Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Mulheres comemoram seu dia nesta quinta, dia 8/3

Por | 7/03/2012

Flor

DivulgaçãoÀ vocês mulheres, cidades prepararam uma programação especial para comemorar o dia e o mês das mulheres

Guerreiras, trabalhadoras, mães de famílias e revolucionárias. As mulheres fazem a diferença no mundo de hoje, e a cada dia ganham mais o seu espaço que é conquistado em todas as áreas, além de visibilidade no mundo masculino. Comemora-se nesta quinta-feira, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

A data não foi criada apenas para comemorar, mas também para discutir o papel da mulher na sociedade atual, tentando diminuir ou eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher. Apesar de todos os avanços elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, jornada excessiva de trabalho, violência masculina e desvantagens na carreira profissional.

A data foi instituída em homenagem a um grupo de mulheres brutalmente mortas durante uma greve nos Estados Unidos. “Antigamente as mulheres viviam presas apenas a se dedicar nos trabalhos domésticos a mercê dos seus maridos. Hoje, já tem mais liberdade tanto na expressão, opinião, trabalho e na vida pessoal. Já que não dependem mais dos homens para tomarem suas decisões e, finalmente decidirem, entre cuidar da casa e trabalhar”, Rosana Soares, moradora do bairro Jardim Leme, de Taboão.

As cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes prepararam uma vasta programação para comemorar a data. Itapecerica, por sua vez, não divulgou a sua programação.

Taboão realiza nesta quinta, das 9h às 14h - Corte de cabelo e maquiagem na UBS Akira Tada (rua José Mari, 13 – próximo a prefeitura municipal) e solenidade na Câmara Municipal, às 19h.

Já dia 10 de março, sábado, também no Akira Tada, das 8h às 16h tem Coleta de Papanicolau. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Pinheiros, no mesmo horário, além da coleta de Papanicolau, tem massagem, manicure e palestras.

Embu realiza até o dia 31 de março diversos eventos para comemorar o mês. Até dia 9/3, todas as UBS (unidades básicas de saúde) e postos de saúde estarão agendando exames de mamografia e papanicolau gratuitos, obrigatórios para mulheres com idade entre 50 a 69 anos (embora mulheres acima dos 40 anos também podem fazer, se quiserem).

No dia 8, Dia Internacional da Mulher, haverá uma intervenção no Largo 21 de Abril do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos, com uma barraca divulgando seus serviços e também uma equipe de vacinação para as mulheres em idade fértil. À tarde, também haverá uma intervenção cultural organizada pelas Secretarias de Cultura e Participação Cidadã, com as “Poetisas” da cidade, os grupos Batuca Lata, Dança Cigana e outras coreografias. E à noite a abertura de exposição “A Mulher e a Arte. Um Olhar Feminino” de artistas mulheres de Embu das Artes , no Centro Cultural Mestre Assis do Embu , também localizada no Largo 21 de Abril.

Confira programação completa aqui

Dia 08 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos situadas na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), igualdade salarial com os homens (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno e respeitoso dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação não foi vista com bons olhos e foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada em seguida. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carborizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

10/10/2017

Servidores de Itapecerica que atendem ao público participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Administração, através do setor de Treinamento e Capacitação, promoveu...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.