Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Sérgio Vaz vence Prêmio Governador do Estado em três categorias

Por Outro autor | 25/01/2012

sergio

Divulgação - polifoniaperifericaAlém do prêmio do júri, os artistas, grupos e instituições escolhidos pelo voto popular receberam o troféu elaborado pelo artista plástico Florian Raiss especialmente para o Prêmio Governador 2011

“Povo lindo, povo inteligente. É tudo nosso”. Esse é o coro, entoado , religiosamente, todas as quartas-feiras no Bar do Zé Batidão, na zona sul de São Paulo, onde acontece o Sarau da Cooperifa. Só que, nesta semana, ele foi antecipado para a terça-feira (24), quando o criador do sarau, o poeta Sérgio Vaz recebeu três troféus durante a entrega do Prêmio Governador do Estado 2011.

Nas categorias inclusão cultural, o poeta levou os prêmios Voto Popular e Júri Especial. E ainda no destaque cultural, recebeu o prêmio por conta do voto popular.


Neste aniversário de 458 anos os prêmios foram oferecidos, pelo poeta, a Favela do Moinho, onde ele esteve no último domingo (22) prestando solidariedade durante o FestivalMoinhoVivo e por quem dedica o sarau da Cooperifa de hoje, para arrecadação de alimentos e roupas e também ao Pinheirinho, em São José dos Campos, onde várias famílias sofrem com a desocupação.

Questionado sobre a importância da premiação, Sérgio Vaz fala em coletividade. “São 23 anos de luta, de batalha pela cultura da periferia. Não é um prêmio meu, é da comunidade. De todos que representam a periferia. É um prêmio aos que sabem que briga tem hora para acabar e luta é para uma vida inteira. De coração, dediquei a favela do Moinho, do Pinheirinho, as favelas do Pirajuçara e Piraporinha, na zona de sul de São Paulo”, destaca.

Além do prêmio do júri, os artistas, grupos e instituições escolhidos pelo voto popular receberam o troféu elaborado pelo artista plástico Florian Raiss especialmente para o Prêmio Governador 2011. O site do evento na internet recebeu mais de 120 mil votos entre os dias 3 e 23 de janeiro.

Sérgio Vaz também foi o escolhido pelo voto popular na modalidade Inclusão Cultural (4.744 votos) e ainda recebeu o Destaque Cultural, pelo conjunto da obra, com 3.524 votos.

Durante o recebimento, Vaz reforçou a ideia de revolução cultural que está sendo feita pela periferia. “Estamos vivendo a mesma efervescência cultural que a classe média viveu nos anos 60/70 e por isso o momento é muito rico para nós. Como periférico, me sinto como estrangeiro nesse país. Enquanto o Brasil tiver homens e mulheres com mais de 60 anos que nunca leram um livro, foram ao cinema ou viram uma peça de teatro, é um país ilegal, sem alvará de funcionamento e sem licença para ser pátria. Muitos jovens morreram para que eu segurasse este trofeu”, dispara.

No total, o Prêmio Governador 2011 entregou R$ 520 mil entre todos vencedores, o maior valor distribuído por um governo estadual brasileiro em uma premiação do tipo. “O reconhecimento do trabalho realizado é um incentivo do Governo de São Paulo para estimular a produção cultural de qualidade”, afirma o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Informações do site polifoniaperiferica

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.