Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Passageiros reclamam da linha circular em Taboão

Por Anderson Dias | 6/12/2011

fervima1

Arquivo Jornal na NetReclamações das linhas circulares são frequentes entre passageiros

O transporte municipal de Taboão da Serra continua a ser criticado, pessoas de idade, grávidas e mulheres com crianças de colo relatam que constantemente são destratados pelos motoristas, que arrancam os ônibus com brutalidade, não esperam idosos sentarem e obrigam os a apresentar o rg para a câmera instalada nos coletivos. As reclamações referem-se aos transportes da linha circular, segundo os passageiros, é um absurdo ter de passar por estas situações diariamente, pois pagam pelo serviço.
 
Não é de hoje que a população reclama da forma como são tratados pelos condutores dos circulares, os idosos são os que mais expõe situações de injurias, segundo eles os motoristas parecem donos dos veículos, e não funcionários das viações.  A demora em algumas horas do dia, para que circule determinadas linhas, é outro alvo dos apontamentos. “Não basta ter ônibus, tem que haver respeito”, disse Arlindo Souza.
 
Hoje as duas únicas empresas que atendem ao transporte público de Taboão da Serra, pertencem ao mesmo grupo de sócios, são elas Pirajuçara e Fervima. A população diz que é preciso criar uma central de reclamações, já que o que se tem hoje, não da prioridade aos acontecimentos que ferem se ao direito do consumidor. “Se existem problemas no transporte, não há para quem reclamar, pois se reclamamos na prefeitura de nada adianta”, disse Antonio Augusto.
 
Nessa semana um caso relatado pela mãe de um bebê de 8 meses, retrata bem a forma como os motoristas agem com os passageiros. “Eu dei sinal pouca coisa antes do ponto com meu bebê no colo, e o motorista parou, mas reclamando e com grosseria, quando em outras situações, para aos amigos e mulheres fora do ponto”, disse.
 
Na ocasião outras reclamações surgiram durante esta reportagem, como o caso de uma senhora de 71 anos que foi ignorada por um motorista de lotação, que não respondeu sua duvida e a deixou no ponto. “Eu dei sinal, ele parou e pediu para entrar por trás, quando perguntei se passava aonde iria, ele nervoso saiu e arrancou o carro com tudo”, disse dona Elvira Zambiane.
33º

Geneci Batista Dos Santos

estava no ponto ão lado do shopping taboão dei sinal e o motorista nõ parou porque so idosa. onibus 617 passou la as 16:25 dia 23 02

32º

gilvan venancio de melo

quero quer voces providencie mas onibus na linha 03 pos tirarão as vans e demora muito o onibus pra passa

31º

Denise Ribeiro Galvão

Sou moradora do Jardim Monte Alegre e trabalho no Pq Laguna , bem perto de casa passa este circular 07, mas é muito demorado e dá muitas voltas, prefiro pegar o circular 03, que por sua vez demora muito por ter poucos ônibus na linha, não acredito que seja por não ter muitos passageiros, já que o circular 02 e o 04 passam um atrás do outro e muitas vezes vazios, é uma vergonha pq tem bastante lotação e muitas vezes o pessoal da lotação fica segurando os ônibus por isso tb os atrasos, fiquei sabendoque colocaram mais 3 Ônibus na linha 03 , mas ontem fiquei mais de 30min esperando, espero que melhorem pq tá muito difícil

