Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Ministro diz que plano de expansão trará Universidade Federal à região

Por Sandra Pereira | 18/08/2009

me.jpg

Ministro da Educação visita região para falar de Universidade Federal

A região sudoeste deverá ganhar em breve uma Universidade Federal. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, na segunda, 17, durante reunião, na catedral do Campo Limpo. O ministro disse que vai disponibilizar uma equipe, a fim de planejar a expansão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que irá contemplar a instalação de uma Universidade Federal em uma das cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).  As principais lideranças da região, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais estiveram no encontro, organizado pelo bispo Diocesano do Campo Limpo, Dom Luiz Antônio Guedes e o deputado federal Carlos Zarattini.
Os prefeitos Evilásio Farias, de Taboão, Jorge Costa, de Itapecerica, Chico Brito, Embu das Artes, Lener Nascimento, São Lourenço da Serra, Clodoaldo Leite, Embu-Guaçu  e Cida Mashio, Juquitiba, que integram o Conisud, se dispuseram a oferecer áreas para receber o investimento federal. Em função do interesse deles o ministro fixou o prazo de 45 dias, para que sejam feitas visitas aos locais indicados pelos prefeitos, a fim de identificar o mais viável para a instalação da Universidade Federal da região. Após esse período será agendada uma nova reunião.

“Vamos sentar, planejar, ver os cursos, e, em seguida voltamos a nos reunir. O ideal é que seja elaborado o plano de expansão da Unifesp”, propôs o ministro, que se disse sensibilizado com o apelo em favor da vinda da Universidade Federal à região.
A determinação do ministro Fernando Haddad de trazer uma Universidade Federal à região atende aos anseios dos quase 2 milhões de moradores da região sudoeste de São Paulo, incluindo os bairros da zona sul da capital paulista.

O ministro recebeu uma lista com mais  70 mil assinaturas coletadas em apoio à universidade. “Precisou um retirante pernambucano ver que a juventude paulista não tinha acesso à educação”, sentenciou, explicando a mudança de comportamento do governo federal em relação ao assunto.

Ele lembrou que o governo Lula está investindo em todos os níveis da educação, e, aumentou de R$ 23 milhões para R$ 53 milhões. “Talvez porque o presidente não teve acesso à educação ele sabe o quanto é necessário investir na área para garantir um futuro digno aos jovens”, ponderou.

Os seis prefeitos discursaram em tom de agradecimento à vinda do ministro. Eles reclamaram que não recebem o mesmo tratamento do governo Serra. Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, e o prefeito Chico Brito, do Embu, lembraram que  há quatro anos os prefeitos tentam uma reunião com o governador José Serra para pedir melhorias no atendimento dos Hospitais Gerais do Pirajussara e de Itapecerica da Serra.

“Não somos atendidos pelo governo do Estado, e, quando somos é para dar um passa moleque ou enganar”, reclamou Jorge Costa.

O prefeito Evilásio Farias declarou que a visita do ministro indica uma mudança nos rumos da condução do País. “Vossa Excelência fez em quatro anos o que não foi feito em 40”, falou ao ministro Fernando Haddad.

A deputada Luíza Erundina disse que irá mobilizar a bancada paulista para conseguir aprovar uma emenda coletiva no orçamento de 2010 a fim de viabilizar a Universidade Federal na região.

O deputado federal Carlos Zarattini, idealizador do encontro avaliou que a região apresenta uma carência grande no que diz respeito ao atendimento do poder público nas diversas áreas. “Nesse sentido, procurando diminuir essa defasagem no que diz respeito à educação”, afirmou.

Todos os presentes fizeram questão de destacar a mudança de atitude do goveno federal em relação aos municípios.

Os deputados presentes ao encontro foram João Paulo Cunha, Gilmar Tato, Ênio Tato, Rui Falcão, José Eduardo Cardoso, Arnaldo Faria de Sá, Erundina e Zarattini.


Ladir Rodrigues Alves

Senti firmesa na postura dos políticos sérios.Espero que o povo de SP,conscientizem que não temos governado preocupado com a qualidade de vida e as politicas públicas.Mas sim,apenas com o PODER.Querendo enganar mais uma vez os paulistasque não são politizados ,sem consciencia de cidadania.Gostei das crícas dos prefeitos em relação o Serra.

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.