Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Geógrafo Aziz Ab'Saber morre aos 87 anos em SP

Por Outro autor | 17/03/2012

azisz

Divulgação - Agência Estado/ArquivoGeógrafo Aziz Ab'Saber, em dezembro de 2004

O geógrafo Aziz Ab'Saber morreu aos 87 anos na manhã desta sexta-feira (16), informaram a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Presidente de honra da SBPC, Ab'Saber foi um dos pesquisadores mais respeitados do país e morreu de infarto em sua casa, na cidade de Cotia (SP).

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, declarou luto oficial e suspendeu as aulas desta sexta.

Nascido em São Luiz do Paraitinga (SP) em outubro de 1924, o cientista era referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais.

Foi presidente da SBPC de 1993 a 1995 e atualmente trabalhava no Instituto de Estudos Avançados. Segundo a SBPC e a USP, Ab'Saber trabalhou normalmente até um dia antes de sua morte, quando entregou à Sociedade um conjunto de DVDs com sua obra completa.

Na dedicatória, ele escreveu: “Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da Universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade”.

O pesquisador acumulou prêmios ao longo de sua carreira. Recebeu o Prêmio Jabuti em ciências humanas, em 1997 e 2005, e em ciências exatas, em 2007, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, dado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1999, o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, em 2001, e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências.

A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo a ser publicada, o terceiro volume da coleção “Leituras Indispensáveis”, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.

Aziz Nacib Ab'Sáber, um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira, às 10h20, em São Paulo. Ele tinha 87 anos.


A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Sáber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro.

Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab'Sáber morreu em casa e a causa da morte ainda não foi identificada. Não há, por enquanto, informações sobre o velório do geógrafo.

Ab'Sáber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outubro de 1924. Seu pai era libanês.

Apesar da idade avançada, Ab'Sáber continuava sendo um observador das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental.

Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos.

Segundo a SBPC, o geógrafo criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o país, levando em consideração a diversidade de paisagens naturais no Brasil.

O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna.

LAUREADO

O site da SBPC traz uma extensa lista dos prêmios recebidos por Ab'Sáber ao longo da carreira. Destacam-se o Prêmio Jabuti em ciências humanas (1997 e 2005) e em ciências exatas (2007), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001), concedido pelas Nações Unidas.

Matéria extraída do portal Globo.com

Ariel

Infelizmente na cultura brasileira esse assunto parece algo muito distante da realidade pessoal de cada cidadão Mas não esta longe o dia que sentiremos literalmente a importância do tema, aliás , já sentimos como por exemplo nas ilhas de calor pela cidade e algumas doenças causadas pela água mesmo sendo tratada pela sabesp. O mestre passava esses conhecimentos de uma maneira didática que só ele era capaz. Foi uma pena.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.