Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Universidade Aberta da 3ª idade forma turma em Embu das Artes

Por | 1/12/2011

embu_1

Karen SantiagoFormandos exibem orgulhosos os diplomas conquistados juntamente com prefeito e autoridades

A formatura da primeira turma da terceira idade de Embu das Artes foi um marco histórico no município e caracterizou a realização de um sonho e a certeza de que nunca é tarde para começar a aprender independente da idade. Receberam seus diplomas no total 24 alunos que realizaram o curso de extensão de Envelhecimento Ativo pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI de Embu das Artes).

A comemoração que aconteceu nesta quarta-feira (30) no Complexo Educacional Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara, onde fica o campus de extensão da Unifesp, reuniu familiares dos formandos, prefeito Chico Brito, pró-reitora da Unifesp, Eleonora Menecutti entre outras autoridades.

A pró-reitora dos cursos de Extensão da Unifesp afirmou que a formatura da primeira turma da terceira idade é um ato de cidadania pleno, além de ser também um ato de direitos humanos independente de cor, classe social e idade.

embu2

Eleonora Menecutti fala sobre formatura

“Somos nós da terceira idade que estamos dizendo que a vida não acaba quando se encerra a sexualidade, o cuidar da família, netos. Mostramos que a vida não termina quando se completa 50 anos, que cuidamos dos netos, da casa, mas que queremos reciclar conhecimento e continuarmos aprendendo”, disse.

Para Eleonora Menecutti a Unifesp já está avançando e muito nos projetos de curso de graduação (arte, comunicação e turismo). Ela anunciou que a UATI contará com mais duas novas turmas de alunos no ano que vem, prometendo assim a continuidade do sonho desses senhores e senhoras da terceira idade.

“Essa oportunidade de cursos para a terceira idade deixou de ser simbólico e passou a ser realidade. É preciso ter garra sempre, pois é a garra que faz parte fundamental dos homens e mulheres. Espero que vocês continuem aprendendo nas duas novas turmas no ano que vem”, torceu.

Visivelmente emocionado o prefeito Chico Brito comentou que é possível criar um país mais justo e desenvolvido por meio da educação, salientou que o sonho tornou-se realidade para a terceira idade que precisou abrir mão de muita coisa para conquistar o diploma de formação e lembrou de como era a cidade antes de 2001 e o que ela se tornou agora.

“Antes a cidade era conhecida por ser a mais violenta do Brasil. Os moradores tinham vergonha de dizer que residiam no município. Hoje com o plebiscito os moradores rebatizaram a cidade como Embu das Artes e conquistaram o Campus de Extensão da Unifesp, que garante por meio dos cursos formação de qualidade e conhecimento. E o espaço onde será abrigado o futuro Campus de Graduação da Unifesp Embu das Artes formará com cultura, esporte, lazer acompanhado da preservação ambiental”, afirmou.

“Estou muito feliz com esse momento. Quero parabenizar todos vocês que tiveram que abrir mão de muita coisa para se formarem, realizarem o sonho de conquistar o diploma e também garantir qualidade de vida para os netos”, disse.

E completou “a Unifesp é um motivo de orgulho para gente e não será meia dúzia que se dizem ambientalistas, que vão sujar um projeto desses. Pra mim essas pessoas que acreditam que o local onde será instalado o campus serão feitas obras ilegais são falsos ambientalistas, porque eu não vi ninguém queimar pneus e realizar manifesto pela causa. Se não fosse o prédio da Unifesp, o local viraria uma favela. Não tem nenhum ambientalista que me convença que o projeto faz mal a natureza”, finalizou.

Emoção na entrega dos diplomas

A emoção, o brilho nos olhos e realização marcaram o momento da entrega dos diplomas. Os alunos um a um receberam o diploma das mãos do prefeito Chico Brito e da pró-reitora, Eleonora Menecutti. Era unânime a satisfação e felicidade por parte dos alunos. Alguns deles, receberam pela primeira vez um diploma na vida e caracterizam o momento como a realização de um sonho.

embu1

Uma das formandas recebe diploma


“Nunca tinha recebido diploma. Já havia começado outros cursos, como pintura, crochê, mas nunca tinha finalizado. Vou continuar sem dúvida até Deus me chamar”, disse emocionada Editi Silva, de 50 anos.

Maria Vida, moradora do Jardim Vazame, afirmou que já havia feitos cursos, mas esse foi o melhor diploma que recebeu. “Tudo que é conquistado na terceira idade é melhor”, observou.

Para Ramiro dos Santos, também de 50 anos, esse foi um dos principais incentivos depois de seus 20 anos e considera o momento e a oportunidade de fazer o curso como uma grande conquista e disse que não pretende parar.

Neusa, uma das formandas, afirmou que esse é o primeiro passo da caminhada e serviu como convite de mudanças de hábitos, vida. “Não existe barreiras quando se quer adquirir conhecimento independente da idade somando vontade de grupo”, finalizou.

Uma homenagem dos formandos foi realizada ao final do evento. Um coral de mulheres apresentou a música Amigos para Sempre do compositor e cantor, Milton Nascimento, arrancando aplausos e emocionando os presentes.

embu3


20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

20/10/2017

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje

A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio...

18/10/2017

Inscrições para cursos gratuitos por ensino à distância são abertas em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com...

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

20/10/2017

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje

A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio...

20/10/2017

Nota Fiscal Paulista: Fazenda libera R$ 687,7 milhões em créditos

A Secretaria da Fazenda liberou R$ 687,7 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista para os...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.