Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Mulheres comemoram seu dia nesta quinta, dia 8/3

Por | 7/03/2012

Flor

DivulgaçãoÀ vocês mulheres, cidades prepararam uma programação especial para comemorar o dia e o mês das mulheres

Guerreiras, trabalhadoras, mães de famílias e revolucionárias. As mulheres fazem a diferença no mundo de hoje, e a cada dia ganham mais o seu espaço que é conquistado em todas as áreas, além de visibilidade no mundo masculino. Comemora-se nesta quinta-feira, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

A data não foi criada apenas para comemorar, mas também para discutir o papel da mulher na sociedade atual, tentando diminuir ou eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher. Apesar de todos os avanços elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, jornada excessiva de trabalho, violência masculina e desvantagens na carreira profissional.

A data foi instituída em homenagem a um grupo de mulheres brutalmente mortas durante uma greve nos Estados Unidos. “Antigamente as mulheres viviam presas apenas a se dedicar nos trabalhos domésticos a mercê dos seus maridos. Hoje, já tem mais liberdade tanto na expressão, opinião, trabalho e na vida pessoal. Já que não dependem mais dos homens para tomarem suas decisões e, finalmente decidirem, entre cuidar da casa e trabalhar”, Rosana Soares, moradora do bairro Jardim Leme, de Taboão.

As cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes prepararam uma vasta programação para comemorar a data. Itapecerica, por sua vez, não divulgou a sua programação.

Taboão realiza nesta quinta, das 9h às 14h - Corte de cabelo e maquiagem na UBS Akira Tada (rua José Mari, 13 – próximo a prefeitura municipal) e solenidade na Câmara Municipal, às 19h.

Já dia 10 de março, sábado, também no Akira Tada, das 8h às 16h tem Coleta de Papanicolau. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Pinheiros, no mesmo horário, além da coleta de Papanicolau, tem massagem, manicure e palestras.

Embu realiza até o dia 31 de março diversos eventos para comemorar o mês. Até dia 9/3, todas as UBS (unidades básicas de saúde) e postos de saúde estarão agendando exames de mamografia e papanicolau gratuitos, obrigatórios para mulheres com idade entre 50 a 69 anos (embora mulheres acima dos 40 anos também podem fazer, se quiserem).

No dia 8, Dia Internacional da Mulher, haverá uma intervenção no Largo 21 de Abril do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos, com uma barraca divulgando seus serviços e também uma equipe de vacinação para as mulheres em idade fértil. À tarde, também haverá uma intervenção cultural organizada pelas Secretarias de Cultura e Participação Cidadã, com as “Poetisas” da cidade, os grupos Batuca Lata, Dança Cigana e outras coreografias. E à noite a abertura de exposição “A Mulher e a Arte. Um Olhar Feminino” de artistas mulheres de Embu das Artes , no Centro Cultural Mestre Assis do Embu , também localizada no Largo 21 de Abril.

Confira programação completa aqui

Dia 08 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos situadas na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), igualdade salarial com os homens (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno e respeitoso dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação não foi vista com bons olhos e foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada em seguida. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carborizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

14/12/2017

Governo libera hoje abono salarial de 2016 para nascidos em dezembro

O Ministério do Trabalho liberou hoje (14) o pagamento do abono salarial do PIS/ Pasep ano-base...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

14/12/2017

Deputada Analice anuncia reformas em Escolas Estaduais de Taboão

Depois de uma reunião com o presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.