Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Chico Brito participa e é homenageado na 1ª formatura da ETEC

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/12/2011

etec

DivulgaçãoAlunos da ETEC homenageam prefeito Chico Brito

Muita alegria marcou a formatura da primeira turma de técnicos de Contabilidade, Secretariado, Redes de Computadores, Logística e Informática da ETEC – Escola Técnica Estadual – de Embu das Artes. A cerimônia coroou um ano e meio de cursos, formando profissionais que eram esperados ansiosamente pelo mercado de trabalho, não só da região e contou com a participação do prefeito Chico Brito, que foi um dos principais lutadores pela Escola, além dos pais e familiares de todos os formandos.

Participaram da cerimônia, a diretora geral da ETEC , Lívia Martins Arruda, a diretora administrativa Carmem Eliana da Silva e de serviços acadêmicos Kênia Christine, o coordenador pedagógico Francisco Saenz e o diretor da ETEC de Cotia, Hélio Pessolato e os coordenadores de todos os cursos da escola. Izulena Almeida (Secretariado), Wagner Gusmão (Redes de Computadores) Paulo (Contabilidade), Graziela (Ensino Médio), e Vinícius Vasconcelos (Logística).

O prefeito Chico Brito fez questão de participar, com muita alegria, da primeira formatura da ETEC que considerou um dia histórico. Pois segundo ele, não foi apenas a formatura da primeira turma da ETEC, mas também a primeira da história de construção da ETEC de Embu das Artes, respondendo à uma necessidade solicitada pelo empresariado local, desde quando foi aprovada a lei que obriga a contratar 70% de funcionários de Embu.

O prefeito lembrou de quando procurou o Governo do Estado para fazer uma parceria para construir a Escola, sabia que nem prefeitura, nem o Estado sozinhos poderiam fazer a escola. Brito lembrou que teve de negociar o próprio terreno, que pertenciam ao Fórum e à OAB, organização dos advogados de Embu das Artes. E que além disso foi uma luta para conseguir reverter as verbas do FUMEFI (Fundo Metropolitano de Investimento) que só eram destinadas para obras de infraestrutura (como canalização de córregos, pavimentação, etc) para a construção da ETEC, e que ainda parte dos funcionários são da Prefeitura de Embu das Artes. “Tudo isso foi muito difícil conseguir. Mas conseguimos! Se não tivéssemos conseguido, nós não estariamos aqui hoje. Vocês são vitoriosos!” - disse

O prefeito agradeceu tanto aos professores e alunos como também aos pais por propiciarem e apoiarem seus filhos nessa formação. “Porque não é fácil! E esses jovens sabem que sem o apoio de vocês, muitos sacrificando até o próprio futuro para eles se formarem, não seria possível chegar até aqui” – afirmou.

Chico Brito lembrou que por ser criado por um centro de excelência, grande parte da turma já tem sinalização de emprego mesmo antes de se formarem e que serão absorvidos pelo mercado de trabalho mais rápido do que imaginam. “Nossa região que sempre foi considerada periferia da periferia, hoje podemos nos orgulhar de termos uma escola técnica de qualidade na região que os empresários sabem que encontrarão nesses jovens mão de obra qualificada pra tocar qualquer empreendimento na nossa cidade.” E lembrou que a ETEC de Embu das Artes é uma das mais concorridas do Estado e deram iníciu a uma formação de alto nível.”

Durante a formatura também falaram, além da diretora, o coordenador do curso Francisco Saenz, os oradores e paraninfos de cada turma. O paraninfo da turma de Logística, Waldiney Teodózio, recomendou a todos os alunos que agora o futuro deles e por isso devem ter “atitude”. A diretora Lívia Arruda foi homenageada, assim como vários professores, coordenadores de curso e os pais de todos os alunos que estavam presentes. Muito aplaudida também foi a aluna cadeirante de secretariado, Fernanda Santana de Souza que concluiu o curso superando suas limitações.

A diretora da ETEC de Embu das Artes, Lívia Arruda, leu emocionada a Moção de Aplauso que recebeu da Câmara de Vereadores de Embu das Artes pela realização da 1º Feira de Tecnologia da ETEC e pediu desculpas por eventuais erros e por todas as dificuldades que teve não só com a Escola, ainda sendo implantada, com os problemas de energia, com a apresentação dos trabalhos de conclusão de cursos, problemas que foram superados pela capacidade dos próprios alunos segundo ela. “Hoje é um dia de muita alegria. Mais uma etapa de nossa vida, que Deus nos proporcionou. Temos que agradecer a ele que nunca nos abandonou e esteve sempre presente.” - concluiu

Arney Barcelos

18/10/2017

Inscrições para cursos gratuitos por ensino à distância são abertas em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com...

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

29/09/2017

Inscrições abertas para cursos do SENAC em parceria com a Prefeitura de Taboão

Uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

19/10/2017

Embu recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento

No próximo domingo (22/out), o Teatro Popular Solano Trindade recebe o espetáculo de dança...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.