Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comerciantes da região temem assaltos no Natal

Por | 9/12/2011

comercio

Karen SantiagoComerciantes e pedestres temem aumento no número de assaltos neste final de ano

A expectativa para um Natal mais gordo do que no ano passado e o temor em relação ao aumento de casos de roubos e furtos aos pedestres e nos comércios devido às compras de final de ano e aglomeração de pessoas circulam como um dos assuntos mais comentados nas diversas lojas dos comércios das cidades da região. A abertura de vagas de emprego também é assunto constante entre os lojistas.

A reportagem do Jornal na Net visitou os comércios e constatou que a procura por presentes ainda está fraca, o motivo, segundo os lojistas, é a variedade de produtos que são oferecidos aos consumidores e as mais variadas formas de pagamento, além das promoções.

“A expectativa é que esse Natal seja melhor do que no ano passado, com um aumento de 20% de vendas. Se fosse há três anos atrás, a loja já estaria cheia, mas parece que esse ano será fraco como no ano passado, porque a procura ainda é pequena”, disse a lojista Iara Honorato.

Alguns lojistas mesmo prevendo um Natal fraco, ainda estão esperançosos que os consumidores comecem a correr atrás dos presentes neste final de semana e adiantam que o costume do brasileiro de deixar para cima da hora as compras, pode ser levado à risca neste final de ano.

“O Natal para nós lojistas começa a partir do dia 10 a 15 de dezembro. Pelo Natal cair no domingo, à previsão é que as lojas recebam um número grande de pessoas até mesmo na véspera do dia 25”, prevêem os gerentes Alcione e Jacson Santos.

Para Jacson Santos, esse final de ano não está fácil, ele não sabe dizer se a falta de movimento se dá pelo efeito que a greve dos bancos e correios deixaram, devido ao atraso das contas.

Roubos e furtos a comerciantes e pedestres

O temor dos comerciantes e pedestres em serem alvos dos criminosos é constante em todo o ano, mas na época de final de ano esse medo se torna ainda maior. Apesar da polícia militar e guarda civil municipal (GCM) de cada município intensificar o policiamento pela área comercial das cidades, os assaltos ainda fazem parte da realidade de quem vive do ramo e dos pedestres, que sem escolhas, entregam a vida na mão de Deus.

“O que nos resta é rezar para não ser mais assaltado, ou para nunca ser alvo dos bandidos que agem a qualquer hora do dia e as principais vítimas são as mulheres, com bolsas e celulares a mostra. O comércio também é alvo dos criminosos. Para o final de ano, esse medo é maior, porque as lojas aumentam as vendas e os pedestres retiram o dinheiro do banco e andam com eles em suas bolsas e carteiras ”, pontuou um lojista que não quis se identificar.

A gerente da loja Antunes Calçados do comércio da Kizaemon Takeuti, Alcione, contou a reportagem um dado alarmante, todos os dias as lojas do local são alvos de furtos. “Todo dia temos que ficar em cima, tem que olhar o provador. Porque sempre tem um espertinho que furta e sai correndo. Na minha opinião, para evitar que ocorrências deste tipo aconteçam, basta ficar em cima, e eu fico”,  disse.

E completou “hoje mesmo presenciei um furto de uma peça de roupa. Segui o menor de 15 anos até a loja Macedo e fiz ele devolver a peça, se não eu chamava a polícia. Eu corro atrás mesmo, trabalho e os outros roubam os produtos”, disse.

Por fim, os comerciantes e pedestres pediram mais policiamento, especialmente nesta época. “Só queremos segurança para trabalhar e os pedestres para comprar”, finalizou um lojista que pediu anonimato.


09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

22/01/2018

Joice Silva destaca união de poderes durante a inauguração do Corpo de Bombeiros

A inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta...

22/01/2018

Campanha contra a febre amarela quase imuniza mais de 14 mil pessoas

Após o decreto 2.697 publicado na sexta-feira, 19, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, através...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.