Taboão da Serra aprova Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 9/01/2012

A cidade de Taboão da Serra já tem o seu Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que abrange as questões do lixo (resíduos sólidos), divididos em:
Resíduos Domiciliares: são aqueles gerados nas residências e sua composição é bastante variável sendo influenciada por fatores como localização geográfica e renda familiar. Porém, nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários (papel higiênico, por exemplo), papel, plástico, vidro, etc.

Resíduos Comerciais: são aqueles produzidos pelo comércio em geral. A maior parte é constituída por materiais recicláveis como papel e papelão, principalmente de embalagens, e plásticos, mas também podem conter restos sanitários e orgânicos.

Resíduos Públicos: são aqueles recolhidos nas vias públicas, praças, jardins, galerias, áreas de realização de feiras e outros locais públicos. Sua composição é muito variada dependendo do local e da situação onde é recolhido, podem conter: folhas de árvores, galhos e grama, animais mortos, papel, plástico, restos de alimentos, etc.

Resíduos de Serviços de Saúde: são aqueles gerados nas atividades empreendidas nas unidades de saúde do município, públicas e privadas, incluídas as clínicas veterinárias e farmácias, que foram gerados nos procedimentos afins, devendo ser separados na origem, dos demais resíduos domésticos também produzidos nestes locais.

Esse plano faz parte da política de coleta de lixo emplementada pela Prefeitura de Taboão da Serra, recentemente destacada pela Revista Veja, já que pesquisa publicada na edição 2241, de 2 de novembro de 2011 atesta que Taboão tem 99% dos domicílios atendidos pela coleta de lixo, sendo a segunda cidade do país com o melhor serviço nessa área.

O plano foi elaborado pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, depois de diversas discussões da política de saneamento da cidade.

O Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos está auxiliando, inclusive na elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Esse projeto levantou, por exemplo, que a cidade produz cerca de 7 mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês. 

Você pode consultar o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos na Íntegra no site da Prefeitura de Taboão da Serra: www.taboaodaserra.sp.gov.br 

Comentários