Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores questionam falta de água em Itapecerica

Por | 16/12/2011

camara

Karen SantiagoChuvisco foi um dos vereadores que fizeram discursos de agradecimentos e de avaliação do ano de 2011

A falta de água continua sendo um empecilho na vida dos moradores dos bairros do Distrito do Jardim Jacira e ruas do Mombaça em Itapecerica da Serra. Mais uma vez a insatisfação com o serviço prestado pela Sabesp foi debatida na sessão desta quinta-feira (15) da Câmara Municipal.

Alguns moradores de lugares altos em diversos bairros da cidade amargam sem uma gota de água nas torneiras de suas residências há vários dias. Manifestações já foram realizadas e, segundo eles, a água chega somente de madrugada, no período de três horas, insuficiente para encher todas as caixas de água.

O vereador José Maria (PT) propôs em forma de requerimento ao executivo para a realização de audiência pública em um dos bairros, Jardim Pelúcio, onde a população mais sofre com o problema da falta de água. “A ideia de fazer a audiência lá é para os moradores participarem e, além disso, que a Sabesp reconheça o bairro como prioridade em relação ao fornecimento de água”, disse.

De acordo com ele o saneamento básico continua como antes, na estaca zero. “Esses problemas que a Sabesp proporciona não é de responsabilidade da prefeitura e sim da própria companhia. Proponho também a construção de um reservatório naquela região para garantir o abastecimento das residências no alto”, finalizou.

Regina Corsini completou relatando a situação dos moradores do bairro Mombaça. “Ruas do bairro ainda não tem previsão de atendimento da Sabesp. Muitas famílias ainda usam água de poço, por não contarem com o serviço prestado pela companhia”, afirmou.

Vazamentos na rede de água, canos quebrados e buracos sem asfalto depois do conserto são alguns dos principais problemas causados pela empresa em ruas e avenidas das cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

O contrato celebrado entre a empresa e o município mantém a Sabesp na cidade estabelecendo como contrapartida o repasse a administração dos custos com o transbordo cuja previsão é de R$ 6 milhões.

A Sabesp pode estar com os dias contados em Itapecerica da Serra. Os vereadores mostraram insatisfação com os serviços prestados pela empresa na sessão desta quinta-feira (3) e estudam rescindir o contrato renovado no início do ano. Confira Aqui

Discussões dão espaço à calmaria

O clima de calmaria e confraternização, bem diferente das últimas sessões onde grandes discussões foram travadas, além de insultos entre os vereadores foi predominante na sessão desta quinta-feira. As desavenças foram deixadas de lado, colocadas para debaixo do tapete e viraram de bastidores. O que estava em jogo na sessão era transparecer a união dos vereadores e respeito mútuo, independente da sigla partidária.

A luta conjunta dos representantes da população para o bem comum e resolução dos problemas também fez parte dos discursos emocionados dos vereadores, além de agradecimentos por parte dos projetos e requerimentos atendidos pelo executivo municipal.

Para os vereadores que usaram a palavra em discurso na Tribuna a avaliação do trabalho da Casa de Leis, neste ano, pode ser considerada positiva, já que diversas melhorias e conquistas fazem parte do cenário atual da cidade. Recapeamentos de ruas, avenidas e estradas, construções de Unidades Básicas de Saúde, Prontos Socorros, reformas de escolas foram alguns dos assuntos citados como positivos ao município.

“Espero que tenha mais conquistas para a cidade. Por ser um órgão fiscalizador a câmara cumpriu com o seu papel, de cobrar as melhorias que os bairros tanto necessitam”, disse o presidente da casa, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco.

Regina Corsini, vereadora e vice-presidente da Câmara completou afirmando que tem muita coisa ainda a ser feito, mas que a cidade já melhorou bastante. “Se mudarmos um pouquinho por dentro podemos fazer um 2012 melhor”, frisou.

GCM e o plano de carreira

A votação e aprovação do Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal (GCM) mais uma vez ficou para o ano que vem. Uma parte da categoria que reivindicam por abono de 30% e demais benefícios acompanhou a sessão. Até lá a GCM pode entrar em greve.

Segundo Chuvisco os guardas precisam ser estatutários para conseguirem convênio com a Polícia Militar e usar armamento, entre outros benefícios. “Já está tudo acertado, falta somente o cálculo dos salários e abonos. Amanhã terá mais uma reunião para resolver o mais rápido possível o plano de carreira e uma votação em sessão extraordinária, possivelmente em janeiro, pode dar esse direito aos GCMs”, finalizou.

Com a aprovação do plano de carreira um concurso público para a contratação de mais 50 homens poderá ser aberto, segundo o prefeito Jorge Costa. “A contratação será a partir do ano que vem. Este é um concurso que demora, tipo de funcionário diferenciado, depois de concursado tem que ser treinado para poder colocar uma guarda eficiente na rua ”, frisou.

23/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Taboão aprova projetos para ajudar mulheres a superar ciclo da violência

Numa sessão histórica para a luta contra a violência doméstica em Taboão da Serra, o grito...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.