Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Itapecerica debate coleta de lixo e saúde

Por Karen Santiago | 16/02/2012

camara_1

Karen SantiagoVereadores debatem assuntos que atrapalham a vida dos moradores

A terceirização da coleta de lixo e a possível paralisação dos médicos foram os principais assuntos abordados na sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, nesta quinta-feira, dia 16 de Fevereiro. Em clima de Carnaval e votações de projetos de Leis, três ao todo, com pedidos de vista de 10 dias, os vereadores José Maria (PT) e Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) foram os únicos a frisar, os problemas que a cidade enfrenta.

Após a terceirização é possível notar, que a coleta de lixo foi praticamente normalizada. Alguns bairros, como Embu-Mirim ainda enfrentam a falta de coleta constante, não como antes que passavam mais de duas semanas sem o serviço. Segundo os moradores e vereadores, a coleta está deixando de passar em alguns bairros.

“Nós precisamos saber qual a empresa que terceirizou o serviço. O contrato emergencial feito pelo prefeito, Jorge Costa, foi pelo prazo de um ano”, comentou o presidente da casa e vereador, Chuvisco.

A reportagem do Jornal na Net em entrevista com o Secretário de Obras, Carlos Ueb foi informada que o serviço de coleta está sendo realizado em dois períodos, diurno e noturno.

Segundo Carlão, a empresa Construbam que ganhou a licitação, ainda está conhecendo a cidade e, por esse motivo, alguns problemas localizados são normais de acontecer, como a reeducação de como será a coleta a partir de agora, em relação aos moradores. “Quando a coleta de forma terceirizada começou tínhamos diversas reclamações, agora não temos praticamente nenhuma”, pontou.

A quantidade de caminhões disponibilizados para o serviço varia de oito a nove por turno, de acordo com ele, que salientou que não existe um número exato de caminhões, uma vez que a obrigação da empresa é recolher o lixo. “Eles colocam nas ruas quantos caminhões forem necessário”, frisou.

Por fim, ele esclareceu que o contrato com a empresa não é emergencial, conforme dito pelo vereador Chuvisco. “O contrato tem o prazo de um ano. A empresa ganhou porque participou de uma licitação, concorreu com demais empresas no ramo e apresentou os melhores preços e propostas. Para contrato emergencial, não precisa abrir concorrência”, finalizou.

Faltam médicos nos Pronto Socorros?


Uma possível paralização dos médicos nos PS central e do Jacira causou debate entre os vereadores José Maria e Chuvisco. Segundo o petista faltam médicos nos pronto socorros e ainda com a paralização complica mais ainda a situação dos pacientes. Chuvisco por sua vez, disse que se realmente eles pararem, a situação da saúde vira um caos.

“A informação que tenho é que o PS do Jacira está funcionando normalmente, já o Central conta com quatro médicos nos períodos”, informou. Essa é a mesma resposta da Secretária de Saúde, Michele Sales, que afirma, por meio de sua assessora: “não há paralização. Os médicos estão trabalhando normalmente”, salienta.

Luiz Pontes

Vou falar da coleta de lixo. Como não existe nenhuma reclamação? Aqui no meu bairro, Refúgio da Serra, o caminhão passou na Quarta dia 29/02, e até hoje, Sexta, dia 09/03, nem sombra do caminhão. Os sacos se acumulam na frente das residências, aumentando o risco de doenças. Para onde está indo o valor dos impostos que pagamos para o município? A coleta deve ser pelo menos uma vez por semana, no minimo. Este é um direito de qualquer cidadão que paga imposto nesta cidade. Espero que os políticos possam falar menos e fazer mais.

sandra soares alves pangracio

E MINHA QUERIDA VANIA VC DEVE TRABALHAR EM UM DESSES PS,O QUE JUSTIFICARIA TODOS ESSES ELOGIOS,QUEM SABE ASSIM GARANTIRIA SEU EMPREGO POR MAIS ALGUM TEMPO.E QUANTO A POPULAÇÃO QUE PRECISA DE ATENDIMENTO MEDICO E TEM QUE ESPERAR POR HORAS E HORAS NA FILA ? E VOCE AINDA SE DAR POR SATISFEITA?

Vania de Almeida Yurui

Eu sou Vania, sou da area da saude estadual, e qdo digo 4 medicos , quero dizer no plantão do PS central , MAIS 4 NO PS DO J.JACIRA e 6 NO PS DO HGIS.Portanto temos 14 medicos só nos PSs, fora as maternidades e os especialistas,pois a cidade de Itapecerica esta muito bem assistida pelo gov. do Estado e pela prefeitura .

Valter Godoy

Nossa 4 médicos é mais o que indicam a OMS, em uma população igual a de Itapecerica? estou surpreso, não sei se esta informação procede, se for olha a minha indignação vai alem das fronteiras. Que absurdo tem sempre alguem a fim de cornertar a favor de maus políticos. Que pena Itapecerica ao que parece sera sempre assim,, largada.

Vania

O Gilberto ,vc sabia que 4 medicos por plantão é o mais do que a OMS indica para uma população como a nossa ?

GILBERTO MORAIS

4 Médicos por período? Que nosso DEUS abençoe este povo para que não fiquem doente e necessite deste PS Central. É por estas e outras que Itapecerica necessita de mudança, caras novas nas próximas eleições. Como diria o pensador: " FRALDAS E POLÍTICOS DEVEM SER TROCADOS SEMPRE E PELO MESMO MOTIVO"

geraldo

TODOS SABEM DO CAOS NA SAUDE DESDE O INICIO A POPULAÇÃO SOFRE É BRASIL, NÃO ACREDITO EM REUNIÕES

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.