Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura de Taboão reforça ação na Cracolândia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/01/2012

acao

DivulgaçãoCarreta de Informática deu apoio à ação no centro de São Paulo

No ultimo sábado, dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Taboão da Serra, através das secretarias de Educação, Manutenção e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, reforçou a equipe que realizou a Jornada da Cidadania, visando a revitalização da Cracolândia, na região central de São Paulo.

O convite partiu da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) que esteve organizando a Jornada da Cidadania.

Uma das duas Carretas de Informática foi disponibilizada para estar no local, oferecendo acesso à Internet, orientações sobre como desenvolver um Currículo e também como apoio para a cópia de documentos.

No local houve diversos serviços públicos, atividades culturais, lúdicas e grande variedade de serviços de saúde, higiene e beleza, para moradores e trabalhadores da região da Nova Luz. As ações fazem parte do projeto Jornada da Cidadania e foram realizadas na Praça Julio Prestes.

As atividades e serviços ficaram à disposição da população durante todo o dia, das 10h às 16h. Houve programação musical, como os shows de forró de Messias do Teclado e o Coral da Cracolândia, formado por ex-dependentes químicos, além de outras atrações.

Em visita à região da Nova Luz, foram colhidos depoimentos de moradores e frequentadores da região chamada de Cracolândia. Há medo da volta da situação anterior. A maioria pede permanência da polícia para inibir assaltos e outros tipos violência. A população local sonha em recuperar um ambiente agradável de convivência, como houve no passado.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra, Jacira Moreti, a participação foi muito gratificante. “É uma grande satisfação poder trazer Taboão aqui, mostrando a sua solidariedade, sua responsabilidade social. Desde que fomos chamados não tivemos nenhuma dificuldade em conseguir voluntários para estar aqui hoje”, conta ela.

A Secretaria de Desenvolvimento de Taboão da Serra forneceu apoio para a emissão de documentos pessoais como Carteira de Trabalho, RG, e também na assistência aos cursos profissionalizantes desenvolvidos na cidade. “Tivemos a alegria de encontrarmos aqui filhos da nossa cidade que estão saindo de uma situação de risco, envolvimento com drogas e já estamos direcionando vários deles para os nossos cursos, a partir de segunda-feira”, comemorou Jacira.

O comerciante José Antônio dos Santos, 62 anos, que possui uma lanchonete na rua Helvétia, diz que a família poderá visitá-lo com mais frequência. “Antes preferiam ficar no Grajaú, onde moram, por medo de vir até aqui”, comentou José Antônio.

Daniel Nazario e Silva, 67 anos, também morador rua Helvétia, diz que vai recuperar o sono. “Estou recuperando o sono tranquilo, somente após a operação na Cracolândia, a gritaria e o barulho de batidas na porta terminaram”, explicou sobre o incômodo provocado pelos dependentes químicos em busca de abrigo ou em momentos de delírio.

A coreana Hwoe Lim Im, conhecida na região como Helena, possui uma loja de roupas feminina na rua Cleveland. A empresária está feliz com o fim do cheiro forte, que afetava sua saúde.

Na avenida Duque de Caxias, o vendedor Herton Barroso dos Santos, 50 anos, trabalha há 19 no local. Antes da operação na Nova Luz era difícil atender os clientes porque usuários de drogas os perturbavam. “Com a presença da polícia, as pessoas se sentem mais seguras para fazer compras”, afirmou.

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Emprega São Paulo/Mais Emprego tem 5.192 vagas abertas no Estado

O portal Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 5.192 oportunidades nesta semana no...

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até domingo (29) governos,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.