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I FETEC de Embu das Artes, em parceria com a Prefeitura, foi um sucesso

Por Outro autor | 16/12/2011

fetec

DivulgaçãoEm parceria com a prefeitura Feira de Tecnologia é realiza em Embu

Mais de 800 pessoas foram conferir a I FETEC – Feira Tecnológica da ETEC de Embu das Artes, em que os primeiros formandos da Escola, apresentaram seus trabalhos de conclusão dos cursos técnicos de Informática, Secretariado, Logística, Redes de Computadores e Contabilidade. Foram 26 stands apresentando os projetos, além de palestras e shows realizados na sede da escola, no Parque Industrial.
 
A organização da FETEC foi toda feita por uma equipe de alunos de Logística e Secretariado, sob a supervisão do professor Waldiney Teodózio, coordenador do curso de Logística. Alef Miranda, Giselle dos Reis, Martinha Alves e Rafael Savino foram os criadores e executores do projeto, do layout, organização e apresentação para a Prefeitura de Embu das Artes e todas as empresas, para solicitar apoio e patrocínio.
 
O professor Teodózio responsável pela Feira, disse que as metas eram que os formandos se concentrassem nas necessidades de Embu das Artes em seus trabalhos, para propor melhorias para a comunidade, além de ser um exercício dos próprios cursos:

“Além de divulgar os trabalhos finais dos formandos, a própria Feira já é uma experiências de trabalho dos próprios formandos, que organizaram conforme suas próprias concepções e atuação e com o objetivo de atender às necessidades das empresas e da comunidade”. – afirmou o professor. Segundo ele, a Prefeitura de Embu das Artes foi a principal parceira do evento, emprestando os gradis para separar os stands e ajudando na instalação elétrica da Feira.  “Sem essa parceria da Escola, dos alunos, da prefeitura e a comunidade, a Feira não seria possível.” – concluiu.
 
Rafael Savino disse que um dos objetivos da Feira foi preparar alunos para a nova configuração econômica e empresarial de Embu das Artes e “superar o pré-conceito de que Logística é só transporte, carga e descarga, e etc”. Outro organizador, Alef Miranda, afirmou que na organização do Evento foram aplicados todos os processos aprendidos no curso:  “Existem paradigmas entre a Logística e qualquer outra prestação de serviços. Pois nossa tarefa é otimizar tempo, local, transporte, sequências de processos, e melhorar a qualidade e eficiência” – destacou.
 
Todos os trabalhos apresentados enfocam algumas das principais necessidades de  Embu das Artes e região como: estudo sobre a importância visual das secretárias (enfocando não só a vestimenta , postura e maquiagem, como também o visual do ambiente de trabalho; um estudo logístico dos acessos da BR116 à Embu das Artes; uma rede social de conhecimento (a “Tree”,  para unificar e integrar pequenas comunidades  empresariais, escolares, institucionais, etc.);   um  estudo logístico de gestão hospitalar de armazenagem de medicamentos no Pronto Socorro de Embu; um estudo de caso de Alteração Contratual de transformação da empresa Klaus Kiessling Informática M.E. em restaurante (da Contabilidade); um estudo sobre a Comunicação Organizacional (Grupo Águia); um sistema de “virtualização de servidores”; uma publicação para contadores profissionais , o  “Informativo Contábil”;   um estudo sobre a ausência de homens nos cursos de secretariado (patrocinado pelo SinSESP – Sindicato dos Secretários do Estado de São Paulo) ; um estudo de logística reversa da COOPERMAPE; um estudo sobre a importância da “Contabilidade Gerencial”; estudos contábeis sobre as OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público); sobre os “MEI” (microempreendedores  individuais);
 
Muitos trabalhos, embora não sejam totalmente pioneiros em toda a tecnologia, são exercícios de inovação tecnológica que apresentam novidades essências para o mercado como: um “Gerenciador de Chamadas em Sala de Aula” (que possibilitaria o professor fazer chamadas e acompanhar a vida dos alunos de seu tablet); um sistema de arquivamento com método em braile e voz para secretários deficientes visuais; um sistema de redes de computadores para comunidades acadêmicas” (“Redes Mesh”); o “Gerenciador de Bibliotecas Allbook” ,que centraliza várias bibliotecas em vários níveis e possibilita reservas on line; um gerenciador online para salões de cabeleireiros (“Fractal software) que possibilita, inclusive, agendamento e preços; uma pesquisa sobre as possibilidades da destinação  dos objetos de vidro recolhidos para reciclagem;  um projeto para transformação de “Chapas” (dos caminhoneiros) em “Agentes de Logística e criarem uma cooperativa;  e um software “Educagames”, transformando atividades de educação básica em jogos, para crianças da primeira série;
 
 Além dos trabalhos, foram apresentadas também palestras sobre “Sexualidade”; “Como encarar desafios e metas para o futuro”; “Dependência Química e drogas”; “Importância do voluntariado”; “Postura profissional”; “Danos morais e relações de consumo” , e outras.
 
Várias empresas apoiaram a Feira além da Prefeitura de Embu das Artes como: a COOPERMATE  (Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima), ACISE (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu das Artes), Sindicato dos Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP);  SANSUY, gráfica SANTIOLI,   Du Artesanato, Casa dos Epi´s (equipamentos de proteção industrial) de Embu das Artes; Eurodata Embu , SEBRAE, e outros;

 

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