Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Prefeitura realiza campanha contra a Tuberculose e a Hanseníase

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/12/2011

prefeitura1

Vera Sampaio Paciente passa por triagem antes do atendimento médico

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 24, 25 e 26 de novembro campanha para descobrir casos de Tuberculose e Hanseníase no município.  Com um consultório móvel, equipado com ar condicionado, maca e com dois médicos de plantão, a equipe recepcionou quem chegava para as consultas.
Segundo a funcionária da UBS Jd. Helena, Elisabeth Ferraz, atualmente cinco casos foram diagnosticados e estão sendo tratados na cidade.

A moradora da Vila Carmelita, Cleide Ferreira, 58, saiu de casa para resolver questões pessoais e se deparou com a equipe na praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara: “ Achei muito legal esse tipo de campanha! Tenho uma mancha no braço e já fiz coleta para saber se meu caso é ou não de Hanseníase. Vou indicar para toda a minha família”, disse animada.

Para o chefe da Vigilância Epidemiológica, a receptividade do público é mais que positiva: “acontecimentos assim diminuem as filas nos postos de saúde. Chegamos mais próximo da população, e isso faz com que tenhamos mais consciência da realidade das pessoas”, falou.

Heloisa Spinola, técnica da Vigilância Epidemiológica disse que foram feitos 97 atendimentos para a hanseníase e 187 para a Tuberculose. Esses atendimentos foram feitos após uma triagem com atendentes, que avaliam se os casos podem ser uma das duas doenças.

A Hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.

Um caso é suspeito de Hanseníase quando uma pessoa apresenta um ou mais dos seguintes sinais:
Uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acobreadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).

Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.

Sandra Martins

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.