Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Lança-perfume matou 50 jovens de Taboão em 2011

Por Sandra Pereira | 6/02/2012

lanca

Sandra PereiraDepois de perder o filho vítima de lança perfume Marcos Rocha reúne outros jovens para explicar riscos do consumo da droga

O consumo de lança-perfume matou 50 jovens de Taboão da Serra em 2011, segundo o pai de uma das vítimas ouvido pelo Jornal na Net. A fórmula fatal muitas vezes é feita pelos próprios jovens a partir da mistura de componentes comprados em farmácia e comercializados em festas e nos chamados pancadões - bailes funks no meio da rua - ou nas festas marcadas pela internet. Com a proximidade do carnaval normalmente o consumo da droga aumenta.

“Quando o meu filho morreu em julho já tinha ocorrido outras 48 mortes. Foi muito rápido. Desde então eu pesquisei muito e comecei a fazer um trabalho preventivo em escolas e entidades que trabalham com jovens”, Marcos Rocha, morador da Vila Iase.

De acordo com ele o lança-perfume é feito a partir da mistura de éter, lisoform, acetona e essência de velas. O preço baixo é um dos atrativos já que cada frasco custa menos de R$ 5. Mas o efeito da droga é devastador. “O lança perfume causa ressecamento da água do corpo e provoca uma série de reações no organismo levando a falência dos órgãos vitais em poucas horas”, afirma.

O pai conta que pesquisou muito sobre o assunto e descobriu que a maioria das vítimas do lança perfume normalmente tem problemas respiratórios como asma e bronquite. Para ele, a falta de informação é um dos aspectos que mais favorece o uso do lança perfume.

“Os jovens não tem noção do risco que correm. Nosso trabalho é orientá-los mostrando o risco que vão correr se utilizarem a droga. O lança perfume é tão forte que se for colocado num copo plástico em poucos minutos ele se estoura”,conta.

Jonatan morreu em julho aos 19 anos. Era domingo. A mãe dele voltava da casa da sogra quando viu um burburinho diante de sua casa. “Quando cheguei encontrei os amigos dele agitados. Eles me contaram onde o Jonatan estava. Corri, mas era tarde.” Ele desmaiou na garupa de uma moto e foi atendido na calçada pelos paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Os amigos negaram que Jonatan morreu por causa da droga. “Meu filho morreu. Mas tinha morrido outro menino 3 dias antes, e outros dois no início da semana. Essa droga está matando aos montes aqui”, diz.

O “loló” é um solvente muito volátil, fácil de inalar. Diferentemente do industrializado produzido na Argentina (à base de cloreto de etila) e contrabandeado para o Brasil, o “loló” é clandestino e feito da mescla de substâncias químicas sem controle. Pode matar por infecção aguda depois de inalado. O efeito é uma sensação de euforia, seguida por depressão. Segundo o Ministério da Justiça, a composição do lança-perfume caseiro é pouco conhecida. Isso complica os atendimentos de urgência.

Vilma Vieira dos Santos, de 47 anos, fica com os olhos cheios de lágrimas ao lembrar o irmão, José Roberto, de 30. “Ele era trabalhador e muito amoroso com os quatro filhos. Nunca deu a entender que estava com problemas. Quando começei a desconfiar que estava usando drogas, tentei conversar. Ele dizia que não usava nada, não me deixava dar conselhos”, conta. José Roberto, também morador da periferia de Taboão, morreu há 4 meses, vítima da mistura de “loló” com álcool. “Até hoje é muito doído. Agora a gente sabe a dor de perder para as drogas uma pessoa querida, trabalhadora e divertida. A gente não se conforma”, afirma Vilma.

Além dos problemas físicos, os especialistas listam efeitos psicológicos graves que podem afetar o usuário da droga. “Ele fica mais vulnerável, irritado e tem atitudes reativas. Pode desenvolver uma psicose, depressão ou bipolaridade. Além disso, alucinações são comuns e a pessoa fica fora de si: vê e escuta coisas. É uma droga muito popular entre os jovens”, lamenta

victor

acho que minha namorada esta usando, oque devo fzr ???????

dj

perdi meu primo essa semana foi uma loucura me sinto culpado pela sua morte ele era um irmão que eu não tive "DEUS DEVE SER MUITO BOM POR LEVER AS PESSOAS BOAS DA TERRA"

Andre

Lança perfume matou mais um rapaz de 19 anos em sua casa do jd panorama em Taboão da Serra - SP. Descanse em paz.

erika

Eu perdi meu irmão Jefferson,tinha 24 anos muito alegre , tambem para a maudita droga ou seja o tal lança como eles chama,Na data de 09/02/2014 minha mãe ia trabalhar quando se deparou com o meu irmão caido em uma calçada na via publica porem ele avia passado a noite toda em um bar proximo ,pior é que ele foi encontrado pela manha pela minha mãe e não tinha ninguem com ele estava apenas com uns arranhãoes na face provavelmente foi quado ele caiu cinto muita falta dele minha mãe então nem se fala ,mais apesar de tudo isso levo como um exemplo para aqueles que continuam usando isso bom é só ....Detalhe ja ia me esquecendo moro no Jardim Maria sampaio divisa com Tabõao da serra.

Cahe

A falta de cultura impera no meio da garotada que veem nesses pancadões uma maneira de diversão fácil. Mas o que chama mais a atenção é verificar que várias meninas com menos de 15 anos de idade se oferecem ao som do funk carioca (uma pseudo música de fácil consumo sem nenhum conteúdo cultural), onde estão os pais dessa garotada? Será que em casa não há conversa, não se passa mais de pai para filho o que é bom, será que não estão notando que a falta de cultura e educação são na verdade os grandes vilões e são eles que estão matando os nossos jovens, falta de informação, falta de diversão sadia, falta de boa cultura, falta de educação. O lança perfume causou a morte de 50 jovens que vão continuar morrendo devido a falta de cultura e educação pois jamais saberão que o que fazem é ruim para eles mesmos.

Allan dos Reis

Creio que essa afirmação de morte de 50 pessoas por causa do uso de lança-perfume não deve condizer com a realidade. Isso seria uma grande epidemia.

Souza

é o distanciamento da família, hoje já não é mais comum reunir a familia completa em encontros, na grande maioria das vezes os jovens sempre estão ocupados em baladas, ou passam o dia dormindo depois das noitadas, e a familia normalmente aparece quando não há mais tempo porque as drogas chegaram primeiro, e aí resta apelar para a sorte.As igrejas estão ficando vazias de jovens enquanto os pancadões tomam conta das nossas preciosidades que são eles, nossos filhos,presente de Deus, pensem nisso!!!

Regina

É uma pena saber que os jovens, hoje muito mais informados se deixam levar por esses caminhos, que não prejudicam só a eles,mas toda família.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.