Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

GCMs de Taboão da Serra ameaçam cruzar os braços

Por Sandra Pereira | 7/12/2011

gcm_1

Sandra PereiraVereadores saíram em defesa da Guarda Municipal que promete recorrer à Justiça para garantir direitos

Se o prefeito continuar inerte a solução é a guarda ficar inerte e aquartelar. A afirmação é do advogado,  Michel Silva Artes, defensor de vários guardas civis de Taboão da Serra, em resposta a falta de solução para as reivindicações apresentadas há vários meses pela Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade. Na sessão desta terça-feira, 6, mais de 50 GCMs da cidade estiveram na Câmara para reivindicar a redução da carga horária, a sexta parte e o pagamento de gratificação de nível superior.

O movimento da categoria começou pequeno, sofreu retaliação  e cresce a cada sessão. Os GCMs estão mobilizados reivindicando a redução da carga horária de 192 para 160 horas, além do pagamento da sexta parte e gratificação de nível superior. As conquistas garantidas ao funcionalismo público foram retiradas da categoria após a aprovação do Estatuto da GCM. Agora, eles prometem cruzar os braços e ficar aquartelados caso o prefeito Evilásio Farias não atenda a categoria. Além disso, pretendem ingressar na Justiça pedindo a garantia de seus direitos.

Os vereadores ficaram reunidos mais de duas horas discutindo o impasse com a GCM. Do lado de fora do plenário a indignação da categoria foi traduzida por meio de um incômodo som de dezenas de apitos. Muitos estavam revoltados falando em greve e até propondo ações mais radicais. Mas, na prática, o impasse envolvendo a categoria permanece sem data para acabar.

“Vou por fogo na lenha para queimar mais. É possível atender as reivindicações. Está errada a perseguição contra a GCM. A Câmara é contra e não vamos compactuar com isso”, alfinetou o vereador Olívio Nóbrega, disparando que como presidente da Comissão de Segurança da Câmara pode convocar o tenente-coronel da reserva Silas Santana, novo secretário de segurança para responder aos questionamentos. A convocação foi agendada para sexta-feira. “A Guarda não pode ser joguete de ninguém”, acusou.

O vereador Wagner Eckstein informou na sessão o resultado da reunião entre os vereadores e o prefeito Evilásio Farias, quando o chefe do Executivo orientou que a questão seja reportada ao secretário de segurança. Ele pediu moderação aos GCMs e avaliou que é preciso retomar o diálogo. “O Estatuto deveria ter respeitado as conquistas da GCM. Agora cabe ao prefeito se posicionar”, avaliou.

Taboão da Serra tem 160 integrantes. O salário base da categoria é de R$ 1.200,00. O maior salário pago aos GCMs é inferior a R$ 2.000,00. A Guarda Civil Municipal é responsável pela preservação do patrimônio público da cidade. Na última semana o advogado da categoria obteve Habeas Corpus que permite aos GCMs portar arma de fogo fora do horário de trabalho. 

Sessão Extraordinária e Audiência Pública


Na quinta-feira, a partir das 10 horas, a Câmara Municipal realiza sessão extraordinária para apreciar o Orçamento Municipal de 2012 em primeira votação. 

Também será realizada audiência pública para debater a criação de uma taxa para os comércios e industrias da cidade, visando garantir a construção do Corpo de Bombeiros em Taboão da Serra. A discussão acontece no plenário da Câmara, na sexta-feira, a partir das 10 horas.
 Segundo o vereador Ronaldo Onishi há interesse do Corpo de Bombeiros de se instalar na cidade até o final do ano. Ele anunciou que a ideia é garantir que a Corporação seja instalada num galpão da cidade.

“A política do comando da Polícia Militar diz que o Corpo de Bombeiros só se instala hoje se  houver a aprovação dessa taxa. O projeto ainda não passou pelas comissões da Casa. Se houver consenso pode ser feita uma audiência conjunta. A criação da taxa tem que acontecer ainda esse ano. Serão 30 homens do Corpo de Bombeiros na cidade”, observou Ronaldo Onishi salientando a importância da coorporação que além de combater os incêndios ajuda a salvar vidas.

Nos últimos Taboão da Serra registrou vários incêndios de grande porte. Num dos mais graves uma família inteira do Jardim Panorama morreu carbonizada. Como as viaturas do Corpo de Bombeiros que atendem a cidade vêm de Itapecerica da Serra, ou Barueri, o tempo de espera pelo socorro normalmente é grande, o que aumenta ainda mais a gravidade dos incêndios.

Feriado municipal


O monsenhor Aguinaldo esteve na sessão para acompanhar a votação do projeto que cria o feriado municipal de Santa Terezinha, mas a presença dele não garantiu a apreciação do projeto. O projeto volta a pauta na próxima sessão. A votação não ocorreu por falta de acordo entre os vereadores. O vereador Olívio Nóbrega acabou travando inclusive a votação dos projetos da pauta.

