Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg de Itapecerica debate cultura e policiamento

Por Karen Santiago | 13/12/2011

conseg

Karen SantiagoCultura, policiamento e despejo de entulho são discutidos no Conseg da cidade

“A cultura precisa ser valorizada e um espaço para os jovens colocá-la em prática criado na cidade. Estamos inseguros nos dois pólos de cultura no município, pois a sede da Associação Mais Gente já foi invadida duas vezes, já o Vasquinho, três. Os jovens precisam ter espaço público para fazer arte, grafite, andar de skate, dançar hip hop. A cidade não conta com políticas públicas direcionada aos artistas, já que quando eles estão grafitando a polícia ou guardas chegam e os tratam mal, arrancando o spray. Não pode fazer grafite nos muros? Queremos garantir o espaço dos jovens, porque hoje eles já não bebem pinga com coca-cola e sim, etanol com o refrigerante, porque eles não terem dinheiro e incentivo”, relatou emocionada a presidente da Associação, Elizabeth, na última reunião do ano do Conseg de Itapecerica da Serra.

Realizada na Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, bairro Parque Paraíso, nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, a reunião contou com a presença do tenente da polícia militar, Derzevic, delegado Marcelo e comandante da guarda civil municipal, Marques que responderam uma avalanche de perguntas dos cerca de 50 moradores.

Em resposta ao questionamento de Elizabeth, as forças policiais afirmaram que pichar os muros é proibido por lei, já grafitar não. De acordo com eles, prédio público (propriedade do município) não pode ser grafitado e nem pintado, já de particulares, podem com autorização do morador, por escrito e que seja de conhecimento da prefeitura. “Esse é um caso para ser resolvido por meio de políticas públicas, não pela polícia, que tem como dever evitar o delito. Se tiver autorização ninguém pode prender e pegar o spray”, explicou o Doutor Marcelo.

O constante despejo de entulho em ruas de diversos bairros da cidade também foi tema abordado na reunião. Segundo dois moradores os bota-foras e despejo irregular continuam e nenhuma ação efetiva da GCM é observada pelos moradores, uma vez, que de acordo com eles, é possível notar grande quantidade de entulho nas vias da cidade, mas não como antes, a qualquer hora do dia.

Marques comandante da GCM afirmou que os despejos não continuam como nos últimos meses, após a exoneração dos suspeitos e diversas apreensões que a corporação realizou. “O que acontece ainda são os despejos irregulares durante a madrugada. Mas, estamos fazendo um trabalho neste horário para coibir essa prática. Posso garantir que diminuiu 80% com o trabalho incansável da corporação. Ganhamos até elogios do Promotor de Meio Ambiente, Gustavo Albano”, frisou.

O uso de bebida alcoólica e entorpecente entre os jovens também foi ressaltado pelos presentes. De acordo com eles, a base móvel da polícia militar ajuda a inibir esse uso contínuo em diversos bairros da cidade.

O tenente Derzevik afirmou que a polícia militar teve aumento no número de efetivo após a transferência de alguns policiais. A Base Móvel, de acordo com ele tem o objetivo de prevenir o crime e serve para aproximar a corporação dos moradores, que podem tirar dúvidas com os policiais, “é até disponibilizado um sargento para esclarecer as dúvidas”, pontuou.

O número de viaturas também aumentou no horário mais crítico (bancário), além da Rocam (motocicletas), comentou o tenente. “Estamos preparados para atender esse tipo de ocorrência. Em relação aos menores, não são eles que são nossa prioridade, porque segurança se faz com transparência e profissionalismo e viaturas tem que estar em locais de maior incidência criminal, se deixarmos a viatura, no local, indicado pelo senhor (morador) que tem motocicletas empinadas a todo momento, seria um desperdício. Quando presenciar esse tipo de conduta acione 190”, disse.

Doutor Marcelo e tenente Derzevic afirmaram que esses problemas de jovens que empinam motos, usam drogas e bebidas alcoólicas são da própria sociedade. “Antigamente as leis eram mais duras. O cidadão sente fragilidade e comete o crie. Esse negócio de todo moleque de 13, 14 anos ter moto, aparecer em casa e não ser questionado pela família leva a prática do crime. Sociedade precisa fazer a sua parte, denunciar, conhecer e saber o que o filho faz dentro e fora de casa”, finalizou o delegado.

O pancadão que reúne jovens durante a noite, no Distrito do Jardim Jacira e o temor dos comerciantes em relação aos assaltos em plena luz do dia, que obrigaram os mesmos a contratar seguranças particulares, devido, segundo uma moradora, pela escassa presença da guarda civil municipal e polícia militar foi alvo de debate na reunião. Ela parabenizou pela presença da PM no pancadão.

Marques, comandante da guarda, afirmou que ele não tem efetivo para ficar o tempo todo no Jacira, já que trabalha com quatro viaturas durante o dia e somente duas a noite. O crescimento da cidade proporcionou esse número insuficiente de gcms, já que o número é o mesmo do que anos atrás. “Um concurso para aumentar o efetivo em mais 50 homens pode sair ano que vem, de acordo com o prefeito”, explicou.


