Viagens a cidade de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/02/2012

A empresa Carona Cultural, de São Paulo, SP, já está operando pacotes em Embu das Artes para grupos de no mínimo oito participantes. É o início da comercialização de roteiros turísticos na cidade e o primeiro resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com empresários locais e da Capital, para impulsionar o turismo no município e solidificá-lo como atividade econômica.

Essa estratégia de desenvolvimento vem acompanhada de várias outras etapas. Inclui obras realizadas na cidade e que beneficiam diretamente o turismo local, como a revitalização da Avenida Elias Yazbek, com nova rotatória e vagas de estacionamento, e Rua Jorge de Souza. Também foi inaugurada a Praça de Alimentação, no Centro Histórico, e instaladas câmeras de vigilância em diversos pontos do centro, entre outros projetos realizados e em andamento.

Arte e Natureza

A primeira edição do Passeio Arte e Natureza, de um dia, ao preço de R$ 180, com refeição inclusa, foi realizada, em 28/2, pela Carona Cultural em parceria com o Espaço Animarte, Centro de Lazer Ziu Enomoto e Instituto Portucale de Cerâmica Luso-brasileira. No Espaço Animarte foi feita uma Vivência de Relaxamento. Depois, o grupo almoçou no Ziu e visitou o Portucale.

O Instituto Portucale impressiona pelo seu bonito paisagismo e acervo exposto a céu aberto, da cerâmica portuguesa do fim do século 18 ao início do século 20 e sua relação com o Brasil – a cultura material luso-brasileira no período do Romantismo. Localizado no bairro de Itatuba, em Embu das Artes, ocupa uma grande área arborizada onde as ações foram divididas em núcleos: Conservação e restauro, Cerâmica, Referência e Documentação. Contém acervo de livros e revistas para pesquisa sobre o assunto. O local possui completa infra-estrutura para eventos, com amplas salas de estar e jantar, cozinha equipada interna e externa, espaço com tevê e data show e demais áreas adaptáveis.

Lugar aconchegante e ideal para passar o dia, com lazer, esporte e diversão, o Ziu Enomoto possui duas quadras de futebol society iluminadas e com grama natural, duas piscinas, pedalinhos, vestiários, restaurante a la carte, quiosques com churrasqueira e trilha. Já o Espaço Animarte é uma proposta inovadora de bem-estar, com lazer criativo em área com bela paisagem, silêncio que permite ouvir as aves e ruídos da mata.

As sócias e amigas Helô Botelho (artista plástica, que costuma oferecer aos visitantes o acesso a formas de expressão artística, como pintura, colagem e desenho), Lourdes Stamato (doutora em educação, artista plástica, que faz oficinas de papel artesanal, patchwork e criatividade), Malu Benevides (psicóloga com longa experiência em técnicas corporais, que coordena dinâmicas e vivências) e Ana Maria Campos (turismóloga ex-proprietária de uma pousada rural, responsável pela gastronomia no Animarte) receberam o grupo e ofereceram um dia especial de lazer, entretenimento e relaxamento junto à natureza.

Faça a sua reserva

O programa Arte e Natureza é dirigido a grupos de no mínimo oito pessoas. Manifeste o seu interesse de conhecer Embu das Artes, fundada há 457 anos, famosa por sua Feira de Arte e Artesanato e seus prédios históricos, ligando para Carona Cultural: 3088-0269 e 9867-4409. E-mail Andrea@caronacultural.com.br.

Informe-se mais sobre o turismo em Embu das Artes no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Largo 21 de Abril, 139, Centro Histórico, telefone             11 4704-6565      .

Elke Lopes Muniz

Comentários