aqui


- A água tem gosto?
A água totalmente pura não tem cor, cheiroou gosto, mas essa água só é possível de se obter em laboratório. A águadistribuída pelas operadoras é captada de um manancial e posteriormenterecebe uma série de compostos no tratamento, como o cloro. Todo o caminhoda água acaba conferindo um odor característico a ela. Como a nossa legislaçãoobriga, corretamente, a manter uma concentração de cloro residual em todosos pontos da rede, o odor predominante acaba sendo o de cloro.

Uma pessoa treinada, como alguns técnicosda Sabesp, consegue até saber de qual manancial a água foi captada somentesentindo o cheiro e o gosto dela.

Conheça o trabalho dos degustadores de água, aqui.

- Por que o cloro na água que tomamosnão faz mal à saúde?
As concentrações de cloro que são aplicadasà água tratada são muito baixas, somente o suficiente para manter a segurançadela até o ponto de entrega, no cavalete dos clientes (hidrômetro).

Quer descobrir como é o tratamento daágua? Ouça aqui e leia aqui


- A água da chuva é limpa.
A água da chuva carrega os poluentes queestão no ar. Por isso, após chover, o céu fica mais limpo – no caso deSão Paulo, a camada cinza de poluição diminui. A água da chuva também arrastao lixo e os poluentes do chão.


- A água do mar pode ser bebida.
A água salgada não deve ser ingerida. Éa água doce que serve para o consumo humano. No entanto, a água do marpode ser transformada em potável. Esse processo se chama dessalinizaçãoe é muito caro. Geralmente é usado em países com pouca água disponível,como Arábia Saudita e Israel, ou em ilhas, como Fernando de Noronha.


- Posso beber água direto das bicasou dos rios.
Cuidado. Essas águas podem estar contaminadas. A água potável precisaseguir as normas do Ministério da Saúde, o que é feito pelas concessionáriasde água. Bicas e rios podem ter água com “cara boa” e estarem contaminadas.


- A água vem do céu e é de graça.
A chuva é fundamental para renovar o estoque de água doce, mas estáerrado achar que basta pegar essa água e distribuir. Ela precisa ser tratada.E isso exige uma série de processos. Além disso, quanto mais contaminadasestiverem as reservas de água, mais caro será o tratamento. Ocupações irregularesàs margens de represas também agravam a situação.


- Água de reúso é potável.
A água de reúso não é potável. Ela podeser usada pela indústria, para lavar ruas, monumentos, desobstruir galeriase tubulações. Mas não deve ser consumida. Sua função é substituir a águapotável em usos menos nobres. Com isso, sobra mais água tratada para bebere cozinhar, por exemplo.


- Jogar cabelo no ralo do banheiro nãotem problema.
O cabelo pode ficar preso na rede coletorada casa ou da rua, fazendo com que o esgoto volte e entre de novo nas casas.Além disso, nas estações de tratamento de esgoto, esses fios podem se juntara outros compostos e fibras, como pedaços de pano e até plásticos lançadosirregularmente pelo vaso sanitário, formando uma massa e até paralisandoas máquinas.


- Recolhendo todo o esgoto da cidade,praias e rios ficarão limpos.
Encaminhar o esgoto para tratamento é fundamental para despoluir rios, represas e praias. Mas o esgoto não é o único poluente.Lixo e a poluição que fica nas ruas (e é arrastada depois pela chuva) contribuempara contaminar a água. É a chamada poluição difusa – há estudos indicandoque ela pode passar de 30% da contaminação. Além disso, há o esgoto deligações clandestinas ou irregulares que também poluem os cursos d’água.É necessário resolver também esses fatores.

Falta de ligação de esgoto pode gerar multa, aqui.


- O óleo de cozinha pode ser jogadona pia.
O óleo de cozinha entope as tubulações.Ao endurecer, acaba grudando dentro dos canos, prendendo inclusive outrosrestos. É como um infarto: vai fechando a artéria (no caso, o cano) atéimpedir a passagem do sangue (no caso, do esgoto). O resultado é a voltado esgoto para dentro de casa ou nas ruas. O óleo de cozinha precisa serguardado e entregue em postos de coleta. Ele pode ser transformado em sabãoou massa de vidraceiro, por exemplo.

