Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Municípios intensificam campanha contra a dengue

Por Ana Paula Timóteo | 12/01/2012

dengue

Arquivo Jornal Na NetEvite o acúmulo de água

A vigilância epidemiológica dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra intensificam nessa época do ano, devido ao aumento da chuva, as campanhas de prevenção ao contágio da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A doença é um dos principais problemas de  saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente.

O Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue, foi criado na cidade de São Paulo no ano de 1985 e tem por objetivo reduzir a incidência de casos da doença, principalmente evitar o contágio da dengue hemorrágica, versão mais grave da enfermidade. 

Itapecerica da Serra registrou no ano passado 39 casos suspeitos, desse total 20 foram confirmados. Em 2012, existem 3 casos a serem confirmados. Segundo informações do Diretor de Vigilância Epidemiológica de Itapecerica e Taboão, Milton Parron. 

Nenhum registro é autóctone, ou seja, quando o contágio ocorre por foco transmissor na cidade. Os casos são conhecidos como importados, que é quando a pessoa é infectada em outro município. “Quando descobrimos que uma pessoa ficou doente, fazemos um mapa epidemiológico e investigamos onde o indivíduo acha que foi picado pelo mosquito, e os lugares em que esteve nos últimos dias.” 

Um dos motivos para a cidade apresentar poucos casos se deve a localidade, clima e vegetação do município. “É um local alto, com clima ameno e muito arborizado, fica mais difícil a proliferação dos mosquitos nessa situação”, explica Parron. 

Já a cidade vizinha, Taboão da Serra, apresentou um número bem maior. Conforme dados informados pelo funcionário da vigilância epidemiológica da cidade, Jauber Paulo de Oliveira foram recebidas 230 notificações no ano de 2011. 77 deles foram confirmados, 49 novos casos foram de focos na cidade, outros 28 foram contraídos em outro município. Neste ano, apenas um caso está sob suspeita na cidade. 

Segundo dados do coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan, Embu das Artes foi o município da região que mais teve pessoas contagiadas pela doença, foram 393 casos, dos quais só foram confirmados 143. Desses, 93 casos foram originados em Embu das Artes, enquanto 33 vieram de fora e 17 continuam em investigação. 

Parron relata que os números de casos de infecção tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente no carnaval, quando as pessoas viajam, e as casas ficam vazias e não se tem continuidade nos cuidados de prevenção. 

Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra possuem equipes habilitadas que percorrem as casas dos munícipes e faz vistorias a procura de focos do mosquito transmissor. Todas as pessoas que apresentarem sintoma de contágio devem acionar a equipe de controle de zoonoses e imediatamente procurar as Unidades Básicas de Saúde do bairro, que são capacitados para fazer o diagnóstico, que demora cerca de duas semanas para ficar pronto. 

Veja os sintomas da dengue: 
• Febre alta 
• Dor de cabeça 
• Dor atrás dos olhos 
• Dor no corpo e nas juntas 
• Manchas vermelhas pelo corpo 

A principal ação para evitar o contágio da dengue, é não permitir que o mosquito se reproduza, para isso não deixe que acumule limpa e água parada, é muito importante tomar cuidado para não permitir que objetos do dia a dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. 

As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e limpas. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas. 

Com informações da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes

Edna

Parabéns também, a secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, que executa a colheita dos pneus inservíveis no Municipio, tendo à disposição vários pontos de coleta.

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

22/05/2017

Mais de cem pessoas são atendidas no Mutirão da Saúde em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo e Autarquia Municipal de...

19/05/2017

Vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe segue até o dia 26 de maio em todo o Estado de...

17/05/2017

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros tomam remédio por conta própria

Quando você sente dor ou mal estar, qual a primeira coisa que faz? Para 68% dos brasileiros a...

13/05/2017

Dia da vacina contra o vírus H1N1 acontece nesse sábado, 13 em Taboão

Sábado, 13, é o dia “D” da campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1 nas treze UBS -...

10/05/2017

Fechamento de Farmácia Popular prejudica pacientes de baixa renda

A partir deste mês, os pacientes de baixa renda ou que dependem de medicamentos importantes que...

09/05/2017

Vacinação reduz a mortalidade em pacientes com doença pulmonar crônica

Com a chegada do outono, termômetros registram temperaturas mais baixas e o período de seca...

04/05/2017

Vereador Luiz do Depósito cobra que Ney Santos cumpra promessa e reabra PS Vazam

O vereador Luiz do Depósito (PMDB) anunciou na sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.