6ª Turma do programa JOPEC se forma em grande estilo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/12/2011

Nessa quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2011, no CEMUR, foram certificados mais 50 alunos do Programa Jovens para o Exercício da Cidadania - JOPEC.
O JOPEC é uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra e tem sido exemplo para outros municípios ao proporcionar aos jovens uma primeira experiência rumo ao mercado de trabalho. O objetivo é fazer com que eles participem de atividades socioeducativas e tenham noções de disciplina e cidadania.

Criado em 2005, o programa atende jovens da cidade que têm entre 18 e 20 anos e já formou 1250 jovens taboanenses, ao longo dos anos.

Durante o curso, eles realizam estágio em diversas áreas da Prefeitura, com carga horária de seis horas, e uma hora de almoço, sendo que duas horas são destinadas a atividades educativas, como aulas de língua portuguesa, matemática, psicologia, inglês, sociologia, empreendedorismo, tecnologia da informação, telemarketing e relações humanas. Além disso, todos recebem uma ajuda de custo para participarem ativamente do programa.

O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, elogiou os jovens que perseveraram no curso até o final e disse que o programa irá continuar. “Hoje é uma noite de festa, quero parabenizar os alunos que foram persistentes e não desistiram do programa, que eles possam continuar se esforçando e estudando”, afirmou ele.

De 2005 até agora já são mais de 1200 jovens atendidos. Um dos alunos mais empolgados, Adriano Arruda, estava duplamente feliz, pois além de ter concluído o curso, completou 19 anos bem no dia da formatura. “Hoje é só alegria! Estou completando mais um aniversário e concluindo o curso. Gostei muito de participar do programa, aprendi muito, fiz o estágio no Centro de Zoonoses e agora sei como orientar muitas pessoas a como evitar doenças como a dengue, entre outras”, disse ele.

“Estamos tocando esse projeto desde 2005, sempre com uma aceitação muito boa entre a comunidade. Esse programa é o único ao atender a faixa etária entre 18 e 20 anos, a colaboração e a participação de todos os jovens foi fundamental para atingir os objetivos propostos”, afirma o coordenador do JOPEC, Carlos Alberto de Moraes, durante a cerimônia de formatura.

Comentários