Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

“Há 13 anos é a mesma coisa”, desabafa vítima de enchentes em Taboão

Por Edimon Teixeira | 15/02/2012

moca

Edimon TexeiraMoradora do Intercap enfrenta via crucis toda vez que há enchente em Taboão da Serra Galeria de Fotos

Juracy Veríssimo da Silva, 37 anos, costureira. A personagem da vida real que a reportagem do Jornal na Net apresenta a seguir é uma dos muitos taboanenses que passa pelo mesmo drama toda vez que a cidade enfrenta um temporal, como foi o que caiu sobre Taboão da Serra na tarde desta terça feira, (14). A chuva que a cidade enfrentou com cerca de uma hora e meia de duração, veio acompanhada de vento forte, raios, relâmpagos e granizo.

O piscinão do Jardim Cidade Intercap, coberto por lama, mato e lixo em toda sua extensão, já chegava ao seu limite de reserva de água 25 minutos depois do começo da chuva, que só parou por volta das 17h20. O que se viu depois que a água baixou foi um cenário de caos com as ruas das proximidades do reservatório cobertas de lama e moradores limpando a sujeira em suas casas e calçadas.

Foi nestas condições que a reportagem se deparou com Juracy, moradora da Rua Pará, 270, no bairro Cidade Intercap, há 13 anos. Ela concilia o expediente em uma fábrica de roupas na cidade pela manhã, com o trabalho o resto do dia em casa, para complementar a renda, o que a ajuda nas despesas e a criar os quatro filhos, sendo a mais nova de cinco anos.

Às 20h30, momento em que Juracy convidou a reportagem para entrar na casa dela, a água ainda escoava.  Na parede da sala, a cerca de meio metro do chão, a marca d’água por secar, mostrava até onde a enchente havia chegado. “Hoje até que foi rápido. Geralmente demora mais”, ironiza. “No domingo mesmo esta rua foi alagada três vezes seguidas”, conta a operária com rodo em mãos.

No próximo cômodo, os sofás comprados recentemente estão protegidos sobre uma cadeira e uma de suas máquinas de costura, que segundo ela não se fabrica mais. É possível avistar no cômodo à frente, no fim do corredor alagado, uma cama sem colchão.  “Há 13 anos é a mesma coisa”, desabafa. Há mais de uma década ela contabiliza perdas a cada chuva forte. “Há quatro anos foram três máquinas de costura na enchente. O prejuízo foi de cerca de R$ 6 mil. Hoje tenho quatro outras. Tive de parcelar em dez vezes”, relembra.

Na casa vizinha, no número 280, os vestígios de lixo e mato, a mais de um metro de altura em uma cerca mostram até onde a água chegou. A cena se repete nas demais residências. Juaracy ressalta a vontade de mudar do local, mas teme não encontrar um valor justo para seu imóvel. “Se hoje eu conseguir vender a casa, o dinheiro não vai dar nem pra morar na favela”, lamenta.  Ela classifica de absurda a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) feita pela prefeitura do município.

 “Acredito que o prefeito não deve saber que aqui inunda. Se soubesse não mandaria carnê”, disse. Ela guarda consigo três unidades intactas dos boletos, que ‘se recusa a pagar’. Por volta das 21h duas máquinas e dezenas de agentes, sob o comando de Carlos Senna, Coordenador-Geral da Defesa Civil de Taboão da Serra faziam a limpeza das ruas. De acordo com Juracy, a noite dela também seria bem comprida.

 “Só devo conseguir dormir por volta das 3h até arrumar toda a bagunça”, calculou a operária que se levanta às 6h para o trabalho.  

Estado de Alerta


O temporal que caiu sobre Taboão da Serra na tarde desta terça feira (14) elevou o município ao estado de alerta, segundo Carlos Senna, Coordenador-Geral da Defesa Civil do município. Neste estágio é grande a possibilidade de alagamentos, enchentes, inundação e deslizamento de encostas.  Senna acompanhava a limpeza da Rua Pará junto a agentes da Defesa Civil no começo da noite.

De acordo com os pluviômetros (aparelho utilizado para recolher e medir a quantidade de água em determinado tempo e local) pelo órgão para controle, choveu 42,5 milímetros por m². “No temporal de domingo, o percentual foi de 48 milímetros por m². Apesar de maior, hoje choveu com mais intensidade”, explicou Senna. “Entramos em estado de alerta”, completou.

A Defesa Civil recebeu na tarde e noite desta terça 40 solicitações de munícipes, a maioria delas para limpezas de ruas.  O trabalho foi feito na Avenida São Paulo, Avenida Intercap, Rua Minas Gerais, ambas no bairro Cidade Intercap e na Rua Maria Catarina Comino, no JardimTrês Marias.

Em casos de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199, discagem gratuita, 24 horas por dia. Ainda, pessoalmente, na Rua Áurea Tavares, 671, Jardim Vila Sônia. De acordo com a meteorologia, a tarde desta quarta feira deve ser bastante quente e seca com temperatura máxima de até 31ºC. Não chove.  

Marcos

O calor chegou a 37 graus na semana passada, e os políticos não fizeram nada, vou parar de pagar o iptu pra ver se eles se tocam e faz alguma coisa pela população sofrida do Taboão, que, aliás só sofrem por culpa deles, dos políticos.AFFF Ahh!!! O rio Danubio virou gelo, meu Deus vou avisar o prefeito.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.