Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Municípios intensificam campanha contra a dengue

Por Ana Paula Timóteo | 12/01/2012

dengue

Arquivo Jornal Na NetEvite o acúmulo de água

A vigilância epidemiológica dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra intensificam nessa época do ano, devido ao aumento da chuva, as campanhas de prevenção ao contágio da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A doença é um dos principais problemas de  saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente.

O Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue, foi criado na cidade de São Paulo no ano de 1985 e tem por objetivo reduzir a incidência de casos da doença, principalmente evitar o contágio da dengue hemorrágica, versão mais grave da enfermidade. 

Itapecerica da Serra registrou no ano passado 39 casos suspeitos, desse total 20 foram confirmados. Em 2012, existem 3 casos a serem confirmados. Segundo informações do Diretor de Vigilância Epidemiológica de Itapecerica e Taboão, Milton Parron. 

Nenhum registro é autóctone, ou seja, quando o contágio ocorre por foco transmissor na cidade. Os casos são conhecidos como importados, que é quando a pessoa é infectada em outro município. “Quando descobrimos que uma pessoa ficou doente, fazemos um mapa epidemiológico e investigamos onde o indivíduo acha que foi picado pelo mosquito, e os lugares em que esteve nos últimos dias.” 

Um dos motivos para a cidade apresentar poucos casos se deve a localidade, clima e vegetação do município. “É um local alto, com clima ameno e muito arborizado, fica mais difícil a proliferação dos mosquitos nessa situação”, explica Parron. 

Já a cidade vizinha, Taboão da Serra, apresentou um número bem maior. Conforme dados informados pelo funcionário da vigilância epidemiológica da cidade, Jauber Paulo de Oliveira foram recebidas 230 notificações no ano de 2011. 77 deles foram confirmados, 49 novos casos foram de focos na cidade, outros 28 foram contraídos em outro município. Neste ano, apenas um caso está sob suspeita na cidade. 

Segundo dados do coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan, Embu das Artes foi o município da região que mais teve pessoas contagiadas pela doença, foram 393 casos, dos quais só foram confirmados 143. Desses, 93 casos foram originados em Embu das Artes, enquanto 33 vieram de fora e 17 continuam em investigação. 

Parron relata que os números de casos de infecção tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente no carnaval, quando as pessoas viajam, e as casas ficam vazias e não se tem continuidade nos cuidados de prevenção. 

Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra possuem equipes habilitadas que percorrem as casas dos munícipes e faz vistorias a procura de focos do mosquito transmissor. Todas as pessoas que apresentarem sintoma de contágio devem acionar a equipe de controle de zoonoses e imediatamente procurar as Unidades Básicas de Saúde do bairro, que são capacitados para fazer o diagnóstico, que demora cerca de duas semanas para ficar pronto. 

Veja os sintomas da dengue: 
• Febre alta 
• Dor de cabeça 
• Dor atrás dos olhos 
• Dor no corpo e nas juntas 
• Manchas vermelhas pelo corpo 

A principal ação para evitar o contágio da dengue, é não permitir que o mosquito se reproduza, para isso não deixe que acumule limpa e água parada, é muito importante tomar cuidado para não permitir que objetos do dia a dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. 

As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e limpas. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas. 

Com informações da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes

23/10/2017

Semana de combate ao Aedes aegypti mobiliza mais de 210 mil instituições

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e...

20/10/2017

Mutirão de Castração realizou 151 procedimentos em cães e gatos de Taboão

Um mutirão de castração realizado pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, no Centro de...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

16/10/2017

Luzia Aprígio realiza 7ª campanha Outubro Rosa em Taboão da Serra

Em adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, pelo sétimo ano consecutivo, Luzia Aprígio...

13/10/2017

Alunas de Massoterapia realizam atividade com o público

Visando colocar em prática todo o conteúdo das aulas, a Escola de Moda, Beleza e Estética do...

13/10/2017

Vereadoras de Taboão se unem em alerta contra o Câncer de Mama

As quatro vereadoras de Taboão da Serra se uniram em apoio a campanha contra o Câncer de Mama. A...

06/10/2017

Prefeitura realizou palestras sobre a prevenção e conscientização do câncer

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria dos Direitos...

04/10/2017

Coordenadoria dos Direitos da Mulher realiza palestra sobre Prevenção ao câncer

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, irá realizar nesta quinta-feira, 5, uma palestra sobre...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até domingo (29) governos,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.