Quer saber o que fazer com seu óleode cozinha? Clique aqui ou aqui

Ouça programa de rádio sobre os danosdo óleo de cozinha na rede de esgoto, confira aqui.


- Os microorganismos do esgoto podemcausar doenças.
Sim, mas são eles também que fazem a biodegradaçãodo esgoto – a limpeza dele. É como em um rio, onde esses bichinhos microscópicosconsomem a matéria orgânica ao longo de quilômetros. Nas estações de tratamentode esgotos, esse processo é acelerado, durando em média sete horas. Osmicroorganismos primeiro “comem” a matéria orgânica com a presença deoxigênio. Eles produzem então o chamado floco biológico, que se agrupae gera o lodo. É aí que entram em ação os microorganismos anaeróbios (semoxigênio), que digerem esse lodo. Essa etapa se assemelha ao que acontecenos nossos intestinos – inclusive com a produção de gases.

Veja vídeo que explica a ação dos microorganismos, aqui.

Quer saber como é tratado o esgoto doméstico? aqui.


- O esgoto não serve para nada.
Com o esgoto é possível gerar energia,produzir adubo e água de reúso. O gás gerado durante o processo de tratamentodo esgoto pode virar biometano e ser usado como combustível para veículos.O esgoto também pode ser tratado para uso na irrigação ou como adubo. Comoele é rico em nutrientes importantes para a agricultura, como o nitrogênio,substitui em parte o uso de agrotóxicos.

Sabia que o gás do esgoto vai virarcombustível? aqui.

- Posso jogar lixo no vaso sanitárioou no ralo da pia.
Restos de comida, remédios, fio dental,absorventes, camisinhas e similares não devem ser descartados pelo vasosanitário muito menos pelo ralo da pia, pois podem entupir a rede. Antesde lavar a louça, limpe os restos de comida e jogue-os no lixo. Pelo ralo,só água.

Veja o que fazer com o lixo, aqui.

20/11/2017

Abertas as inscrições para o curso “Saneamento Ecológico” em Embu

No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para receber o...

17/11/2017

Animais ameaçados por extinção são avistados em Embu das Artes

Um grupo de cerca de 50 pessoas da região de Embu das Artes, município da Grande São Paulo, se...

17/11/2017

Riscos de desastres naturais em SP serão alertados via SMS

A Defesa Civil de São Paulo acaba de adotar uma ação inovadora: a partir do dia 16 de novembro...

06/11/2017

Coleta Seletiva é intensificada em Itapecerica da Serra

Dar uma destinação ao lixo produzido no dia a dia é um dos grandes desafios dos municípios na...

02/11/2017

Mais de 30 pássaros exóticos são achados em porta-malas na Régis em Itapecerica

Mais de 30 pássaros exóticos foram encontrados durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária...

26/10/2017

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Taboão abre processo eleitoral

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a Prefeitura de Taboão da Serra abriu o processo eleitoral...

23/10/2017

Poluição do ar acidifica oceanos e ameaça vida marinha, diz estudo

Toda a vida marinha será afetada por causa das emissões de gás carbônico, que vêm elevando a...

19/10/2017

1ª Caminhada na APA Embu Verde acontece neste sábado

No próximo sábado (21), Embu das Artes terá a Mata Atlântica como protagonista do primeiro...

09/10/2017

Chuva alaga BR em Taboão, provoca enchente no Record e inunda região da ABA

A tempestade que caiu no final da manhã deste domingo, 8, em Taboão da Serra provocou enchente e...

05/10/2017

Moradores se revoltam com corte de árvores em Embu das Artes

Moradores do centro de Embu das Artes foram surpreendidos nesta semana por uma medida radical da...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

22/11/2017

Jovem de Embu desaparecido na praia da Jureia, em Iguape, é achado em rio

O corpo do jovem turista morador de Embu das Artes, Alex Holanda, de 21 anos, que havia...

22/11/2017

Laércio Lopes traz para Taboão no domingo evento em prol do Mechas de Amor

No próximo domingo, 26 de novembro, Taboão da Serra recebe a terceira edição da Passarela do Bem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.