Ministro diz que plano de expansão trará Universidade Federal à região

Por Sandra Pereira | 18/08/2009

A região sudoeste deverá ganhar em breve uma Universidade Federal. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, na segunda, 17, durante reunião, na catedral do Campo Limpo. O ministro disse que vai disponibilizar uma equipe, a fim de planejar a expansão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que irá contemplar a instalação de uma Universidade Federal em uma das cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).  As principais lideranças da região, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais estiveram no encontro, organizado pelo bispo Diocesano do Campo Limpo, Dom Luiz Antônio Guedes e o deputado federal Carlos Zarattini.
Os prefeitos Evilásio Farias, de Taboão, Jorge Costa, de Itapecerica, Chico Brito, Embu das Artes, Lener Nascimento, São Lourenço da Serra, Clodoaldo Leite, Embu-Guaçu  e Cida Mashio, Juquitiba, que integram o Conisud, se dispuseram a oferecer áreas para receber o investimento federal. Em função do interesse deles o ministro fixou o prazo de 45 dias, para que sejam feitas visitas aos locais indicados pelos prefeitos, a fim de identificar o mais viável para a instalação da Universidade Federal da região. Após esse período será agendada uma nova reunião.

“Vamos sentar, planejar, ver os cursos, e, em seguida voltamos a nos reunir. O ideal é que seja elaborado o plano de expansão da Unifesp”, propôs o ministro, que se disse sensibilizado com o apelo em favor da vinda da Universidade Federal à região.
A determinação do ministro Fernando Haddad de trazer uma Universidade Federal à região atende aos anseios dos quase 2 milhões de moradores da região sudoeste de São Paulo, incluindo os bairros da zona sul da capital paulista.

O ministro recebeu uma lista com mais  70 mil assinaturas coletadas em apoio à universidade. “Precisou um retirante pernambucano ver que a juventude paulista não tinha acesso à educação”, sentenciou, explicando a mudança de comportamento do governo federal em relação ao assunto.

Ele lembrou que o governo Lula está investindo em todos os níveis da educação, e, aumentou de R$ 23 milhões para R$ 53 milhões. “Talvez porque o presidente não teve acesso à educação ele sabe o quanto é necessário investir na área para garantir um futuro digno aos jovens”, ponderou.

Os seis prefeitos discursaram em tom de agradecimento à vinda do ministro. Eles reclamaram que não recebem o mesmo tratamento do governo Serra. Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, e o prefeito Chico Brito, do Embu, lembraram que  há quatro anos os prefeitos tentam uma reunião com o governador José Serra para pedir melhorias no atendimento dos Hospitais Gerais do Pirajussara e de Itapecerica da Serra.

“Não somos atendidos pelo governo do Estado, e, quando somos é para dar um passa moleque ou enganar”, reclamou Jorge Costa.

O prefeito Evilásio Farias declarou que a visita do ministro indica uma mudança nos rumos da condução do País. “Vossa Excelência fez em quatro anos o que não foi feito em 40”, falou ao ministro Fernando Haddad.

A deputada Luíza Erundina disse que irá mobilizar a bancada paulista para conseguir aprovar uma emenda coletiva no orçamento de 2010 a fim de viabilizar a Universidade Federal na região.

O deputado federal Carlos Zarattini, idealizador do encontro avaliou que a região apresenta uma carência grande no que diz respeito ao atendimento do poder público nas diversas áreas. “Nesse sentido, procurando diminuir essa defasagem no que diz respeito à educação”, afirmou.

Todos os presentes fizeram questão de destacar a mudança de atitude do goveno federal em relação aos municípios.

Os deputados presentes ao encontro foram João Paulo Cunha, Gilmar Tato, Ênio Tato, Rui Falcão, José Eduardo Cardoso, Arnaldo Faria de Sá, Erundina e Zarattini.


Comentários