Os fiéis do santuário de Santa Terezinha que foram acompanhar a votação do projeto criando o feriado municipal saíram do plenário decepcionados tanto com a demora da sessão, que se estendeu até depois das 23 horas, quanto com a recusa dos vereadores de aprovar o feriado.

12º

Marcelo

... nem vão fazer falta a cidade. É fácil pergunte na periferia se alguém ve a guarda trabalhando, constatem!

11º

Marcello

Os GCMS tem que cruzar os braços mesmo,porque com tudo que esta acontecendo ainda tem gente fazendo de tudo para prejudicar os guardas,tem que acabar com a quadrilha que esta la dentro uma minoria de puxa saco que só querem o bem estar deles e não da maioria. GCMS lutem que com fé em Deus voces irão conseguir o que é de direito.

10º

Laurindo

Parabéns a essa corporação que vem mostrando e dando exemplo de como se faz segurança pública em todo país, faltam os políticos fazerem sua parte!

HÉLIO GUERRA

UM DOS PROJETOS DE IVAN PREFEITO É ACABAR COM A MÁFIA DOS ALUGUÉIS DE PRÉDIOS PÚBLICOS NA CIDADE

anonimo

Gotaria de ressaltar que o porte de arma fora de serviço foi conquista fora da instituiçao, isto e com a ajudo do dr michel, (comquista dos guardas).

antonio luiz pereira

Quero lembrar aos interessados que a criação de feriados de cunho religioso não pode ser decretado sem atender as outras religiões que solicitem a mesma reividicação, ou estaremos ferindo a Constituição quanto aos direitos iguais. Acontecendo isso quantos mais feriados teríamos?

Antonio Pereira

É um absurdo o que fazem com os servidores concursados desta cidade. Sempre a prioridade é para os livres nomeados e apaniguados que somente ganham muito e nada produzem. Dinheiro para alugar viaturas e imóveis dos amigos a prefeitura tem, mas, para salário digno não existe?

Jean Carlos da Silva

CADÊ O MALDITO SINDICATO GOLPISTA DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS DO MUICIPIO DE TABOÃO DA SERRA, QUE ERA MAIS ATIVO QUANDO ERA ASSOCIAÇÃO, ERA DO DR EVILASIO E O DA MÃO GRANDE. BANDO DE CHUPIN, QUERO VER SE VÃO TER GUARDADO TODO DINHEIRO DESVIADO DOS COFRES PUBLICOS. PARA CLARO DEVOLVER..... KKKKK SERA????

Anonimo

Concordo com o aquartelamento mas como disse meu amigo Farofino e olhovivo, temos que manter a calma e o equilibrio, pois somos agentes aplicadores da lei e não podemos sobrepola, temos os nossos direitos usurpados pela administração na pessoa do Sr. EX-secretario de segurança Sr. Salvador Grisafi que elaborou na calada da noite um estatuto para meia duzia de guarda cupichaas seus e nos roubu nossos direitos , vamos a luta sim mas com respeito e dignidade, dignidade que temos o que não é o caso de nossos dirigentes

MICHEL - advogado

Bela matéria. O movimento tem força e o Prefeito tem que agir de forma responsavel e garantir o respeito aos Guardas que são amados pelo povo de Taboão!!! O erro de legislação é grotesco, pois, o novo ESTATUTO fere a LEI ORGÂNICA que tá para o Municipio, como a CONSTITUIÇÃO está para o Brasil! é preciso respeitar direitos adquiridos e dar dignidade a profissão!

Alice de Lourdes André da Silva

GOSTARIA DE DEIXAR AQUI O MEU MANIFESTO,POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL,CONTEMPLAR OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESTE MUNICÍPIO? TANTA CATEGORIA DESMOTIVADA,E AO MESMO TEMPO SEMPRE TRABALHANDO COM GARRA,CORAGEM,COLOCANDO A CIDADE NOS MAIORES INDÍCES SEJA DE EDUCAÇÃO,TRABALHPO,ETC..A GCM FAZ UM ÓTIMO TRABALHO EM PARCERIA COM A PM,E SÃO OBRIGADOS A AMEAÇAR DE PARALIZAÇÃO? E A QUESTÃO DAS ASSISTENTES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL? SEMPRE VOLTANDO NA ESTACA ZERO,MAS TRABALHANDO COMO PROFESSORAS....ATÉ QUANDO?????/

FAROFINOEOLHOVIVO

Mas uma vez a GCM mostrou sua força ,é uma pena que muito deles ainda não se consientizou ,que esta briga em beneficio de todos ,aqueles que hoje detem o poder ,por mera indicação do Sr Evilasio ,não pensa que amanhã ,pode estar na mesma situação ,tem que aquartela mesmo . Pois esta situação dos gcm onde 3 ou 4 manda e desmanda tem que acabar ,mas sempre mantendo a ordem .

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.