Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Autarquia de Saúde de Itapecerica entrega kits para diabéticos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/03/2012

kits1

DivulgaçãoKits são entregues na Prefeitura Municipal

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu a entrega de kits para dependentes de insulina, nos dias 27 e 29 de fevereiro. O evento foi realizado no Complexo Administrativo da prefeitura, com a presença de pacientes das Unidades de Saúde do Branca-Flor, Salvador de Leone, Parque Paraíso, Potuverá e Valo Velho.

No total foram entregues 272 kits para diabéticos contendo aparelho de destro, seringa para aplicar insulina, agulha para furar o dedo, glicosímetro, bolsa para guardar aparelho, capa protetora e manual de instruções. Além deste material, os pacientes receberam insumos para utilização durante 100 dias.

“É muito importante esta ação da prefeitura, porque este kit colabora na melhoria da qualidade da saúde da população”, destacou o prefeito Jorge Costa. A entrega dos kits também foi prestigiada pela superintendente de Saúde Michele Salles e servidores da pasta.

Ari Mascarenhas

30 dias para preencher uma ficha!!! Sou um cidadão itapecericano que, por uma infelicidade qualquer necessitou do serviço público de saúde e buscou auxilio na UBS Salvador de Leone, no centro desse município, no ultimo dia 19/03/2012, chegando ao local fui informado por uma atendente que deveria fazer a carteirinha do SUS. Entreguei meus documentos e a mesma preencheu uma ficha a mão e disse para que eu aguardasse uma semana pra voltar e buscar a carteirinha. Primeiro ponto, eu precisava de atendimento naquele dia e fui jogado para uma semana por uma questão burocrática da unidade. Segundo ela, a responsável por digitar os dados no computador estava muito atarefada. Minha pergunta: O que o cidadão que precisa de saúde tem a ver com isso? È uma vergonha uma cidade como a nossa, com uma das arrecadações mais significativas da região, não ter dois funcionários para preencher formulários eletrônicos na UBS. Enfim, aceitei porque entendi que se tratava de uma confecção um tanto quanto sofisticada até que a funcionária me apresentou a tal carteirinha do SUS. Trata-se de 1/10 de uma folha de sulfite, com as informações oficiais xerocopiadas e os dados do usuário preenchidos a mão. Aí a funcionária pede ao usuário que plastifique aquela porcaria, com ares de imposição. Em pleno século XXI, os dados da carteirinha são preenchidos a mão. Meu Deus!Fui pra casa e retornei ao posto hoje, 28/03/2012, exatos 9 dias depois e, acredite, minha carteirinha, feita de papel sulfite não foi concluída porque os “escribas” não tiveram tempo hábil para escrever. Estou sem atendimento porque não conseguiram preencher um formulário com 4 itens (que compõem a carteirinha). Não posso consultar um médico porque não conseguiram escrever meu nome, RG e endereço no espaço de 1/10 de folha de sulfite. Isso não é o fundo do poço. É o abismo da incopetência dos funcionários de uma unidade básica de saúde. Nunca vi tanta desorganização e tanto descaso. A propósito, ao ser interpelada por esse ato absurdo, a funcionária disse que a culpa é da secretaria, e eu concordo. Afinal, manter funcionários como esse e em numero reduzido é o mesmo que não querer que a população seja atendida. Estou indignado e vou divulgar com toda a minha força a quem eu puder para que essa indignação se multiplique, já que não se trata de um fato isolado, outras pessoas, a quem comentei isso, disseram que passaram pelo mesmo constrangimento. A funcionária disse também que o tempo médio pra se escrever nesse minúsculo papel é de até 30 dias. Como disse espero que essa indignação e multiplique e tenha uma resposta direta nas próximas eleições. O sistema de Saúde de Itapecerica pode bem ser classificado como sistema de doentes, porque ninguém, absolutamente ninguém, consegue um mínimo de atendimento digno na rede publica dessa cidade.

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

16/07/2017

Instituto Edusa vai assumir saúde de Embu das Artes dia 1º de agosto

Cumprindo uma das suas principais propostas de campanha a administração do prefeito Ney Santos...

14/07/2017

Saúde de Taboão da Serra inaugura Oficina de Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas...

12/07/2017

Profissionais de Saúde iniciam formação voltada às urgências em Itapecerica

Desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde (MS) no...

11/07/2017

ANS abre consulta para inclusão de medicamento para esclerose múltipla

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar consulta pública (CP) para a...

05/07/2017

Frio quebra recorde em várias capitais do Brasil. Saiba como evitar as doenças c

29/06/2017

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 7 de julho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 7 de julho. O objetivo...

27/06/2017

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco,...

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.