Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores questionam falta de água em Itapecerica

Por Karen Santiago | 16/12/2011

camara

Karen SantiagoChuvisco foi um dos vereadores que fizeram discursos de agradecimentos e de avaliação do ano de 2011

A falta de água continua sendo um empecilho na vida dos moradores dos bairros do Distrito do Jardim Jacira e ruas do Mombaça em Itapecerica da Serra. Mais uma vez a insatisfação com o serviço prestado pela Sabesp foi debatida na sessão desta quinta-feira (15) da Câmara Municipal.

Alguns moradores de lugares altos em diversos bairros da cidade amargam sem uma gota de água nas torneiras de suas residências há vários dias. Manifestações já foram realizadas e, segundo eles, a água chega somente de madrugada, no período de três horas, insuficiente para encher todas as caixas de água.

O vereador José Maria (PT) propôs em forma de requerimento ao executivo para a realização de audiência pública em um dos bairros, Jardim Pelúcio, onde a população mais sofre com o problema da falta de água. “A ideia de fazer a audiência lá é para os moradores participarem e, além disso, que a Sabesp reconheça o bairro como prioridade em relação ao fornecimento de água”, disse.

De acordo com ele o saneamento básico continua como antes, na estaca zero. “Esses problemas que a Sabesp proporciona não é de responsabilidade da prefeitura e sim da própria companhia. Proponho também a construção de um reservatório naquela região para garantir o abastecimento das residências no alto”, finalizou.

Regina Corsini completou relatando a situação dos moradores do bairro Mombaça. “Ruas do bairro ainda não tem previsão de atendimento da Sabesp. Muitas famílias ainda usam água de poço, por não contarem com o serviço prestado pela companhia”, afirmou.

Vazamentos na rede de água, canos quebrados e buracos sem asfalto depois do conserto são alguns dos principais problemas causados pela empresa em ruas e avenidas das cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

O contrato celebrado entre a empresa e o município mantém a Sabesp na cidade estabelecendo como contrapartida o repasse a administração dos custos com o transbordo cuja previsão é de R$ 6 milhões.

A Sabesp pode estar com os dias contados em Itapecerica da Serra. Os vereadores mostraram insatisfação com os serviços prestados pela empresa na sessão desta quinta-feira (3) e estudam rescindir o contrato renovado no início do ano. Confira Aqui

Discussões dão espaço à calmaria

O clima de calmaria e confraternização, bem diferente das últimas sessões onde grandes discussões foram travadas, além de insultos entre os vereadores foi predominante na sessão desta quinta-feira. As desavenças foram deixadas de lado, colocadas para debaixo do tapete e viraram de bastidores. O que estava em jogo na sessão era transparecer a união dos vereadores e respeito mútuo, independente da sigla partidária.

A luta conjunta dos representantes da população para o bem comum e resolução dos problemas também fez parte dos discursos emocionados dos vereadores, além de agradecimentos por parte dos projetos e requerimentos atendidos pelo executivo municipal.

Para os vereadores que usaram a palavra em discurso na Tribuna a avaliação do trabalho da Casa de Leis, neste ano, pode ser considerada positiva, já que diversas melhorias e conquistas fazem parte do cenário atual da cidade. Recapeamentos de ruas, avenidas e estradas, construções de Unidades Básicas de Saúde, Prontos Socorros, reformas de escolas foram alguns dos assuntos citados como positivos ao município.

“Espero que tenha mais conquistas para a cidade. Por ser um órgão fiscalizador a câmara cumpriu com o seu papel, de cobrar as melhorias que os bairros tanto necessitam”, disse o presidente da casa, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco.

Regina Corsini, vereadora e vice-presidente da Câmara completou afirmando que tem muita coisa ainda a ser feito, mas que a cidade já melhorou bastante. “Se mudarmos um pouquinho por dentro podemos fazer um 2012 melhor”, frisou.

GCM e o plano de carreira

A votação e aprovação do Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal (GCM) mais uma vez ficou para o ano que vem. Uma parte da categoria que reivindicam por abono de 30% e demais benefícios acompanhou a sessão. Até lá a GCM pode entrar em greve.

Segundo Chuvisco os guardas precisam ser estatutários para conseguirem convênio com a Polícia Militar e usar armamento, entre outros benefícios. “Já está tudo acertado, falta somente o cálculo dos salários e abonos. Amanhã terá mais uma reunião para resolver o mais rápido possível o plano de carreira e uma votação em sessão extraordinária, possivelmente em janeiro, pode dar esse direito aos GCMs”, finalizou.

Com a aprovação do plano de carreira um concurso público para a contratação de mais 50 homens poderá ser aberto, segundo o prefeito Jorge Costa. “A contratação será a partir do ano que vem. Este é um concurso que demora, tipo de funcionário diferenciado, depois de concursado tem que ser treinado para poder colocar uma guarda eficiente na rua ”, frisou.

RAMITUL

A FAMILIA GCM DE ITAPECERICA AGRADEÇE O APÓIO DO IRMÃO DE FARDA "RIBAMAR" E DE TODOS OS IRMÃOS GCMS DE TABOÃO E REGIÃO... APROVEITANDO A OPORTUNIDADE.. HOUVE UM EQUÍVOCO NAS PALAVRAS DO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA "SR. CHUVISCO", O CONVENIO DO QUAL FOI CITADO É COM A POLICIA FEDERAL E O GOV. FEDERAL.. PARA FIRMAR ESTES CONVENIOS É QUE PRECISAMOS SER ESTATUTÁRIOS.

RAMITUL

QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA ESCLARCER.. HOUVE UM EQUÍVOCO NAS PALAVRAS DO SR. PRESIDENTE DA CAMARA "SR. CHUVISCO", O CONVENIO DO QUAL FOI CITADO É COM A POLICIA FEDERAL E O GOV. FEDERAL.. PARA FIRMAR ESTES CONVENIOS É QUE PRECISAMOS SER ESTATUTÁRIOS.

Fabricia Oliveira

Se rescindir o contrato vai ter que pagar uma multa milionária, agora porque a prefeitura não multa a SABESP e faz valer oque está no contrato????????????

ribamar

NOS GUARDAS CIVIS DE TABOAO DA SERRA ESTAMOS SOLIDARIOS AS SOLICITAÇOES E LUTA DOS COMPANHEIROS DE ITAPECERICA DA SERRA TENHO CERTEZA QUE O UNICO ENTERESSE E TER UMA CATEGORIA UNIDA E COM RESPAUDO LEGAL PARA ATUAR DENTRO DO QUE E PREVISTO POR LEI COM SEGURANÇA PARA SEUS AGENTES SEM PREJUIZO PARA A CORPORAÇAO,ADMINISTRAÇAO,OU PARA QUALQUER OUTRO SEGUIMENTO DA SOCIEDADE.

ribamar

NOS GUARDAS CIVIS DE TABOAO DA SERRA ESTAMOS SOLIDARIOS AS SOLICITAÇOES E LUTA DOS COMPANHEIROS DE ITAPECERICA DA SERRA TENHO CERTEZA QUE O UNICO ENTERESSE E TER UMA CATEGORIA UNIDA E COM RESPAUDO LEGAL PARA ATUAR DENTRO DO QUE E PREVISTO POR LEI COM SEGURANÇA PARA SEUS AGENTES SEM PREJUIZO PARA A CORPORAÇAO,ADMINISTRAÇAO,OU PARA QUALQUER OUTRO SEGUIMENTO DA SOCIEDADE.

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.