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Conseg debate atendimento do 190 em Itapecerica

Por Karen Santiago | 13/03/2012

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Karen SantiagoReclamações e pedido de patrulhamento foram feitos pelos moradores

Os roubos a residências passaram a ser mais constantes nos últimos meses em Itapecerica da Serra. O dado foi levantado e discutido amplamente na reunião do Conselho de Segurança (Conseg), realizada na última segunda-feira, dia 12. Moradores dos bairros Engenho, próximo ao Jardim Sampaio e Parque Paraíso temem invasões e clamam por segurança redobrada para evitá-las. A ineficiência do atendimento do 190 também foi motivo de reclamações dos moradores.

De fevereiro até agora, os moradores do bairro Engenho já sofreram com os roubos diversas vezes, uma seguida da outra. Os criminosos agem na calada da noite, ou até mesmo durante o dia, se percebem que as residências estão vazias há muito tempo, no caso das famílias viajarem.

Os criminosos esperam os proprietários em “seus veículos” próximo as residências, o que exige mais atenção dos moradores. A entrada deles, no bairro Engenho, por exemplo, é feita por dois lugares, e os moradores, que passaram a serem vítimas dos criminosos, pediram a polícia militar atenção redobrada no local.

O local, segundo eles, também é alvo de festas raives (realizadas em sítio), o que ocasiona som muito alto – perturbação de sossego, e uso de entorpecentes e consumo de bebida alcoólica entre os jovens. “Vamos direcionar o patrulhamento no bairro e até uma operação na próxima festa pode ser realizada”, disseram o tenente Mattioli e comandante da GCM, Marques.

Eles, assim como o Dr. Marcelo Silva, afirmaram que os moradores devem ligar para a polícia e ainda serem amigos dos vizinhos, ter uma boa convivência com eles, para um avisar o outro sobre a presença de criminosos e antes mesmo do crime acontecer ligar para a polícia.

Em relação à perturbação de sossego, o Dr Marcelo, afirmou que qualquer hora se enquadra na perturbação, porque se o som alto persistir, deve-se chamar a polícia. O tenente Mattioli afirmou que não sabe se a prefeitura municipal conta com o decibelímetro, porque a polícia não tem.

Outro assunto amplamente discutido e que foi motivo de grandes reclamações foi à ineficiência no atendimento do 190 (telefone de emergência da polícia militar). A gravação que até o momento, dura mais de quinze minutos e dificulta o contato do morador com o atendente e também, o tratamento que as pessoas que ligam recebem, foram as principais queixas dos moradores.

“Demora demais o atendimento. Isso não pode ser chamado de emergência”, dizia um. Outro frisava “fiquei mais de meia hora tentando e não consegui. Só cheguei na gravação que demora muito”, contou. E um terceiro finalizou: “o atendimento é muito demorado e não pode ser chamado de emergência. Existem falhas que precisam ser sanadas”.

O tenente afirmou que o problema com o 190 já foi diagnosticado e o comando da polícia militar já fez um requerimento pedindo o aumento no número de cabines e policiais que realizam o atendimento. “Isso vai melhorar, porque não pode acontecer desse jeito”, ressaltou.

Mattioli divulgou o telefone do Batalhão (4666 2422) e 1ª companhia – atrás da Delegacia (4666 2339) para caso, os moradores não consigam manter contato por meio do 190. O Delegado Marcelo, frisou que o 181 é disque-denúncia anônima e que os moradores precisam ajudar a polícia com informações.

O consumo de bebida alcoólica e entorpecente entre os jovens também foi outro assunto abordado. O alerta que eles compram a droga nas escolas foi repassado para a polícia e preocupa os familiares. “Cada dia mais eles estão se envolvendo com essas porcarias. E acabando com a própria vida. A polícia precisa fazer alguma coisa”, pediram.

Eleição para o próximo biênio

O presidente do conselho, Reinaldo, comentou no final da reunião, que o Conseg passará por uma eleição em abril deste ano, onde uma nova chapa terá que ser formada, para o próximo biênio 2012 até 2014, a posse, por sua vez, será realizada em maio. “As vagas para presidente, vice, 1º a 3º secretários e diretores estão abertas. Quem se interessar, pode fazer uma chapa”, explicou.

carlos nunes

O atendimento do 190 é muito ineficiente, devido a vários fatores. Um deles é a pessoa que atende, são pessoas, muitas vezes, inexperientes que não conhece o cotidiano policial, bem como a região a qual está recebendo as ligações. Outro fator que influi na má avaliação do serviço é a falta de critérios na hora de despachar as ocorrências. Realmente, após o serviço ser centralizado em Osasco, ficou muito aquém do esperado, antes, pelo menos, os policiais que atendiam ao chamado, conheciam a área.

marcelo

prefeito esta tao preocupado com a segurança cade as viaturas da romu quebrada cortarão as horas extras e os roubos so aumentando acorda secretario///////////////////

Flavia

Eu pergunto para o Sr. prefeito cadê os 50 guardas municipais que foi prometido para melhorar a segurança de nossa cidade. porque os outros prefeitos das cidades vizinhas aumentou o seu contigente nas guardas municipais e tem investido em segurança para sua cidade.

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