Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Crime de despejo de entulho é agravado em Itapecerica

Por Karen Santiago | 27/11/2011

entulho_1

Karen SantiagoGrande quantidade de entulho no Jardim Vitória (Pico da Torre), um dos locais visitado pela reportagem

A quantidade de entulho acumulado nas ruas e calçadas tem se agravado nos últimos meses e já pode ser considerado, segundo os moradores, como um dos principais problemas que a cidade de Itapecerica da Serra enfrenta. O despejo irregular, segundo constatou a reportagem do Jornal na Net, já não acontece mais durante o dia, como na época que os bota-foras foram desmantelados, mas no período da noite, mais precisamente de madrugada.

“O motivo para o despejo durante a madrugada se dá pela facilidade de locomoção dos motoristas dos caminhões por passarem sem serem notados na cidade, falta de fiscalização e rapidez no descarte cometendo o crime contra o meio ambiente”. É o que conta os moradores do entorno dos locais que se tornaram um lixão ao ar livre e sofrem constantes invasões de ratos, cobras em suas residências, sem contar no cheiro insuportável que causa o acumulo de lixo, misturado com resto de resíduos sólidos.

O assunto já foi diversas vezes abordado na câmara municipal e os vereadores cobram uma fiscalização dos caminhões que trafegam pela cidade e mais precisa dos órgãos responsáveis, além disso, a retida do entulho que passa por muito tempo acumulado em ruas e calçadas do município. Confira Aqui

A reportagem por meio de denúncias visitou dois lugares, na última semana, que estão dando dor de cabeça. O acumulo de entulho na rua das Camélias no Jardim Vitória (pico da torre) assusta. Todo tipo de resíduos são depositados no local e tudo durante a madrugada. Marcas de pneu na terra evidenciam o constante despejo.

pneu


O segundo lugar visitado foi a Estrada dos Campestres que foi tomada pelo entulho. Não existe calçada sem lugares vazios, do início ao fim da via, o entulho tomou conta do local. Os pedestres precisam andar pelo meio da rua e ainda tapar o nariz uma vez que o cheiro de podre invadiu literalmente a via. “A cada dia esse entulho aumenta e alguém empurra para cima da calçada para não ficar no meio da rua. A situação está difícil, é sempre assim”, denunciou uma moradora que pediu anonimato.

entulho01

entulho02


Inúmeros caminhões utilizam bairros da cidade como locais para despejo irregular de resíduos poluentes em horários alternados. Ruas de bairros como Santa Mônica, Jardim Sampaio, Jacira, Embu-Mirim, Branca Flor, Valo Velho viraram um verdadeiro lixão a céu aberto.

Diversas denúncias à reportagem do Jornal na Net indicam que apesar do trabalho constante e incansável da Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Polícia Civil (Delegacia do Meio Ambiente – Seccional) para combater o crime ambiental, muitos caminhões entram na cidade e despejam irregularmente entulho. Alguns locais contam até com olheiros, que avisam quando uma viatura da corporação está patrulhando próximo as ruas que são alvo constante da prática do crime.

Para denunciar o crime ambiental, em especial, bota-fora e despejo de entulho, ligue no telefone da Guarda, 153.

Bota-foras

A investigação do esquema de bota-foras em Itapecerica da Serra que culminou em pelo menos 20 envolvidos, entre eles, o vereador João Miranda, seu ex-assessor Vítor Rangel, ex-subprefeitos do Potuverá e Valo Velho, Irineu Rodrigues Lermes, o Irineu e Jaime Damasceno, funcionários públicos municipais e seis policiais militares ambientais está em fase de finalização do inquérito policial.

Até a última semana, cerca de 14 acusados foram indiciados por crime ambiental, corrupção ativa e formação de quadrilha ou bando. As penas somam mais de 10 anos. O inquérito policial só não foi finalizado até o momento, segundo o Delegado Pedro Buk, responsável pelo caso, devido aos Habeas Corpus impetrados pelos advogados de alguns acusados.

Nesta lista dos já indiciados, elaborada pelo Delegado Pedro Buk, da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, aparecem os nomes de Irineu, Jaime Damasceno, seis policiais militares ambientais, um funcionário público e o ex-fiscal César Antônio. Nas próximas semanas, o vereador João Miranda, seu ex-assessor Vítor e os demais apontados nas investigações também serão indiciados, segundo o delegado. “Mais três funcionários e dois policiais apareceram no decorrer das investigações”, apontou.

