Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Acordo define mudanças às sacolinhas plásticas

Por Karen Santiago | 5/02/2012

sacola

DivulgaçãoSacolinhas biodegradáveis devem ser distribuídas pelos supermercados

Desde a última sexta-feira, dia 03 de fevereiro, os donos dos supermercados de Itapecerica, Embu das Artes, Taboão da Serra e toda cidade de São Paulo devem oferecer gratuitamente alternativas para os consumidores carregarem suas compras pelo período de dois meses. O acordo foi firmado entre o Ministério Público e Associação Paulista de Supermercados (Apas) após nove dias da proibição da distribuição das sacolinhas descartáveis.

Além de oferecerem alternativas que podem acontecer de diversas formas, como por meio de caixas de papelão, sacola de pano ou até sacolas biodegradáveis, o acordo determina ainda que, pelo período de seis meses, os mercados terão de oferecer uma opção de sacola biodegradável pelo preço de até R$ 0,59.

O acordo prevê também que no Dia do Consumidor (15 de março), os supermercados devem distribuir sacolas reutilizáveis para quem adquirir pelo menos cinco itens. E por fim determina o prazo de seis meses a partir de 15 de março, onde os comércios terão de trocá-las caso apresente algum defeito.

O Ministério Público frisou que com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) tornou clara a posição já defendida, na última quinta-feira aqui, pelo Procon, de que o consumidor deve ter alternativas à sacolinhas descartável. Em caso de descumprimento do acordo, A multa é de R$ 25 mil por dia.

A proibição gerou diversas críticas, principalmente porque as sacolinhas que antes eram distribuídas gratuitamente, agora são vendidas pelos supermercados, aqui.

11º

Jair/SP

O macaco prá falar mal do outro esconde o próprio rabo.Voce Elionara defensora do meio-ambiente alheio porque não sugere que as mulheres parem de usar MODESS (que contamina mais que 100 sacolinhas) e começarem a usar toalhinhas e a lavar depois de usadas e quando tiverem filhos não usar FRALDAS DESCARTAVEIS usar somente a de pano faça a sua parte abra mão deste conforto que o plastico proporciona.Ééé rrruuuíííímmm heim

10º

Marcio Lima

Oi pessoal, essa semana tive conversando com o Sr. joão um catador de reciclavem incluindo papelão, esse Sr. joão estava me dizendo que a quantidade de palelão que ele pegava nos mercados aqui da cidade esta muito baixo, pois os mercados estão distribuindo essas caixas de papelão para os clientes levarem sua compras, os clientes por sua vez estão colocando esse material para os lixeiros recolherem, o volumes de papelão nos aterros aumenta a cada dia,isso significa mais algumas arvores para cortar.É, e achamos que estamos tirando o planeta do sufoco!!!...inho inho inho.

wilson junior

imagine,com esses vazamentos em areas pretrolíferas,poluir mais que sacolas.

Elionara Luiza

Não agrento mais tanta polemica por causa do assunto sacolinha, o povo não entende que é para o bem do planeta, sei a sacolinha não vai acabar com toda poluição mas vai diminuir muito e que o governo continue cortando mais coisas que polua o meio-ambiente. e que o pessoal deixe de ser mão fechada e compre a sacola retornável que dura um bom tempo dependendo do cuidado do dono. Obrigada!

elaine

concordo em abolir as sacolas plásticas ,não concordo que eles possam vender as sacolas biodegráveis,os comerciantes tem que dar sacos de papel para levarmos nossas compras.

Marcio lima

Compramos o que já esta pago, pois o preço já esta embutido na mercadoria,... O lucro neste ano dos supermercados por não fornecerem as sacolinhas vai girar em torno de 200 á 500 milhoes, Agora eu te pergunto quando vai as compras, voce compra arroz? o saco do arroz é de plastico! voce compra feijão? o saco tambem é de plastico! compra shampoo, farinha,açucar,cafe,azeitona,macarão,oleo,vinagre todas essas embalagens são de plastico! por que será que as sacolinhas está sendo a vilâ!...como a população é alvo mais uma vez do discazo do governo, essa sacolinha é usada pela população menos favorecida, vai para o trabalho leva a marmita na sacolinha, traz a roupa suja de mais um dia de trabalho na sacolinha, e assim por diante,...a população não tem o abito de comprar sacos pretos para colocar o lixo das residencias, esses lixos serão jogados sabe DEUS onde. DEUS que me livre das doenças causadas por lixos amontoados em esquinas de toda cidade e por fim só espero que não faça uma lei me proibindo de usar minha camisinha, que por sinal tambem é de PLASTICO!

Everaldo Oliveira Souza

A impressão que tenho é a de que somente as sacolinhas de plásticos poluem. Se seguirmos esse critério,então deveremos abolir o uso sacolas de lixo pretas e azuis,a gasolina e diesel.Por que somente as referidas sacolinhas são as vilãs?

celmacisi

Estou com o Calibas. Faço minhas as palavras dele. Quando eu vim para Taboao, fazia as compras no Sé da rap. Tavares e elem DAVAM um saco de papel pardo para acondicionar as compras. Por que não se volta a fazer a mesma coisa????!!!

Leonardo

Como pode existir  que acha que a sacolinha plástica é o grande mal da natureza? Tudo que se vende nos supermercados vem praticamente embalado em plástico. Quer salvar o planeta? Para de tomar refrigerante então.

Fabrikitta.com

Tire a sacolinha plástica de circulação urgente... O planeta agradece...

calibas

interressante nos ja pagamos as sacolas(o valor esta embutido no valor das mercadorias)agora eles querem vender um produto que ja pagamos com a desculpa que é bio degradavel. mais um assalto ao comsumidor. me ajuda ai ôôôôô.

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.