Conegro e evangélicos reclamam da falta de apoio da prefeitura em evento

Por Sandra Pereira | 30/11/2011

Causou polêmica entre os vereadores de Taboão da Serra a recusa da prefeitura Municipal em apoiar o evento denominado Xire das Nações, que seria realizado no dia 26, na praça Luiz Gonzaga, pelo Conselho Municipal do Negro (Conegro), como forma de celebrar o encerramento das atividades comemorativas do mês da Consciência Negra na cidade.  Além de desagradar os ativistas do movimento negro da cidade a prefeitura conseguiu deixar os evangélicos insatisfeitos também e pela mesma razão. A Marcha para Jesus ocorrida do sábado, 26, também não recebeu nenhum tipo de apoio da administração municipal deixando os pastores da cidade insatisfeitos.

Segundo os integrantes do Conegro a prefeitura não ofereceu a estrutura necessária à realização do evento, que iria homenagear Pai Quilombo e Mãe Ana os dois babalorixás mais antigos de Taboão.

“Negaram palco, iluminação, tudo. Nós agendamos o espaço  com antecedência informamos tudo que seria preciso e na última hora não tivemos nada”, reclamaram os integrantes do Conegro.

A discussão sobre o tema rendeu em boa parte da sessão e a maioria dos vereadores fez defesas à valorização da cultura negra, lembrando o processo de formação do povo brasileiro e contra o racismo e a discriminação.

Na mesma sessão a Câmara apreciou e derrubou veto do prefeito Evilásio Farias ao projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Félix tornando  21 de março o Dia Municipal Contra a Discriminação Racial. Com discurso empolgante lembrando os ícones da luta e cultura negra Paulo Félix convenceu os pares a derrubar o veto.


Marcha pra Jesus sem apoio


Quem expressou a as reclamações dos evangélicos na Câmara foi o vereador Olívio Nóbrega. Ele chegou a relatar que o secretário Marco Porta tentou pôr ambos os movimentos em conflito alegando que os dois queriam o mesmo espaço e não poderia fazer nada.

Nós pedimos a praça Luiz Gonzaga, soubemos do evento do Conegro e solicitamos o Parque das Hortênsias que foi negado sob a alegação de que iríamos incomodar os animais. O local é o mesmo onde acontece a Paixão de Cristo e os animais nunca se incomodaram. Nós só fizemos o evento na praça depois que o Conegro desistiu de usar, recebemos apenas um palco pequeno da prefeitura”, criticou Olívio.

Comentários