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Passageiros da EMTU reivindicam por melhorias em Itapecerica

Por | 9/03/2012

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DivulgaçãoDiversas reivindicações dos passageiros e ações da EMTU na cidade fizeram parte da pauta da audiência

As dificuldades enfrentadas pelos usuários dos ônibus da EMTU foram apontadas na Audiência Pública realizada com representantes da empresa, na última quarta-feira, (7) na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.

Demora (tempo) de um coletivo para outro, alta velocidade, superlotação de passageiros, maneira que os passageiros são tratados e a falta de atendimento aos deficientes foram os principais assuntos tratados pelas cerca de 200 pessoas que, além disso, pediram melhorias no transporte e mais respeito por parte dos funcionários das linhas.

“O tempo que o ônibus demora a passar no ponto, atrasa os compromissos dos moradores. Já perdi consultas e até o horário no trabalho. A velocidade com que trafegam assusta e os deficientes também sofrem, muitas vezes, as rampas e elevadores não estão funcionando”, apontou uma passageira.

A audiência que serviu também para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP apresentar Ações de Responsabilidade Social da empresa e os presentes conheceram ainda, programas e serviços relacionados ao assunto como o SEC - Serviço Especial Conveniado - Ligado e o CAPEs - Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, trouxe informações importantes para a cidade.

Joaquim Lopes, presidente da EMTU afirmou que o Terminal do Jardim Jacira será revitalizado e que a cidade receberá nove pontos adaptados, só o bairro Crispim ganhou três. Lopes disse que a empresa tem com a cidade quatro contratos de concessão. E afirmou que a prioridade é investir em Itapecerica, com o convênio Pro Pólos.

E o prefeito Jorge Costa afirmou estar feliz por receber a EMTU na cidade, coisa que nunca aconteceu, afirmou. “O transporte público melhorou muito nos últimos anos, ainda temos o que acertar, mas temos avançado”, disse Costa na abertura do evento.

O presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, e o diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, escutaram a população e levaram reivindicações da cidade. O vereador e presidente da casa, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, afirmou que é importante conhecer o que a população quer e o que a empresa tem a oferecer. “Temos conversado com a EMTU para melhorar o serviço prestado e deixar a população satisfeita, o que é o nosso grande objetivo”, pontuou.

Chuvisco ainda entregou documentos com reivindicações ao presidente da EMTU, assim como os vereadores Clóvis Pinto, Regina Corsini e Jonas Feijó.

Conheça o Ligado, CAPEs e Pró-Pólos

O "Ligado" é um transporte diferenciado (porta a porta) e gratuito, realizado por vans ou micro-ônibus, adaptados ou não, que atende crianças com deficiência física ou mobilidade reduzida. Pode ser implantado por meio de convênio entre a EMTU/SP e órgãos municipais, estaduais, federais e outras instituições.

O CAPEs é a unidade de atendimento em que o Passageiro Especial emite o Cartão BOM Especial para o benefício da isenção tarifária nas linhas de ônibus  metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP.

O Pró-Pólos (Programa de Revitalização dos Pólos Municipais de Articulação Metropolitana) tem como principais objetivos: proporcionar a melhoria da acessibilidade, promovendo e facilitando a integração dos diferentes modos de transporte, garantir condições adequadas de circulação e segurança aos cidadãos e, por fim, modernizar o modelo de atendimento do transporte público nas cidades metropolitanas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

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