Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores querem recusar Bombeiros para Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 13/12/2011

bombeiros

Arquivo Jornal na NetCapitão Vitorino relatou, em sessão na Câmara de Embu, os benefícios em ter um quartel do Corpo de Bombeiros na cidade

Mesmo tendo aprovado o aumento do IPTU e a criação da Zona Azul a Câmara de Taboão da Serra pode barrar a instalação do Corpo de Bombeiros na cidade. O argumento que está sendo utilizado nos bastidores pelos vereadores que querem impedir a implantação é de que a cidade não pode ser penalizada com mais uma taxa.

Entretanto, sem a criação do Fundo, (pago por indústrias, comércios e prestadores de serviço), com a finalidade de garantir a manutenção das atividades da corporação, o município pode perder a oportunidade definitivamente de ter o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Capitão Vitorino a corporação sofre com a carência de efetivo, e, no caso de Taboão o efetivo já está reservado. “Se não for utilizado até o final do ano o efetivo será redistribuído. Sem a aprovação do Fundo a corporação não pode ser implantada. Se não aprovar agora tem que começar a negociação do ponto zero e pode demorar outro longo período para a cidade ser contemplada novamente”, avisa.

Ele explica que a cidade fica numa área onde há o maior déficit da corporação. “Estamos fazendo um esforço grande, mas, sem a criação do fundo nada pode ser feito e Taboão mesmo sendo o município mais desenvolvido da região vai perder o Corpo de Bombeiros”, avisa o capitão.

O caminho é o inverso do que aconteceu em Embu das Artes, onde o Fundo foi aprovado há uma semana, sem dificuldades, e, do que esta ocorrendo em Itapecerica da Serra onde a criação do mesmo também vem sendo discutida.  O prefeito Chico Brito lembra que o Corpo de Bombeiros é ligado a estrutura da segurança pública do governo do Estado a quem caberia viabilizar o seu funcionamento. “A cidade não pode prescindir de um equipamento tão importante. Os empresários apóiam a criação do Fundo e não estamos onerando os contribuintes”, atesta o prefeito.

Se a Câmara Municipal de Taboão não realizar uma sessão extraordinária para apreciar o projeto o município vai continuar fazendo parte dos quase 500 do Estado que não contam com o Corpo de Bombeiros.  Se a criação do Fundo  não for votada esse ano o efetivo de 30 homens que atuariam em Taboão será deslocado para Mogi das Cruzes, segundo apurou o Jornal na Net.

Nos bastidores o assunto é polêmico. A legislatura que entrou para a história pela criação de  taxas deverá se posicionar contra a única que nasceria com o aval daqueles que fariam o pagamento da mesma. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Taboão da Serra a criação do fundo é bem vinda já que garante a instalação do Corpo de Bombeiros e vai permitir as empresas pagarem valores mais baratos no seguro anual que são obrigadas a contratar.
15º

L. L. V

NA GESTÃO PASSADA, VEREADORES VOTARAM CONTRA A INSTALAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIRO POR INTERESSES POLÍTICOS E DERAM A MESMA DESCULPA E PAGARAM CARO COM OS RESULTADOS DAS URNAS. SENHORES VEREADORES, NÃO COMETAM O MESMO ERRO!

14º

Mauricio Lourenço

Mais uma vez a política do estado mínimo se impõe, os municípios estão cheio de tarefas e poucos recursos para executar, o governo do estado vai se livrando de suas obrigações e os prefeitos aceitando... aumentar a quota de icms às cidades governador não quer...

13º

Damião

Não precisa de taxa, o estado tem recurso para manter o corpo de bombeiro aque em Taboão da Serra.

12º

Maria da Graças

È muito fácil ser prefeito desta maneira, mandar todos os encargos para a população, em Itapecerica da Serra com um orçamento 60% menor, o municipio arca com a contrapartida do Corpo de Bombeiros, Porque aqui nós comerciantes temos que arcar com esta Taxa?

11º

cirstina gonçalves

é o nosso municipio a beira do caos com estes politicos vamos dar o troco a eles nas urnas

10º

tereza

não sei se estou certa mas a instalação de corpo de bombeiro,é de responsibilidade do estado e dos municipios, o povo já paga taxas demais,más que e necessário isto é

S.R.H

Será? A Alguns anos atrás ouve um acidente na BR, um morreu, dois feriu-se levemente, uma com um pouco mais de gravidade, a irmã ficou em coma por muitos dias e quebrou o fémur e o caso mais grave foi de uma moça que ficou paraplégica. Para mim é mais do que difícil lembrar dessa Historia, mas lembrei aqui para dizer que independente do saldo deste acidente, todos nos sabemos que quanto mais rápido chegar o socorro maior será as chances de salvar vidas. Na época já existia os bombeiros do Butantã, mas vieram os bombeiros de outro Município. Espero que mais nenhum Vereador passe por essa situação para brigar e lutar muito pelos bombeiros aqui no Município,Não é mesmo senhor Olivio? Alias o lugar não é o mais indicado mas é melhor do que não ter nenhum.

jose alves

A materia esta equivocada,ja existe a lei desde 2006,então a camara ja votou o prefeito nã instala pq não quer.os vereadores ja fizeram a parte deles faz tempo.Agora o suplente Ronaldo Onish não sabe o que fala e não sabe nem que lei ja existe no municipio.Isso sim é um absurdo.

