Criador de aves é preso por maus-tratos em Taboão

Por Outro autor | 24/01/2012

Um criador de pássaros foi preso  em Taboão da Serra na última sexta-feira (20) acusado de fraudar anilhas de identificação e por maus-tratos contra os animais. A ação da Polícia Federal (PF) em trabalho conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi desencadeada em razão de fiscalização anterior do órgão ambiental federal.

À época foram constatados indícios de falsificação das anilhas com a sigla do Ibama. O criador identificava aves de espécie ameaçada de extinção com anilhas falsificadas.

 A falsificação de anilhas é um recurso utilizado pelos criadores na tentativa de legalizar animais oriundos do tráfico de animais silvestres, como se o animal tivesse nascido em cativeiro, segundo a PF. Foram apreendidos nove pássaros, sendo um pintassilgo, três galos-da-campina, quatro trinca-ferros e um azulão que está ameaçado de extinção.

 Durante a ação, foi constatado sinais de maus tratos, além das más condições de higiene. Os animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), onde serão tratados.

Com informações do DGABC. Leia aqui a íntegra da matéria.

Comentários