João

Não entendo quem defende que pixação é arte, se acreditam nisto porque não oferecem seus imóveis para serem pixados. O comandante da guarda municipal diz que só tem duas viaturas durante a noite e que existe um "trabalho" para coibir o despejo de entulho. Bom se isto é verdade como que tendo duas viaturas e ficando uma estacionada na Praça da Matriz e outra fazendo a "dos japoneses" é possível prevenir algo. Outra coisa foi criada esta ROMU mas sempre que precisei a noite e liguei fui informado que eles só trabalham até as meia noite. E porque vejo tanto eles parados em frente a comércios a noite como a Geovanete. Senhores vamos trabalhar sério que Itapecerica merece.

Flavia

Temos que cobrar sim mais das autoridades policiais e políticas.estou muito triste com o Sr. prefeito pois esta o seu segundo mandato e não aumentou o efetivo da guarda municipal de nossa querida cidade, outras cidades como embu das artes, embu-guaçu,itapevi,osasco,entre outras tem aumento o efetivo nós em quase oito anos não foi feito nem um concurso; Sr. Prefeito invista mais na seguança de nossa cidade pois estamos carentes invista pois quem ganha somos todos moradores de itapecerica

marcos ramos

GOSTARIA DE DIZER QUE NÃO É SÓ NO JACIRA QUE TEM PANCADÃO, E QUE NÃO ACHO QUE ESSES FUNK SÃO CULTURA A NÃO SER QUE SEJA CULTURA PARA PROSTITUIÇÃO POIS É NOTÓRIO QUE ESSAS "MUSICAS SÓ INCITÃO A VIOLÉNCIA E AO SEXO DA MANEIRA MAS VIL, PRECISAMOS COMEÇAR DENTRO DE NOSSAS CASAS A REEDUCAR NOSSAS CRIANÇAS E AI SIM COBRAR DAS AUTORIDADES POLICIAIS UMA POSTURA MAIS ENÉRGICA E APOIAR QUANDO PRECISO

Juliano

Há um grande conflito entre pessoas que acham que tudo é cultura...Pixação emporcalha a cidade, da mesma forma que os pancadões sem autorização tiram o direito de ir e vir do cidadão. Drogas, menores de idade bebendo e fumando, lugar sem lei...precisamos sim dar um rumo a esse bairro que tanto amamos e moramos. Precisamos de cultura boa, culta e não de pessoas que acham que tudo é cultura, aliás ai está uma secretaria que não funciona...a Secretaria de Cutura...cheia de cargos e pessoas que não tem um pingo de cultura.

oba oba

+café com bolo...eeeebaaaa!!!!!!!!

Leandro

Semana passada peguei um moleque de 16 anos pixando meu portão,fiquei nervoso e dei um empurrao nele. Ele me disse:Você nao tem diretito de me empurrar. Eu respondi: e você tem direito de pixar meu portão? Ele concordou comigo e pediu desculpas. Cultura não é só grafite,música é música, barulho é barullho. Que façam, mas vamos promover outros tipos de cultura tb. Cuidado com agir com emoção ao inves de razao. Bom senso a todos.Conversando se entende.

alison rogerio

sou morador do jacira e apaixonado pela cidade,temos uma praça que noa podemos usar,temos policiais altamente mau educados,sou contra o pancadao porem a praça é livre,presenciei ´por 2 vezes a chegada da pm aqui na pracinha,nao concordo com a maneira como é tratado o assunto,jogar bomba e ir embora nao resolvera o problema,nao posso mais andar de bicicleta com emus filhos,pois ao inves de apreender os carros e motos eles querem tirar as pessoas da praça como se fosse resolver o problema,ou vcs estudam um projeto ou teremos uma trajedia qualquer dia,é muito simples é só começar a fazer reunioes por aqui,e ao contrario que disseram que a base comunitaria estaria aproximando a policia da populaçao nao é verdade,esta é distanciando cada vez mais,vemoz policiais com cara feia e muito preocupados com apreensões de veículos,chega gente nós queremos a praçinha ela é nossa e nao podem impedir que frequentemos,a politica de segurança publica de itap esta equivocada.

Adriano

"Marques, comandante da guarda, afirmou que ele não tem efetivo para ficar o tempo todo no Jacira, já que trabalha com quatro viaturas durante o dia e somente duas a noite", ____________________________________________ Depois desse texto retirado da matéria em questão,discutir o que???? Como alguém pode tentar a contratação de (50)homens de uma vez c/esse efetivo ridículo que existe hoje,só engana infeliz que engole qualquer coisa e não pensa! O milagre dos "pão e do peixe",citado na biblia,n se aplica nesse lugar... Como li num comentário em outra reunião dessas. "Café e bolo"

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.