30º

GESSE

Hoje dia 300612 foi mais um dia em que fiquei mais de um hora aguardando o "bendito" CIRCULAR 3... A minha indignação é, como pode um passageiro ficar 1h:30 esperando um ônibus? Imagine se um usuário dessa empresa, Fervima, que depende desses coletivos para chegar ao trabalho ou retornar dele. Já que os tais não tem horário para passar. Quem trabalha em empresas e utiliza Cartão BOM para andar e, sendo assim não tem como utilizar as lotações(essas sim, passam de 15 em 15 minutos), já que as mesmas não aceitam esse cartão, apenas dinheiro, é obrigado a ficar aguardando o demorado Circular 3. É um absurdo, as pessoas que residem nas proximidades do Jd. Mirna, não possuem outra alternativa, a não ser utilizar o Circular 3. O que me chama mais atenção é que da empresa Fervima apenas o Circular 3 tem esse problema. Os demais tem os seus horários regulares. É um desrespeito com a população que reside nas proximidades do Jd. Mirna, e possui apenas esse circular como opção. Já que é para não cumprir horários, por que não legaliza de uma vez o transporte alternativo e, coloca os aparelhos que aceitam o cartão BOM, para que os trabalhadores possam utilizar, pois apenas essas lotações passam com intervalos menores de uma para outra. Mas, infelizmente, quem trabalha em empresas, normalmente não recebem VT em dinheiro e, precisa aguardar o ônibus Circular 3 da Fervima que demora de 40 minutos a 1 hora e meia para passar. A outra opção é pegar qualquer ônibus que passe pela BR e andar cerca de 15 a 20 minutos a pé para chegar em casa, o que se torna um absurdo já que pagamos R$ 3,00 por uma porcaria de transporte, para descer cerca de dois a três pontos depois. Sem falar no perigo que tem de enfrentar, já que se trata de uma área industrial com pouco movimento de pessoas em determinados horário do dia ou da noite. Outra questão é que o único ônibus intermunicipal que passa nessa região é o 068 Pq. Laguna/Pinheiros. Outro transtorno, que passa praticamente de hora em hora. É algo inaceitável e, alguém tem que tomar as devidas providências em relação a isso.

29º

kleber

Sou morador do Jd.Margarida, porém eu trabalho no centro do taboão e pressiso que uma das linha circulr 09 ou circular 9.1,passem por ruas diferenciadas como a rua gonçalves dias que da acesso ao Jd. São Judas, pois facilitaria muito para os moradores da região ja que tem duas linhas circulando pelo mesmo trajeto até o São Judas.

28º

Adriano Guedes

Existe maus profissionais, mas as pessoas sempre reclamam com as pessoas erradas. O motorista pede para mostrar o RG para câmera pq é a regra da empresa, não foi o motorista que fez a regra, ele não é responsável pelo intervalo dos carros, nem do número de carros nas linhas.....ele apenas cumpre o que determinam a ele.....claro que tem os folgados!!!! Tem que ter concorrência e a PREFEITURA (vereadores)tomar vergonha.

27º

Adriano Guedes

PREFEITURA NEM AÍ!!!!

26º

spay vison

só tenho adizer que meu irmão nunca foi politico e ele vai sair para vereador e já vai fazer uma parceria com a empresa de transporte que nosso pai e supervisor geral e ele vai colocar tudo nos echos

25º

Mirella

Ja estou cansada da falta de educação de certos motoristas, eles correm, fecham os automóveis, e ainda por cima quando reclamamos ficam FURIOSOS!!!!! Acho isso um tremendo desrespeito com os cidadãos Tabonenses, e os demais que passam pela BR.

24º

helio

o nosso transporte aqui taboao da serra estar algo muito serio onibus caro e fora muitos motorista ignorante vc diz bom mal responde fora outros absurdos.

23º

Juliana

Um absurdo o circular 7 demorar mais de 1h (com 2 microonibus na linha) e i circular 4 passar de 5 em 5 minutos um ônibus grande e sempre vazio! Totalmente desproporcional!!!!

22º

Paulo

Os motoristas agem desta forma porque não são punidos, e agem assim também por serem folgados, tudo precisa de disciplina nessa cidade!

21º

Elisabeth nunes

Que volte os transporte alternativo. Depois que as vans saíram estão se achando. Eu sempre sou alvo de ignorância, principalmente quando coloco minha carteirinha de deficiente. Na maioria das vezes eu fico plantada esperando eles liberarem. E ainda olham de cara feia. Que volte as Vans! Hoje fiquei no ponto 20 minutos e não passava nenhum circular.

20º

celma cisi

outro dia uma senhora caiu antes de se sentar porque o motorista arrancou bruscamente numa curva. Indignada, reclamei com o motorista que alegou que as pessoas têm que se segurar dentro do ônibus, mas nesse caso, nem deu tempo. Ela passou na catraca e quando foi se segurar o onibus arrancou. pro

19º

Marcos Sergio Assis Sousa

As reclamações são unânimes e não é de hoje e o que eu acho mais engraçado é que não tem ninguem que possa fazer alguma coisa ,Prefeito,Vereador e a Empresa responsável , ninguem aparece para dar explicações , esta é nossa cidade .

