Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores Mirins levam modelo de legislar à Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 14/03/2012

crianca

Sandra PereiraMeninos e meninas aprendem na escola o papel dos vereadores

Com brilho nos olhos, vontade de dar o seu melhor e defendendo projetos em favor da cidade os vereadores mirins da Emef Ana Mafalda, no Parque São Joaquim, levaram ao plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra uma lição de cidadania e prática legislativa, na sessão desta terça-feira, 13.

O grupo de 30 pequenos parlamentares se acomodou atento nas primeiras filas do plenário. Nos poucos minutos em que os estudantes permaneceram na Casa ensinaram como deve se portar vereadores comprometidos a dar o seu melhor em favor da coletividade.

Ruan Gabriel, 10 anos, está disputando a reeleição. O menino afirma ter aprendido no primeiro mandato que o vereador ajuda a escola e pensa em projetos para contribuir com todos na sala de aula. “O vereador ajuda a melhorar a escola e as salas”, afirma entusiasmado.

O garoto apresentou um projeto para plantar mudas de Jacarandá e Pau Brasil na escola e aguarda otimista a sua implementação.

A diretora da Emef Ana Mafalda, Solange Alves de Sousa, explica que o projeto está na segunda edição. Ela disse que todo o processo é pensado para chegar o mais perto possível de uma eleição de verdade, com cédulas e urna.

“Cada turma escolhe dois vereadores. Um menino e uma menina. Esse ano teremos duas crianças especiais entre os vereadores”, conta a diretora, que contabiliza entre as conquistas do projeto amplo aprendizado sobre democracia, cidadania e luta em defesa da coletividade.

“Toda a escola participa e os resultados são positivos para as crianças”, relata.

joao victor

foi legal

Salvador Ribeiro

Se nós não começarmos a ensinar as nossas crinças como é um sistema político na prática, aí haverá o perigo da reprodução. E garanto para os críticos de plantão que os alunos de nossa escola estão sendo preparados para serem cidadãos com atitudes contra este caos político brasileiro. Temos que começar ensinando a partir da sala de aula. A linha pedagógica dos educadores da EMEF ANA MAFALDA é a melhor possível, todds são críicos e ninguém é bobo.

Salvador Ribeiro

Se nós não começarmos a ensinar as nossas crinças como é um sistema político na prática, aí haverá o perigo da reprodução. E garanto para os críticos de plantão que os alunos de nossa escola estão sendo preparados para serem cidadãos com atitudes contra este caos político brasileiro. Temos que começar ensinando a partir da sala de aula. A linha pedagógica dos educadores da EMEF ANA MAFALDA é a melhor possível, todds são críicos e ninguém é bobo.

Antonio Rodrigues

Prezada Professora Joveci, iniciei minha militância política no movimento estudantil secundarista. Tive a honra de presidir a última gestão do Centro Cívico da EESG Wandyck Freitas (1985). Honra porque, fruto de nossa luta e de outros milhares de estudantes brasileiros organizados na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), incluindo os camaradas da gloriosa EEPSG João Martins, como o Kita e João de Deus), no ano seguinte fomos sucedidos pelo primeiro Grêmio Livre da escola, entidade autônoma dos estudantes que pôs fim ao Centro Cívico, criado pela ditadura de 1964. Digo isso para externar, uma vez mais, minha preocupação com o projeto coordenado pela senhora. Será que a valorização da política "profissional", que está na centralidade do projeto "vereador mirim" e cuja maior refrência local é a Câmara Municipal, em tão tenra idade, não pode colaborar para causar distorções na formação política das crianças, em especial naquilo que se refere à importância dos mecanismos constitucionais de democracia direta, à relevância dos instrumentos de representação popular para o controle social, à necessidade do engajamento político e social individual, voluntário e consciente? Preocupa-me menos formar agora eleitores e candidatos a vereador. Temos de formar cidadãos aptos a fiscalizar os Poderes constituídos, garantindo a contínua elevação da qualidade política dos nossos parlamentos.

Professora Joveci Fernandez

Fico feliz em ver que tal projeto com embasamento político-pedagógico já está dando frutos, cresci em meio a política e simpatizo muito com ela, quando adolescente fiz parte do Grêmio Livre na EEPSG João Martins, em Embu das Artes e lá aprendi que temos voz, é isso mesmo e nossa voz torna-se mais forte, melhor ouvida com embasamento político. (Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Portal da educação )Nos dias atuais tenho presenciado a extinção dos grêmios livres, o que é uma enorme perda para a construção de uma sociedade melhor. A juventude sempre cumpriu – e cumpre – um papel importante na História dos povos. No Brasil, não é diferente, estudantes organizados se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um país melhor. E fizeram História.E fazem história, basta fazê-los descobrir quais são seus objetivos para que tracem metas coerentes, e assim traçarão seus próprios caminhos, tomarão sabiamente suas próprias decisões. Surge agora na EMEF Ana Mafalda os Vereadores Mirins, eles prometem e quero sempre estar ao lado para ter certeza que o Projeto seguirá caminho como algo sério e centrado nas melhorias das escolas e por que não da sociedade local! Formando seres melhores, ativos e donos de suas próprias metas e decisões.

José Afonso da Silva

Fico pensando se os vereadores de Taboão da Serra, a começar pelo seu presidente, Macário, tem algo de bom a ensinar as crianças e aos estudantes do município

Gomes

Uma pena os nossos vereadores não servirem de exemplo para ninguém.

Antonio Rodrigues

Será esta uma boa forma de educar para a cidadania ativa? Temo que um projeto desse tipo, aparentemente desprovido de uma linha político-pedagógica que permita às crianças uma elaboração crítica sobre o sistema político vigente, apenas colabore para sua indesejável e permanente reprodução.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.