Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Autarquia de Saúde de Itapecerica entrega kits para diabéticos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/03/2012

kits1

DivulgaçãoKits são entregues na Prefeitura Municipal

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu a entrega de kits para dependentes de insulina, nos dias 27 e 29 de fevereiro. O evento foi realizado no Complexo Administrativo da prefeitura, com a presença de pacientes das Unidades de Saúde do Branca-Flor, Salvador de Leone, Parque Paraíso, Potuverá e Valo Velho.

No total foram entregues 272 kits para diabéticos contendo aparelho de destro, seringa para aplicar insulina, agulha para furar o dedo, glicosímetro, bolsa para guardar aparelho, capa protetora e manual de instruções. Além deste material, os pacientes receberam insumos para utilização durante 100 dias.

“É muito importante esta ação da prefeitura, porque este kit colabora na melhoria da qualidade da saúde da população”, destacou o prefeito Jorge Costa. A entrega dos kits também foi prestigiada pela superintendente de Saúde Michele Salles e servidores da pasta.

Ari Mascarenhas

30 dias para preencher uma ficha!!! Sou um cidadão itapecericano que, por uma infelicidade qualquer necessitou do serviço público de saúde e buscou auxilio na UBS Salvador de Leone, no centro desse município, no ultimo dia 19/03/2012, chegando ao local fui informado por uma atendente que deveria fazer a carteirinha do SUS. Entreguei meus documentos e a mesma preencheu uma ficha a mão e disse para que eu aguardasse uma semana pra voltar e buscar a carteirinha. Primeiro ponto, eu precisava de atendimento naquele dia e fui jogado para uma semana por uma questão burocrática da unidade. Segundo ela, a responsável por digitar os dados no computador estava muito atarefada. Minha pergunta: O que o cidadão que precisa de saúde tem a ver com isso? È uma vergonha uma cidade como a nossa, com uma das arrecadações mais significativas da região, não ter dois funcionários para preencher formulários eletrônicos na UBS. Enfim, aceitei porque entendi que se tratava de uma confecção um tanto quanto sofisticada até que a funcionária me apresentou a tal carteirinha do SUS. Trata-se de 1/10 de uma folha de sulfite, com as informações oficiais xerocopiadas e os dados do usuário preenchidos a mão. Aí a funcionária pede ao usuário que plastifique aquela porcaria, com ares de imposição. Em pleno século XXI, os dados da carteirinha são preenchidos a mão. Meu Deus!Fui pra casa e retornei ao posto hoje, 28/03/2012, exatos 9 dias depois e, acredite, minha carteirinha, feita de papel sulfite não foi concluída porque os “escribas” não tiveram tempo hábil para escrever. Estou sem atendimento porque não conseguiram preencher um formulário com 4 itens (que compõem a carteirinha). Não posso consultar um médico porque não conseguiram escrever meu nome, RG e endereço no espaço de 1/10 de folha de sulfite. Isso não é o fundo do poço. É o abismo da incopetência dos funcionários de uma unidade básica de saúde. Nunca vi tanta desorganização e tanto descaso. A propósito, ao ser interpelada por esse ato absurdo, a funcionária disse que a culpa é da secretaria, e eu concordo. Afinal, manter funcionários como esse e em numero reduzido é o mesmo que não querer que a população seja atendida. Estou indignado e vou divulgar com toda a minha força a quem eu puder para que essa indignação se multiplique, já que não se trata de um fato isolado, outras pessoas, a quem comentei isso, disseram que passaram pelo mesmo constrangimento. A funcionária disse também que o tempo médio pra se escrever nesse minúsculo papel é de até 30 dias. Como disse espero que essa indignação e multiplique e tenha uma resposta direta nas próximas eleições. O sistema de Saúde de Itapecerica pode bem ser classificado como sistema de doentes, porque ninguém, absolutamente ninguém, consegue um mínimo de atendimento digno na rede publica dessa cidade.

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

22/06/2017

Dois homens são presos por transportar ilegalmente 140 pássaros silvestres

Na noite da última quarta-feira (21), durante fiscalização de combate da Polícia Rodoviária...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

22/06/2017

Venda de terrenos irregulares acontece em Embu das Artes

No extremo oeste de Embu das Artes, município da Região Metropolitana de São Paulo, o bairro...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.