18º

Anderson Borba

A Prefeitura instalou pontos de ônibus com plataformas altas para facilitar o embarque. Porém os motoristas insistem em parar os ônibus afastados da plataforma dificultando ainda mais o embarque, visto que somos obrigados a descer a rua para subirmos. Isto e os demais protestos, demonstram o desrespeito com que estas empresas tratam a população de nosso Município. É necessário que nossos legisladores criem punições para que estas atitudes sejam punidas.

17º

Diógenes Nogueira de oliveira

SEI QUE NÃO É DISCULPA.MAS PENSEM QUE ESSES MOTORISTAS TÊM QUE PRESTAREM ATENÇÃO NO TRÂNSITO,NOS PASSAGEIROS QUE SOBEM E DESCEM,PASSAR TROCO E MUITAS VEZES TRABALHAM EXAUSTIVAMENTE SOB PRESSÃO.NOSSO PODER PUBLICO DEVERIA EXIGIR A VOLTA DOS COBRADORES,POIS ESSA EMPRESA QUE PRESTA ESSE SERVIÇO PARTICIPOU DE UM PROCESSO LICITATÓRIO ABERTO PELA PREFEITURA,MAS DEPOIS QUE VENCEU SIMPLESMENTE PRESTA UM PESSIMO SERVIÇO.OS VEREADORES DEVERIAM FAZER UM RODISIO PRA CADA DIA DA SEMANA UM DELES IR DE ONIBUS PRA CÂMARA OU APENAS DAR UMA VOLTA NO MUNICIPIO,VERIA QUE NOSSAS RUAS ESTÃO EM ESTADO DEGRADÁVEL E DE QUEBRA VERIA O PESSIMO SERVIÇO DA EMPRESA DE TRANSPORTE,E TAMBÉM O TRÂNSITO INTERMINÁVEL DAS PRINCIPAIS VIAS...

16º

LILIANE REGINA APARECIDA SILVA

Os passageiros reclama dos motorista,mas em momento algum dizem como eles são tratados pelos passageiros e nem fala o tanto que eles trabalham,dirigir e cobrar não é fácil não gente Vocês deveriam tratar melhor os motoristas pois eles estão dirigindo e tem que ter a maior atenção,e outra coisa se tiver educação vai ser tratado com educação.

15º

Jessica Thais

TA UMA VERGONHA ESSES TRANSPORTE EM TABOÃO DA SERRA.QUASE TODO DIA VEJO O MESMO MOTORISTA PASSAR O SINAL VERMELHO NA LINHA DO CIRCULAR NOVE,SEM CONTAR QUE O ONIBUS EM HORARIO DE PICO QUEREM ANDAR GRUDADO NO OUTRO E QUANDO UM RESOLVE ULTRAPASSAR O OUTRO ACABA PASSANDO DO PONTO DIRETO.AMARELINHAS FIQUEM DE OLHOS ABERTO NO FAROL DO MARIA HELENA E HORARIO DE ONIBUS PQ ESTAMOS SEM LIMITES QUE O DESCUIDO COM A POPULACAO.

14º

Neco

Prezada Jussara : A licitação , bem como a fiscalização do transporte de passageiros com intinerário fixo municipal (nossas linhas circular) é de competência da PREFEITURA MUNICIPAL. Isto esta na constituição federal. Os intermunicipais (EMTU) é de competência do Estado.

13º

Daniel

Tem gente que não deve nem morar em Taboão da Serra, pois sabe mal e porcamente o nome do prefeito da cidade! E pior, ao menos se identifica. Por outro lado, é evidente que é necessário a busca constante por melhorias, mas dizer que os "pirueiros" eram os que faziam a diferença isso sim é um ABSURDO!!! É com esse dizer que encerro meu comentário.

