Prefeitura inicia Vistoria Veicular 2012

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/02/2012

 A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Semutrans) iniciou na quarta (1), a Vistoria Obrigatória dos veículos que prestam serviço a população pelo Sistema de Transporte Municipal. Taxistas, motoristas de transporte escolar, veículos fretados, alugados, moto frete, bem como os condutores do Sistema Complementar de Transporte Coletivo Municipal, devem realizar a vistoria. As inspeções ocorrem até 23 de março, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30, no pátio da Dimaco (Usina).

A inspeção veicular é uma medida obrigatória e preventiva, que visa garantir a segurança das pessoas que utilizam o transporte público municipal. De acordo com Zoroastro Júnior, assistente técnico de gabinete da Semutrans, a vistoria ocorre semestralmente, exceto para taxistas, cuja vistoeia é anual.

“Avaliamos itens básicos de segurança, como extintores, triângulos, para vans a peruas escolares é preciso ter o martelinho. Quanto à mecânica, analisamos a suspensão, direção e também os freios” – informou.

Os motoristas que não fizeram a Vistoria Veicular Obrigatória em 2011, além de pagar uma multa de R$ 63 (valor atualizado pelo Departamento de Tributos), deverão abrir processo no Atende para justificar a ausência na inspeção anterior. “Após a abertura do processo, a justificativa é avaliada e, dependendo da situação o motorista, permissionário ou concessionário pode até perder o alvará.

Quem estiver com a inspeção em dia, não precisa agendar horário, basta comparecer na Usina em um dos horários e aguardar o atendimento.” – afirmou. Os permissionários e concessionários que não realização a Vistoria Obrigatória em 2011, após a abertura e avaliação do processo, serão informados do dia e horário que realizarão a inspeção.

Para realizar a vistoria, os veículos devem estar com todos os itens de segurança e equipamentos específicos em ordem, como também devem estar lavados por baixo, sem a aplicação de graxas, óleos ou lubrificantes nas partes externas. Motoristas devem apresentar a documentação obrigatória do veículo e, em alguns casos, a documentação do permissionário, preposto e cobrador, além disso, devem estar com as taxas em dias e cadastro municipal em vigor.

Vistoria Veicular 2012

De 1 de fevereiro a 23 de março de 2012
Local: Pátio da Dimaco (Unisa) – Rua Áurea Tavares, 671 – Jardim Vila Sônia
Horário: de segunda a sexta, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Atende
Rua Elizabeta Lips, 55 – Jardim Bontempo
Horário: 8h às 17h

Vera Sampaio

Comentários