Atleta do Esporte Cidadão na Seleção Brasileira de Futebol

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/01/2012

A atleta Jackeline Ferreira, de 16 anos, foi indicada para participar da Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17. Ela foi convocada para a 2ª fase de preparação do Campeonato Sul-Americano, a ser realizado no Peru. Os treinos ocorrerão entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro na famosa Granja Comary, em Teresópolis/RJ, onde treinam os maiores nomes da Seleção Brasileirade Futebol.

O gosto pelo esporte vem desde criança. “Começou como uma brincadeira, sempre que podia, jogava futebol”, lembra a Lateral Esquerda do time. Mas como na época não havia times femininos,ela treinava com os meninos no campo do bairro Emílio Carlos. A partir dos 14 anos, com o Projeto Esporte Cidadão, do Governo da Cidade de Embu das Artes,ela pode treinar com um grupo feminino.

Mesmo com a pouca idade, Jackeline já participou de importantes competições regionaise estaduais como: Copa Mulher, Jogos da Juventude, Taça Cidade de São Paulo,Jogos Regionais, Campeonato Cidade de Carapicuíba e da Virada Esportiva, em São Paulo, onde conquistou o título de melhor jogadora do torneio, em 2011.

“Meu objetivo é ser titular da Seleção Brasileira e para isso estou treinando muito”, disse Jackeline. Pelo Esporte Cidadão, ela treina nove horas por semanae é o orgulho do treinador José Altair Marques Siqueira (Nenê): “É uma satisfação ver que ela conseguiu essa vaga. Todo o trabalho desenvolvido foipara que pudesse conquistar esse objetivo. Para nós foi uma grande alegria”.

A valorização do esporte na cidade começa a dar frutos. Nossa intenção é fazercom que em 2012 consigamos manter os ótimos resultados que obtivemos no ano que passou”.

Esporte Cidadão

Criado em 2009, o Esporte Cidadão é um projeto que tem por objetivo democratizar a prática esportiva em Embu das Artes. Atualmente, atende mais de 12 mil crianças e jovens em todo município e oferece 29 modalidades que são desenvolvidas nas 35 praças esportivas.

Além dos esportes convencionais, são oferecidas modalidades inéditas em Embu das Artes, como a esgrima e lutas (jiu-jitsu, judô, kickboxing, boxe, dentreoutras), além das modalidades adaptadas para pessoas com deficiência.

Em apenas dois anos, os atletas do Esporte Cidadão se destacaram nos Jogos Regionais, em 2010, acidade ficou em 5º lugar na classificação geral. Já em 2011, subiu duasposições e assumiu o 3º lugar. Além de exportar atletas para equipes profissionais, como é o caso de Jackeline.

Júlio Marcondes

Comentários