Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg debate atendimento do 190 em Itapecerica

Por | 13/03/2012

conseg_1

Karen SantiagoReclamações e pedido de patrulhamento foram feitos pelos moradores

Os roubos a residências passaram a ser mais constantes nos últimos meses em Itapecerica da Serra. O dado foi levantado e discutido amplamente na reunião do Conselho de Segurança (Conseg), realizada na última segunda-feira, dia 12. Moradores dos bairros Engenho, próximo ao Jardim Sampaio e Parque Paraíso temem invasões e clamam por segurança redobrada para evitá-las. A ineficiência do atendimento do 190 também foi motivo de reclamações dos moradores.

De fevereiro até agora, os moradores do bairro Engenho já sofreram com os roubos diversas vezes, uma seguida da outra. Os criminosos agem na calada da noite, ou até mesmo durante o dia, se percebem que as residências estão vazias há muito tempo, no caso das famílias viajarem.

Os criminosos esperam os proprietários em “seus veículos” próximo as residências, o que exige mais atenção dos moradores. A entrada deles, no bairro Engenho, por exemplo, é feita por dois lugares, e os moradores, que passaram a serem vítimas dos criminosos, pediram a polícia militar atenção redobrada no local.

O local, segundo eles, também é alvo de festas raives (realizadas em sítio), o que ocasiona som muito alto – perturbação de sossego, e uso de entorpecentes e consumo de bebida alcoólica entre os jovens. “Vamos direcionar o patrulhamento no bairro e até uma operação na próxima festa pode ser realizada”, disseram o tenente Mattioli e comandante da GCM, Marques.

Eles, assim como o Dr. Marcelo Silva, afirmaram que os moradores devem ligar para a polícia e ainda serem amigos dos vizinhos, ter uma boa convivência com eles, para um avisar o outro sobre a presença de criminosos e antes mesmo do crime acontecer ligar para a polícia.

Em relação à perturbação de sossego, o Dr Marcelo, afirmou que qualquer hora se enquadra na perturbação, porque se o som alto persistir, deve-se chamar a polícia. O tenente Mattioli afirmou que não sabe se a prefeitura municipal conta com o decibelímetro, porque a polícia não tem.

Outro assunto amplamente discutido e que foi motivo de grandes reclamações foi à ineficiência no atendimento do 190 (telefone de emergência da polícia militar). A gravação que até o momento, dura mais de quinze minutos e dificulta o contato do morador com o atendente e também, o tratamento que as pessoas que ligam recebem, foram as principais queixas dos moradores.

“Demora demais o atendimento. Isso não pode ser chamado de emergência”, dizia um. Outro frisava “fiquei mais de meia hora tentando e não consegui. Só cheguei na gravação que demora muito”, contou. E um terceiro finalizou: “o atendimento é muito demorado e não pode ser chamado de emergência. Existem falhas que precisam ser sanadas”.

O tenente afirmou que o problema com o 190 já foi diagnosticado e o comando da polícia militar já fez um requerimento pedindo o aumento no número de cabines e policiais que realizam o atendimento. “Isso vai melhorar, porque não pode acontecer desse jeito”, ressaltou.

Mattioli divulgou o telefone do Batalhão (4666 2422) e 1ª companhia – atrás da Delegacia (4666 2339) para caso, os moradores não consigam manter contato por meio do 190. O Delegado Marcelo, frisou que o 181 é disque-denúncia anônima e que os moradores precisam ajudar a polícia com informações.

O consumo de bebida alcoólica e entorpecente entre os jovens também foi outro assunto abordado. O alerta que eles compram a droga nas escolas foi repassado para a polícia e preocupa os familiares. “Cada dia mais eles estão se envolvendo com essas porcarias. E acabando com a própria vida. A polícia precisa fazer alguma coisa”, pediram.

Eleição para o próximo biênio

O presidente do conselho, Reinaldo, comentou no final da reunião, que o Conseg passará por uma eleição em abril deste ano, onde uma nova chapa terá que ser formada, para o próximo biênio 2012 até 2014, a posse, por sua vez, será realizada em maio. “As vagas para presidente, vice, 1º a 3º secretários e diretores estão abertas. Quem se interessar, pode fazer uma chapa”, explicou.

15/12/2017

PM realiza Operação Força Metropolitana em Itapecerica da Serra

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Vigésimo Quinto Batalhão, realizou na...

11/12/2017

Idosa que estava desaparecida em Taboão é encontrada e está bem

Dona Maria Barbosa, 76 que estava desaparecida desde a manhã do último domingo (10), foi...

06/12/2017

PM prende três homens acusados de roubo a supermercado e padaria em Taboão

Policiais do 36º BPMM efetuaram a prisão de três homens acusados de participarem de um roubo a...

05/12/2017

Mulher sobrevive a tentativa de assassinato do ex em Taboão, acusado feriu dois

Uma mulher sobreviveu a tentativa de assassinato do ex-marido nesta segunda-feira, 4, no jardim...

04/12/2017

Mães de alunas do TOP 10 revelam traumas e pedem ajuda para evitar outros casos

Estudantes das escolas estaduais Laerte Almeida São Bernardo, Ugo Arduini, Reverendo Denoel...

03/12/2017

PRF intensifica ação contra roubo de pedestres em pontos e nas margens da Régis

A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  vai intensificar a partir desta segunda-feira, 4, a...

30/11/2017

Família de Andressa segue fazendo buscas para encontrá-la, ajude!

A menina de 10 anos, Andressa de Jesus da Silva, está desaparecida desde o dia 27. A Polícia...

29/11/2017

PM cumpre ordem judicial de desapropriação de área em Embu das Artes

A PM cumpre na manhã desta quarta-feira (29), ordem judicial, policiais de desapropria&cc

28/11/2017

PRF Lança novo sistema para localização de veículos roubados e furtados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou nesta terça-feira (28), um sistema que ajudará na...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

15/12/2017

Idec alerta para tentativa de fraudes após acordo sobre planos econômicos

Pouco mais de 48 horas depois de oficializada a assinatura do acordo entre a Advocacia-Geral da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.