Missa e Folia de Reis encerram festejos natalinos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 10/01/2012

O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres estava lotado quando o Grupo Folia de Reis Gonçalves adentrou à igreja, anunciado pelo Padre Alberto Gambarini, que celebrou a Missa em meio a muita emoção dos presentes, no último dia 7 de janeiro.

Em 2012, a Folia de Reis Gonçalves de Itapecerica da Serra, presidida pelo Senhor José Honório, completa 111 anos.

Após a missa, os foliões saíram em cortejo até o Espaço Cultural do Parque Paraíso, onde foi servido um delicioso arroz tropeiro aos convidados, e a Folia deu continuidade às rezas e cantos, que marcam o final das festas natalinas.

A Folia de Reis está no calendário oficial da cidade por se tratar de um evento cultural e religioso de muita tradição. É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico no Natal, trazido ao Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas em muitas regiões do país.

A Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Itapecerica da Serra apoiou mais esta manifestação da cultura popular do município. Além da grande presença de público, também estiveram presentes e prestigiaram o evento a coordenadora Kátia Trindade e o secretário de Cultura Paulo Flamingo.

“A Folia de Reis mantém uma rica tradição religiosa em nosso município”, destacou o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

Comentários