Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores do Jd Pelúcio em Itapecerica estão sem água há meses

Por Karen Santiago | 19/12/2011

manifestacao

Karen SantiagoMoradores clamam por água em suas residências

O descontentamento com a Sabesp é crescente em Itapecerica da Serra. O motivo é a freqüência que falta água nas torneiras das residências dos moradores de diversos bairros do município, entre eles, o Jardim Pelúcio (Distrito do Jacira). São meses com a torneira seca, segundo eles. Os que mais sofrem sem o líquido são os moradores que residem no ponto mais alto da rua, “a água não tem força (pressão) para encher a caixa d’ água quando chega de madrugada”, frisaram.

A situação tornou-se crítica no bairro há exatos cinco meses. De acordo com os moradores, a água que abastecia as residências da bomba que era localizada na rua Agenor Vieira, já não é mais suficiente, uma vez, que foi mudada de local. “A falta de água começou depois que mudaram a bomba para a rua Solimões. Antes nunca tínhamos passado por isso”, comentou a moradora, de 22 anos do local, Maria Aparecida dos Santos.

Em depoimento comovente e demonstrando o que a falta de água constante pode causar na vida dela e dos demais moradores, Maria Aparecida contou que reza a Deus para a água da chuva cair, enquanto muitos rezam para parar, por causa dos estragos que ela proporciona. E é essa água que é utilizada por ela (após ser coada) para fazer a refeição, lavar louça, roupa, tomar banho e até beber.

“Preparei um colhedor de água da chuva. Coloquei essa calha grudada no telhado para ela cair diretamente na máquina de lavar e nos baldes. Coou, fervo e preparo a água para utilizá-la. Vou correr atrás com advogados, Ministério Público, porque sem água não da prá viver”, frisou.

Uma manifestação de cerca de 200 moradores fechou a rua Agenor Vieira da Silva, no último sábado dia 17 de dezembro. Eles querem cobrar da Sabesp que o problema seja resolvido definitivamente e que a bomba seja instalada novamente no mesmo local de antes, pois abastecia os Jardins Pelúcio e Oliveiras.

Segundo Soares a Sabesp alega que existe oscilação de energia que acaba travando o buster da bomba.“Enfrentam a falta de água os moradores das ruas João Pedro de Andrade, Agenor Vieira, Gilmar Viana, José Trape, Antônio Pio e Viela Viana”, pontuou.

De acordo com ele e alguns moradores o caminhão pipa da empresa contratada pela Sabesp entrega uma, ou duas vezes por semana água nas residências, mas a situação que só se agrava, está causando até “brigas, conflitos entre os moradores, por causa do líquido que o caminhão distribui”, comentou.

A falta de água que se arrasta por mais de cinco anos, somente de madrugada ela chega, mas não dá conta de abastecer todas as residências, não deixa de gerar contas a pagar. Isso mesmo, os moradores continuam recebendo suas contas em dia, mas não desfrutam do abastecimento / serviço, já que não contam com água em suas torneiras.

manifestacao1

Moradora mostra contas de água pagas


“Recebo todo o mês a conta, mas pago o ar, porque se quiser utilizar a água, preciso acordar de madrugada, ela dura pouco tempo e minutos depois vai embora. Não está adiantando nem acordar no horário que ela chega”, disseram os moradores, entre eles, Maria Alda de 45 anos.

Os moradores enfrentam os mesmos problemas diários sem uma gota de água. “Os balde de roupas sujas estão cheios, caixas de água vazias. Não tem água nem para beber. O sofrimento é grande. Quem tem a opção de tomar banho no serviço, ou lavar roupa em outro local, ainda se livra do acumulo que a falta de água proporciona”, comentou Jaqueline.

manifestacao2

Caixa d' água vazia


Vazamentos na rede de água, canos quebrados e buracos sem asfalto depois do conserto são alguns dos principais problemas causados pela empresa em ruas e avenidas das cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

O contrato celebrado entre a empresa e o município mantém a Sabesp na cidade estabelecendo como contrapartida o repasse a administração dos custos com o transbordo cuja previsão é de R$ 6 milhões.

O governador Geraldo Alckmin assinou, na semana passada, contratos que autorizam a Sabesp a continuar prestando serviços de saneamento nos municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Com a assinatura, a Sabesp fica autorizada a continuar a prestação de serviços de saneamento nestes municípios pelos próximos 30 anos. (Aqui)

A reportagem do Jornal na Net tentou entrar em contato com a Sabesp, por e-mail, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno dos questionamentos.

dailza

parabens meu vereador vc sim é um vereador presente isto que faz a confiança sempre votarei em vc eu sou prova de uma grande nessecidade quando precisei vc me ajudou e muito . agora vou so pedi a deus que vc seja muito feliz e continui sendo este vereador maravilhoso que vc sempre foi e serar. sabem quem é o professor jonas feijó o homem da luta . que o senhor abençoi vc sempre .

marcos

População é melhor deixar do jeito que está, quem muito fala nada faz, não vamos esquecer o soares que tanto critica o Jonas, na ultima eleição pediu voto pra um tal de Edgar Cruz que trabalha na prefeitura e nunca apareceu no Santa Júlia então sr. soares seria melhor o sr. apoiar o vereador do bairro se realmente você quer o bem da população local.