12º

cristina gonçalves

eu ja tive problemas com este veiculo ja reclamei na empresa me deram ate o retorno e uma pena que isso ainda continue acontecendo pq presisamos dele sempre

11º

Gean

Desrespeito pleno com o cidadão. Sem contar a carissima passagem que é cobrada, pra um ônibus que nao circula nem 15km dentro da cidade... Não é a toa que vem crescendo o numero de automoveis em nossa caótica cidade...

10º

L.

RIDICULA essa situação Taboão esta cada vez mais pessímo! FORA EVILAZIO!

Edson

Não sou a favor de resolver no braço mas quando esses motorista mexer com a pessoa errada e tomar uma grande surra dos familiares vão dizer que somos ignorantes,mas esses caras que se cuide tenho muitas reclamação desses motoristas,o jeito vai ser tirar tais motorista na de nossa cidade.

jussara lima

eloou!!!!!!!!!!!!!!!!!as empresas nao sao da prefeitura, portanto nao e o prefeito que tem que contratar gente bem educada e sim as empresas, cabe a nos usuarios a colocar a boca no tarmbone e fazer alguma coisa,

neusa

É uma vergonha esse circular (4) atrasa em até (UMA HORA )para passar e as vezes qdo passa não para no ponto,agora eu gostaria de saber por que tiraram os perueiros?,só para deixar essa bagunça? MUDA TABOÃO .QUE VERGONHA PAGAR IMPOSTO PRA ISSO.

Flavio

Isso é verdade. A prefeitura tirou os perueiros. Piorou o Transporte Publico no Taboão!

daniele

ontem por volta das 7:oohrs o motorista do circular04 passou tao rente na calsada e em alta velocidade quase me atropela tomei um susto tão grande pois estava com meus filhos.esses motoristas dos onibus são muitos folgados.........

Neco

Caro Charles : Com os perueiros também era muito desorganizado e eles tb eram mal-educados. O que a prefeitura precisa é organizar o sistema , implantar terminais, exigir qualidade, fiscalizar e se necessário aplicar multas altas. Só que EVILÁSIO E SUA TURMA jamais farão isso e então elegeremos outro que o faça. Me revolta o fato que eles (prefeito+vereadores) nunca terem olhado isto que seria o mínimo e ter a cara de pau de dizer que vai à Brasilia buscar recursos para o levar o metrô para o Pirajussara. Mentira ! DIVULGUEM POVO !

Neco

Há um mês atrás , presenciei uma cena de total falta de educação de um motorista da Linha 02 para com um usuário o qual pediu uma simples informação. Lamentável ! Anotei o prefixo do ônibus e horário e ai que me dei conta de que não havia para quem me queixar. Penso que o prefeito e vereadores governam para o empresário de ônibus e não para o povo (receberam doação de campanha dele). Nossa cidade está mesmo desgovernada. População divulguem !!!

charles

Pois é o PREFEITO TIROU OS PERUEIROS...e agora a cidade ta abandonada.. ........VOLTA PIRUEIROS....

ARS

Uma vez o secretário de transportes de TS foi questionado de que fiscaliza a empresa e segundo ele são os próprios fiscais da empresa , ou seja é o lobo tomando conta dos cordeiros. No dia em que a população entender que essa prefeitura ai não tá nem ai para nós , pode ser que melhore... e olha que o candidato do prefeito disse que leva o metro ao Pirajuçara ...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

25/05/2017

Taboão inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quinta-feira, 25, foi marcado em Taboão da Serra, pela...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

18/05/2017

Licenciamento: maio é o mês dos veículos com placa final 2

Quem tem veículo com placa final 2 fique atento: maio é o mês do licenciamento obrigatório. Caso...

17/05/2017

 Usuários do transporte público criticam má qualidade de ponto de ônibus na BR

Há pouco mais de uma semana Autopista Régis Bittencourt atendeu uma reivindicação antiga dos...

17/05/2017

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e...

11/05/2017

Comissão de Transporte da Câmara de Taboão aprofunda debate municipalização

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública nesta...

10/05/2017

Cartão BOM deixará de ser obrigatório nos terminais a partir do dia 12

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou nesta terça-feira, 9, que a...

10/05/2017

Moradores reclamam da falta de iluminação no terminal do Jardim Vazame

A mais de um mês os moradores do Jardim Vazame reclamam da falta de iluminação no terminal de...

09/05/2017

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.