Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Prisões, crise e fraude marcaram 2011 em Taboão e região

Por Sandra Pereira | 28/12/2011

eloi2

Arquivo Jornal na NetPrisão dos 23 acusados marcou o ano de 2011 em Taboão e região

A crise política sem precedentes deflagrada em Taboão da Serra após a prisão em flagrante de Márcio Carra, acusado de dar baixas em tributos retirando-os do sistema da prefeitura, onde era funcionário que culminou na prisão de 25 pessoas, incluindo vereadores e secretários municipais, feitas durante a Operação Cleptocracia - Governo de ladrões – pela Polícia Civil, fez garantiu a 2011 o título de ano intenso na história da cidade. Foram seis meses de verdadeiro terror no meio político quase diariamente bombardeado por denúncias de corrupção. Em 2012 o reflexo dessa crise ficará mais evidente na corrida eleitoral. Houve quem apostasse na queda do prefeito Evilásio Farias (PSB), mas surpreendendo a todos ele conseguiu permanecer no cargo, vencendo até mesmo a ameaça de impeachment aberto pela Câmara Municipal. A reportagem do Jornal na Net acompanhou de perto os principais fatos e a sua repercussão na cidade (Relembre Aqui, Aqui,, Aqui, Aqui,e Aqui.

A descoberta da rede da corrupção que fraudava o IPTU e outros tributos em Taboão da Serra repercutiu na região e em todo o País. Os moradores se dividiram entre indignados, revoltados e inconformados por ver que a cidade estava jogada na lama da corrupção. Na região o temor de que houvesse prisões de políticos, como ocorreu em Taboão, tomou o inconsciente das pessoas e motivou verdadeiras ondas de boatos, como aconteceu em Itapecerica da Serra durante as investigações do esquema de botas-fora.

A fraude do IPTU de Taboão provocou uma transformação no quadro político da cidade, mexeu com a população e concretamente evidenciou a fragilidade no sistema de gerenciamento do pagamento de tributos, como demonstrou a CEI criada para apurar a fraude que trabalhou por mais de 200 dias e sequer produziu um relatório parcial.

Mas, 2011 também foi marcante para Itapecerica da Serra. A cidade mãe teve de enfrentar um dos maiores problemas da atualidade: a prática de botas-fora. Para tanto a prefeitura criou normas dificultando o acesso de caminhões de entulho. Entretanto, a ação mais forte veio da polícia, após a divulgação de um CD denúncia onde um ex-assessor do vereador João Miranda detalha o esquema de funcionamento dos botas-fora na cidade. O Ministério Público também entrou na briga para barrar o problema.

Itapecerica também vivenciou ao longo de 2011 a maior crise no abastecimento de água na história da cidade. A população de vários bairros enfrentou semanas de interrupção no fornecimento. Os moradores se mobilizaram fizeram vários protestos e conseguiram chamar a atenção da Sabesp para o problema, que ainda não foi solucionado plenamente.

Também em 2011 Embu se tornou oficialmente das Artes, após plebiscito e aprovação pela assembléia legislativa o município adotou o sobrenome pelo qual já é mundialmente conhecido. De Embu das Artes saiu à liderança de várias ações visando o desenvolvimento regional em diferentes áreas e de forma integrada nas seis cidades que formam o Conisud.

Na terra das Artes o maior desafio do ano foi à reformulação do Plano Diretor que acabou sendo barrada na Justiça em razão da mobilização dos ambientalistas da cidade que estão insatisfeitos com a proposta apresentada pela prefeitura.

Para lembrar como 2011 foi marcante na região a equipe do Jornal na Net preparou uma retrospectiva dos fatos mais marcantes do ano na região, começando por Taboão da Serra, passando por Embu até chegar em Itapecerica. Ao longo de 2011 mantivemos o nosso compromisso de informar com qualidade. Queremos renová-lo para os próximos anos, mantendo sempre a parceria firme com nossos leitores e sendo cada vez mais o seu site de notícias da região.

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Decreto anula nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

O governo publicou na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União a...

22/02/2018

Jorge Costa cumpre com o dissídio dos servidores de Itapecerica da Serra

O prefeito Jorge Costa convocou nesta quarta-feira (21), uma reunião no Ginásio Municipal de...

21/02/2018

Sessão solene festiva marcou comemoração dos 59 anos de Taboão

O aniversário de 59 anos de emancipação Político-Administrativa de Taboão da Serra foi celebrado...

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

07/02/2018

Vereador Onishi comemora lei do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violênc

O prefeito Fernando Fernandes sancionou o projeto de lei que determina a concessão de auxílio...

07/02/2018

Vereadores de Taboão aprovam nomes que vão receber medalha 19 de Fevereiro

Na volta do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, os vereadores de Taboão da Serra...

06/02/2018

Temer vê dificuldade em aprovar reforma da Previdência depois de fevereiro

O presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar discutindo a reforma da Previdência...

06/02/2018

TCE aprova contas de Cido e Nóbrega na presidência da Câmara de Taboão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira, 6, as contas dos ex-presidentes...

03/02/2018

PT de Embu expulsa vereador Doda; ele alega sofrer perseguição política

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes decidiu em votação unânime,...

25/02/2018

Embu está entre as cidades que Sabesp vai contratar através de concurso

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai divulgar a abertura de edital...

25/02/2018

Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de hoje

A partir de hoje (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão...

25/02/2018

Termina nesta quarta-feira prazo para inscrição no Projovem

Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para inscrição de jovens entre 18 e 29 anos que...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.