Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores do Jd Pelúcio em Itapecerica estão sem água há meses

Por | 19/12/2011

manifestacao

Karen SantiagoMoradores clamam por água em suas residências

O descontentamento com a Sabesp é crescente em Itapecerica da Serra. O motivo é a freqüência que falta água nas torneiras das residências dos moradores de diversos bairros do município, entre eles, o Jardim Pelúcio (Distrito do Jacira). São meses com a torneira seca, segundo eles. Os que mais sofrem sem o líquido são os moradores que residem no ponto mais alto da rua, “a água não tem força (pressão) para encher a caixa d’ água quando chega de madrugada”, frisaram.

A situação tornou-se crítica no bairro há exatos cinco meses. De acordo com os moradores, a água que abastecia as residências da bomba que era localizada na rua Agenor Vieira, já não é mais suficiente, uma vez, que foi mudada de local. “A falta de água começou depois que mudaram a bomba para a rua Solimões. Antes nunca tínhamos passado por isso”, comentou a moradora, de 22 anos do local, Maria Aparecida dos Santos.

Em depoimento comovente e demonstrando o que a falta de água constante pode causar na vida dela e dos demais moradores, Maria Aparecida contou que reza a Deus para a água da chuva cair, enquanto muitos rezam para parar, por causa dos estragos que ela proporciona. E é essa água que é utilizada por ela (após ser coada) para fazer a refeição, lavar louça, roupa, tomar banho e até beber.

“Preparei um colhedor de água da chuva. Coloquei essa calha grudada no telhado para ela cair diretamente na máquina de lavar e nos baldes. Coou, fervo e preparo a água para utilizá-la. Vou correr atrás com advogados, Ministério Público, porque sem água não da prá viver”, frisou.

Uma manifestação de cerca de 200 moradores fechou a rua Agenor Vieira da Silva, no último sábado dia 17 de dezembro. Eles querem cobrar da Sabesp que o problema seja resolvido definitivamente e que a bomba seja instalada novamente no mesmo local de antes, pois abastecia os Jardins Pelúcio e Oliveiras.

Segundo Soares a Sabesp alega que existe oscilação de energia que acaba travando o buster da bomba.“Enfrentam a falta de água os moradores das ruas João Pedro de Andrade, Agenor Vieira, Gilmar Viana, José Trape, Antônio Pio e Viela Viana”, pontuou.

De acordo com ele e alguns moradores o caminhão pipa da empresa contratada pela Sabesp entrega uma, ou duas vezes por semana água nas residências, mas a situação que só se agrava, está causando até “brigas, conflitos entre os moradores, por causa do líquido que o caminhão distribui”, comentou.

A falta de água que se arrasta por mais de cinco anos, somente de madrugada ela chega, mas não dá conta de abastecer todas as residências, não deixa de gerar contas a pagar. Isso mesmo, os moradores continuam recebendo suas contas em dia, mas não desfrutam do abastecimento / serviço, já que não contam com água em suas torneiras.

manifestacao1

Moradora mostra contas de água pagas


“Recebo todo o mês a conta, mas pago o ar, porque se quiser utilizar a água, preciso acordar de madrugada, ela dura pouco tempo e minutos depois vai embora. Não está adiantando nem acordar no horário que ela chega”, disseram os moradores, entre eles, Maria Alda de 45 anos.

Os moradores enfrentam os mesmos problemas diários sem uma gota de água. “Os balde de roupas sujas estão cheios, caixas de água vazias. Não tem água nem para beber. O sofrimento é grande. Quem tem a opção de tomar banho no serviço, ou lavar roupa em outro local, ainda se livra do acumulo que a falta de água proporciona”, comentou Jaqueline.

manifestacao2

Caixa d' água vazia


Vazamentos na rede de água, canos quebrados e buracos sem asfalto depois do conserto são alguns dos principais problemas causados pela empresa em ruas e avenidas das cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

O contrato celebrado entre a empresa e o município mantém a Sabesp na cidade estabelecendo como contrapartida o repasse a administração dos custos com o transbordo cuja previsão é de R$ 6 milhões.

O governador Geraldo Alckmin assinou, na semana passada, contratos que autorizam a Sabesp a continuar prestando serviços de saneamento nos municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Com a assinatura, a Sabesp fica autorizada a continuar a prestação de serviços de saneamento nestes municípios pelos próximos 30 anos. (Aqui)

A reportagem do Jornal na Net tentou entrar em contato com a Sabesp, por e-mail, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno dos questionamentos.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.