Antonio Pereira

Para a instalação da base dos Bombeiros não é necessário criar taxa alguma, basta EXONERAR 100 apadrinhados dos vereadores e parasitas que incham a máquina municipal que sobrará verba. É um absurdo.

telma

esta tal taxa pode sair do iptu,ou da verba destinada a camara municipal, se todos cooperar á de dar certo

Neco

Nossa câmara de vereadores não possui qualidade alguma, age na contramão dos interesses da população . 90% ali não têm o mínimo de cultura para ocupar a cadeira e o prefeito que é "super esperto" , aprova e rejeita o que quer. Desde 2005 estamos aguardando o quartel dos bombeiros (promessa Evilásio de 2004). Se as associações comerciais são a favor não há muito o que pensar. mas isso muda um dia : 07/10/2012 mais precisamente.

Ariel Souza.

Esse argumento que são contra um novo imposto foi um exagero de hipocrisia por parte de quem declara. Podem tentar nos convencer com algo que agrida menos nossa inteligência? Tentem.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Será a maior VERGONHA para os Vereadores de Taboão da Serra NÃO aprovar a implantação do CORPO DE BOMBEIROS em Taboão da Serra, mesmo com criando uma TAXA de CONTRIBUIÇÃO. Se existe uma corporação que tem o maior respeito do povo É O CORPO DE BOMBEIROS. TAXA DE CONTRIBUIÇÃO A SERVIÇO DA VIDA HUMANA. Vale lembrar que estes 13 TABOANENSES que ocupam as cadeiras de Vereadores, foram eleitos pelo POVO, portanto, trabalhem, façam uma AUDIÊNCIA PÚBLICA URGENTEMENTE e CONVOQUEM EXTRAORDINARIAMENTE OS VEREADORES para votar a implantação do Corpo de Bombeiros. Já senti na pele a demora do corpo de bombeiros ter que vir da Cidade de Itapecerica da Serra atender OCORRÊNCIA na nossa Cidade.

Vereador Ronaldo Onishi

É triste mas a cidade pode perder importante equipamento, em audiência realizada na Câmara Municipal, bem como em reuniões com as partes envolvidas, atores do processo, quais sejam: Corpo de Bombeiros; ACE (Associação Comercial); Associação das Indústrias Sudoeste e CIESP, restou claro que são favoráveis a aprovação da Lei que institui o fundo e a criação da taxa. Pelo projeto de Lei o valor varia entre 0,40 e 0,60 centavos o metro quadrado de área construída, e incidiria no Comércio, Prestador de Serviços e Indústria, ou seja um comerciante que possui uma área construída de 80 metros quadrados pagaria o valor anual de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) para se ter um quartel do corpo de bombeiros, com efetivo de aproximadamente 30 (trinta) homens, profissionais altamente capacitados para agir não só no combate a incêndio, como também em auxílio e resgate de vítimas de catástrofes. Viatura de Combate a Incêndio, Viatura de Salvamento e Resgate. Restou claro que em cidades onde não há a contrapartida ocorre até a falta de combustível e cidades quase perderam o quartel da Corporação. A princípio sou contra a criação de taxa, mas sou a favor da vida. Entendo que o cidadão perde, a cidade perde, a sociedade perde, todos nós perdemos caso o Corpo de Bombeiros não seja instalado em nosso município, esse é o meu posicionamento como cidadão e como político. Lembro ainda que a Policia Militar do Estado de São Paulo esta presente em todos os Municípios, contudo um pouco mais de 100 (cem) cidades são privilegiadas com a Corporação, tomara que Taboão entre no rol das cidades que tem Quartel do Corpo de Bombeiros. Vereador Ronaldo Onishi

D.S.P.M.

Absurdo estes políticos agora quererem bancar bonzinhos contra nova taxa. Estes vereadores que votarem contra a contribuição industrial e comercial pró-bombeiros, carregarão nas costas o peso das futuras vítimas mortas por incêndios em Taboão da Serra.

25/07/2017

Deputada Analice intervém e Taboão terá dois pontos de recarga do Cartão Bom

Após as reclamações dos usuários do transporte público intermunicipal sobre o fechamento da loja...

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

25/07/2017

Deputada Analice intervém e Taboão terá dois pontos de recarga do Cartão Bom

Após as reclamações dos usuários do transporte público intermunicipal sobre o fechamento da loja...

25/07/2017

Civil de Itapecerica prende quadrilha especializada em roubar condomínios

A Polícia Civil de Itapecerica da Serra prendeu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira,...

25/07/2017

PM entrega doações à família que perdeu tudo em incêndio em Itapecerica

Há cerca de uma semana uma família de Itapecerica perdeu tudo após um incêndio criminoso em sua...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.