 

 

thagilla

gostaria de fazer uma denuncia sobre o projeto de irrigação de luiz alves municipio de são miguel do araguaia goias.O projeto de irrigação de luis alves se encontra em total abandono pelas as nossas autoridades governamentais, tanto estaduais como federale e com grande indignação que estou fazendo essa denuncia, por ser de grande importancia como centro de produção de alimentos tão necessaria ão estado de goias e referencia das universidades para aula de campo. A fauna e a flora do local esta ameaçada pela a irresponsabilidade do estado que deixa o projeto nas mãos de produtores,ha alguns meses que o projeto se encontra sem tecnico ambiental respósavel pela a fiscalização e orientação das lavouras, onde os produtores com pouco conhecimento e a ganãncia pelo o poder faz aplicaçoes de herbicidas e agrotóxicos de alta periculosidade nas lavouras,além de prejudicial a saúde da população que consome esses alimentos, como também a natureza que com o uso continuo de agrotóxicos sem orientação podera contaminar o solo e as aguás subterrãneas do local, sem contar que o mesmo se encontra proximo ao rio araguaia.Cabe a nós pedir socorro as autoridades ambientais como ibama istituto chico mendes e ao ministério de integração do meio ambiente que tome suas devidas providencias para que essa situação deja solucionada urgente....

bad boy

caro gilberto,a gcm vem trabalhando muito para coibir esses aterros clandestinos, mas esbarra nas secretarias da pmis. Quando vces quiserem criticar o trabalho da gcm,tente pelo menos conhecer a instituição e seus trabalhos ou pergunte a quem ja precisou da gcm de itapecerica.E vce em vez de criticar, vai ao forum de itapecerica e façã a sua denuncia. ao forum e procureo um promotor

Aguimar Costa

Eu moro aqui no jd Victória . Alem deste lixo que o Espirito Santo esta enviando de presente durante a madrugada como está relatado na reportagem, Também vem de brinde o barulho que faz a carruagem do Papai Noél pois alem de ver meu imóvel desvalorizar por causa da nova paisagem também não consigo dormir quando o fluxo esta atuante por aqui e ..... Fazer oque ? Vou trabalhar com sono mesmo. Como se diz, PQP. Alem disto tudo, me preocupa também a proliferação de ratos, cobras, escorpiões etc... Que podem de repente cruzar o camihno das crianças aqui do bairrro. Mas não vou cometer a injustiça de dizer que a GCM não fiscaliza eu mesmo vejo as viaturas durante o dia e agora também durante a madrugada subindo e descendo as ruas aqui do Victória.

Gilberto Morais

Infelizmente acontece que é uma luta da população contra bandidos disfarçados de mocinhos. E quando a população vÊ "trabalhadores" de dentro da PREFEITURA agindo de forma ilicida, ai acontece o que os nossos pais sempre nos ensinaram, o exemplo tem de vir de casa. Ao que tudo indica este sera o "GRANDE MARCO" desta administração. O que realmente indica é que ao tentarem absolver o Vereador Joao Miranda, estão deixando acontecer esses bota-foras pela Cidade, para depois o próprio Vereador usar em sua defesa de que as coisas continuam a acontecer e que ele não teria qualquer envolvimento. Infelizmente muitos políticos desta Cidade não são sérios, tratam a população como coisa qualquer. Se a GCM, Polícia Ambiental quisesse realmente acabar com isso eles acabariam, ou é muita incopetencia, o que não acredito pois principalmente a Policia militar é composta em sua maioria por pessoas corretas, tem um trabalho digno. O que nos leva a crer mesmo é que tem POLÍTICO GRANDE EM ITAPECERICA DANDO TOTAL APOIO A ESSES MARGINAIS QUE ESTÃO EMPORCALHANDO NOSSA CIDADE.

bad boy

em relação a gcm, porque os moradores nao veem a viatura da gcm no loca? porque tem que estacionar no ginasiode esporte antonio baldusco, sabe pra que, para cuidar de blocos e registros de agua e, é por isso que a população não vê agcm no valço velho.

bad boy

ha e tem outra, os funcionarios que estão envolvidos no esquema dos entulhos, estão de vlota na pmis.

bad boy

todo mundo sabe quem é o dono dos entulhos no jardim vitoria e o mesmo safado trabalha na regional do valo velho como se nada tivesse acontecendo, quem será que ta levando a bolada?

geraldo

Essa reportagem de dizer sobre o trabalho constante e incansavel da Guarda Municipal e Policia Civil do meio ambiente não confere com o que vemos no dia a dia dificilmente se uma viatura da Guarda Municipal nos locais de despejo ou na rota dos caminhões. Sou totalmente desiludido quanto a seriedade das organizações

valber

sobre o entulho do jd vitoria todo mundo sabe quem é o dono do caminhao trabalhou ou ainda trabalha na regional do valo velho.é uma vergonha e esse dono do caminhao disse que é do partido verde,saio candidato na eleiçao passada e provavelmente deve sair na seguinte é uma vergonha.

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.