Zoonoses luta contra abandono de animais em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 26/01/2010

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Itapecerica da Serra realiza um trabalho de conscientização contra o abandono de animais. O objetivo é, principalmente, diminuir o número de cães rejeitados por seus donos que acabam indo para a rua.

Segundo a coordenadora do Centro, Drª Maria de Fátima Alves Martins, é comum pessoas procurarem a Zoonoses querendo deixar seus animais. “Infelizmente muita gente nos procura para isto; temos que explicar que eles não são descartáveis, que se trata de uma vida. Antes de alguém tomar a decisão de criar um animal, tem que pensar muito para não se arrepender depois”, conta a doutora.

Maria de Fátima explica ainda que o recolhimento de cães e gatos não é o trabalho do Centro, que realiza ações de desratização e desinsetização de prédios públicos e bueiros e o controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais ao homem.

Apenas aqueles abandonados com problemas de agressividades ou que tenham sofrido acidentes como atropelamento são recolhidos pelo Centro. Atualmente, a Zoonoses tem feito apenas captura de animais de grande porte, que podem causar acidentes, e peçonhentos, que são encaminhados ao Instituto Butantã em São Paulo para estudo e produção de soro contra o envenenamento.

O Centro de Controle de Zoonoses também promove no mês de agosto a campanha de vacinação anti-rábica. Este serviço está disponível à população durante todo o ano na sede do Centro, assim como a ação de combate à sarna.

Periodicamente, é realizada a feira de adoção de animais, este ano prevista para março. Todos os cães e gatos doados pelo Centro são vacinados contra a raiva, recebem remédio para sarna e a vacina V10, que previne vários tipos de viroses, além de serem castrados.

Serviço:
Rua Baltazar Manuel, 1669 – Potuverá
Telefone: 4147-1664

Comentários