Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Itapecerica debate coleta de lixo e saúde

Por Karen Santiago | 16/02/2012

camara_1

Karen SantiagoVereadores debatem assuntos que atrapalham a vida dos moradores

A terceirização da coleta de lixo e a possível paralisação dos médicos foram os principais assuntos abordados na sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, nesta quinta-feira, dia 16 de Fevereiro. Em clima de Carnaval e votações de projetos de Leis, três ao todo, com pedidos de vista de 10 dias, os vereadores José Maria (PT) e Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) foram os únicos a frisar, os problemas que a cidade enfrenta.

Após a terceirização é possível notar, que a coleta de lixo foi praticamente normalizada. Alguns bairros, como Embu-Mirim ainda enfrentam a falta de coleta constante, não como antes que passavam mais de duas semanas sem o serviço. Segundo os moradores e vereadores, a coleta está deixando de passar em alguns bairros.

“Nós precisamos saber qual a empresa que terceirizou o serviço. O contrato emergencial feito pelo prefeito, Jorge Costa, foi pelo prazo de um ano”, comentou o presidente da casa e vereador, Chuvisco.

A reportagem do Jornal na Net em entrevista com o Secretário de Obras, Carlos Ueb foi informada que o serviço de coleta está sendo realizado em dois períodos, diurno e noturno.

Segundo Carlão, a empresa Construbam que ganhou a licitação, ainda está conhecendo a cidade e, por esse motivo, alguns problemas localizados são normais de acontecer, como a reeducação de como será a coleta a partir de agora, em relação aos moradores. “Quando a coleta de forma terceirizada começou tínhamos diversas reclamações, agora não temos praticamente nenhuma”, pontou.

A quantidade de caminhões disponibilizados para o serviço varia de oito a nove por turno, de acordo com ele, que salientou que não existe um número exato de caminhões, uma vez que a obrigação da empresa é recolher o lixo. “Eles colocam nas ruas quantos caminhões forem necessário”, frisou.

Por fim, ele esclareceu que o contrato com a empresa não é emergencial, conforme dito pelo vereador Chuvisco. “O contrato tem o prazo de um ano. A empresa ganhou porque participou de uma licitação, concorreu com demais empresas no ramo e apresentou os melhores preços e propostas. Para contrato emergencial, não precisa abrir concorrência”, finalizou.

Faltam médicos nos Pronto Socorros?


Uma possível paralização dos médicos nos PS central e do Jacira causou debate entre os vereadores José Maria e Chuvisco. Segundo o petista faltam médicos nos pronto socorros e ainda com a paralização complica mais ainda a situação dos pacientes. Chuvisco por sua vez, disse que se realmente eles pararem, a situação da saúde vira um caos.

“A informação que tenho é que o PS do Jacira está funcionando normalmente, já o Central conta com quatro médicos nos períodos”, informou. Essa é a mesma resposta da Secretária de Saúde, Michele Sales, que afirma, por meio de sua assessora: “não há paralização. Os médicos estão trabalhando normalmente”, salienta.

Luiz Pontes

Vou falar da coleta de lixo. Como não existe nenhuma reclamação? Aqui no meu bairro, Refúgio da Serra, o caminhão passou na Quarta dia 29/02, e até hoje, Sexta, dia 09/03, nem sombra do caminhão. Os sacos se acumulam na frente das residências, aumentando o risco de doenças. Para onde está indo o valor dos impostos que pagamos para o município? A coleta deve ser pelo menos uma vez por semana, no minimo. Este é um direito de qualquer cidadão que paga imposto nesta cidade. Espero que os políticos possam falar menos e fazer mais.

sandra soares alves pangracio

E MINHA QUERIDA VANIA VC DEVE TRABALHAR EM UM DESSES PS,O QUE JUSTIFICARIA TODOS ESSES ELOGIOS,QUEM SABE ASSIM GARANTIRIA SEU EMPREGO POR MAIS ALGUM TEMPO.E QUANTO A POPULAÇÃO QUE PRECISA DE ATENDIMENTO MEDICO E TEM QUE ESPERAR POR HORAS E HORAS NA FILA ? E VOCE AINDA SE DAR POR SATISFEITA?

Vania de Almeida Yurui

Eu sou Vania, sou da area da saude estadual, e qdo digo 4 medicos , quero dizer no plantão do PS central , MAIS 4 NO PS DO J.JACIRA e 6 NO PS DO HGIS.Portanto temos 14 medicos só nos PSs, fora as maternidades e os especialistas,pois a cidade de Itapecerica esta muito bem assistida pelo gov. do Estado e pela prefeitura .

Valter Godoy

Nossa 4 médicos é mais o que indicam a OMS, em uma população igual a de Itapecerica? estou surpreso, não sei se esta informação procede, se for olha a minha indignação vai alem das fronteiras. Que absurdo tem sempre alguem a fim de cornertar a favor de maus políticos. Que pena Itapecerica ao que parece sera sempre assim,, largada.

Vania

O Gilberto ,vc sabia que 4 medicos por plantão é o mais do que a OMS indica para uma população como a nossa ?

GILBERTO MORAIS

4 Médicos por período? Que nosso DEUS abençoe este povo para que não fiquem doente e necessite deste PS Central. É por estas e outras que Itapecerica necessita de mudança, caras novas nas próximas eleições. Como diria o pensador: " FRALDAS E POLÍTICOS DEVEM SER TROCADOS SEMPRE E PELO MESMO MOTIVO"

geraldo

TODOS SABEM DO CAOS NA SAUDE DESDE O INICIO A POPULAÇÃO SOFRE É BRASIL, NÃO ACREDITO EM REUNIÕES

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.