Autarquia de Saúde de Itapecerica finaliza campanha

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 13/12/2011

A Campanha Fique Sabendo, promovida pela Autarquia de Saúde – IS, foi realizada de 24 de novembro a 1º de dezembro, em Itapecerica da Serra e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame convencional para HIV. Durante esse período, o exame foi oferecido em dez UBSs, uma USF e no Centro de Especialidades Municipal. Nos dias 26 e 27 de novembro a Ação foi realizada no CEM, com o teste rápido para HIV. O total de exames realizados na Campanha de 2011 foi de 2.686, sendo 193 testes rápido.

Neste ano a Campanha deu enfoque aos jovens gays de 15 a 24 anos. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.

A superintendente Michelle Sales agradece a toda equipe da Autarquia da Saúde – IS pelo empenho na Campanha. “A cada ano o trabalho da Autarquia vem se solidificando ainda mais. Parabéns a todos”, finalizou Michele.

Dia de Luta Contra a Aids

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.  Este dia foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher".

Em 1997, foi a vez das crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.

No ano de 2011 o tema é contra a discriminação de pessoas infectadas, ou seja, qualquer pessoa pode adquirir a doença independente de sua classe social, crença ou idade.

Comentários