SAULO TROLEZI

SOU MORADOR DO SANTA JULI HA 27 ANOS LEMBRO QUANDO O JARDIM PELÚCIU ERA SÓ MATO ACOMPANHEI O CRECIMENTO DA REGIÃO E VARISO VEREADORES PROMETERÃO MELHORIAS MAS NINGUEM FEZ NADA, HOJE GRAÇAS AO VEREADOR JONAS FEIJÓ HA REJIÃO TEM 90% DAS RUAS ASFALTADA COM CALÇADAS E CINALISAÇÕES DUAS CRECHES NOVAS UM POSTO DE SAUDE NOVINHO SE FOSSE TÃO FACIL FAZER TUDO ISSO POR QUE NINGUEM FEZ ANTES????????? O MINITÉRIO PUBLICO MANDOU TIRAR 150 CASAS NO JARDIM PELUCIO NÃO VI A CARA DESSE TAL DE SOARES NA MANIFESTAÇAO,PARTICIPEI DE TODAS AS REUNIOES PRA MELHORIA DA REGIÃO E TAMBEM NÃO VI ESSE TAL DE SOARES FALAR DO VEREADO É FACIL DIFICIL É SER ELE,HEI SOARES PARE DE PEGAR CARONA E COMECE A ANDAR COM SUAS PROPRIAS PERNAS ASSIM QUEM SABE UM DIA VOCE PODE TENTAR SAIR CANDIDATO HA VEREADOR JA QUE VOCE SÓ APOIA OS CANDIDATOS DE FORA, SAIA CANDIDATO E VAMOS VER SE VOCE VAI FASER ALGUMA COISA.

alison rogerio

coisas deste tipo me causa revolta,vivo a realidade,relato compropriedade todos estes problemas,ninguem resolve nada,e o povo se obriga a sair de madrugada pra trabalhar sem iluminaçao publica pegar onibus de pessima qualidade e ainda ficar sem agua,estes ,nem sequer ouve o trabalhador....

Silmara

AGRADEÇO AO JORNAL NA NET E TAMBÉM AO SOARES PELO APOIO,QUANDO MUITOS FECHAM OS OLHOS PARA OS PROBLEMAS DO POVO,DEUS SEMPRE COLOCA ALGUÉM PARA LUTAR COM A GENTE,E O SOARES TEM SIDO ESSA PESSOA,QUE FALA PELA POPULAÇÃO E QUE ESTÁ SEMPRE ATENTO AOS DESAFIOS QUE TEMOS PASSADO.CADÊ OS GRANDÕES QUE OCUPAM O GABINETE DA PREFEITURA...EM ÉPOCA DE ELEIÇAO ELES LEBRAM DO POVO DO JD PELÚCIO.É UMA VERGONHA EM PLENO SÉCULO 21 ONDE TUDO ESTÁ EM PERFEITO DESENVOLVIMENTO,CHEGAR EM CASA E NÃO TER NEM ÁGUA PARA TOMAR UM BANHO,AGORA MESMO A ÁGUA ESTA ESQUENTANDO.

EDINHO

VERGONHOSO O QUE PODEMOS PRESENCIAR AQUI! SENHORES NÃO PODEMOS NESSE MOMENTO DE LUTA NOS DESVIAR NOSSAS REENVINDICAÇÕES QUE É O BÉM DO BAIRRO,POIS A SOCIEDADE ESTA CALEJADA DE PAPAGAIOS DE PIRATAS QUE NÃO LUTA COM O POVO.SOARES AGRADEÇO DESDE JA SUA LUTA PELA COMUNIDADE LOCAL E PODE TA CERTO DE QUE IREMOS VENCER, ESSA E MAIS REEVINDICAÇÕES.IREMOS LEVANTAR A BANDEIRA DA LUTA PARA COM NOSSO BAIRRO!

cesar

Sr.soares logo o Sr. falando de pessoas q querem tirar fotos sendo q a sua pessoa tem tirado fotos em diversos predios publicos dizendo q vc solicitou a obra , faça me um favor pare de falar da vida alheia e tome conta da sua

soares

AGRADECEMOS AO JORNAL NA NET PELO APOIO JA QUE AS AUTORIDADES NÃO SE PREOCUPAM COM SITUAÇÃO DOS MORADORES DE NOSSO BAIRRO MAS NA HORA DE BATER FOTO E DISTRIBUIR CALENDARIOS COM SUAS IMAGENS E PENSÃO QUE ESTÃO FAZENDO UM GRANDE FAVOR ,OS MORADORES LUTAM AI VEM O BONITO FAZER MÉDIA ACHA QUE SOMOS TROXA OLHO ABERTO POPULAÇÃO

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.