Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara aprova processo de cassação de João Miranda

Por | 24/11/2011

camara1_1

Karen SantiagoEnquanto Chuvisco falava a decisão dos demais vereadores, João Miranda parecia desolado em meio aos Edis e ao público presente

Por unanimidade de votos os vereadores de Itapecerica da Serra votaram a favor da abertura de uma Comissão Processante para cassar o mandato do vereador João Miranda sob acusação de falta de decorro parlamentar, em uma sessão atípica, tensa e confusa, na manhã desta quinta-feira (24). O pedido foi acatado após a apresentação do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI), em outubro, que propôs em uma das sete recomendações a abertura do processo cassatório. Todo conteúdo do relatório foi aprovado.

A Comissão Processante será formada por cinco membros que já foram votados em plenário. José Maria (PT), José Martins (PMDB), Zé Hélio (PSD), Clóvis Pinto (PSDB) e Paulinho PM (PMDB) compõe a comissão que se reunirá internamente para decidir o cargo de cada vereador e quais serão as próximas providencias a serem tomadas. A apresentação oficial da comissão será realizada na próxima sessão dia 01 de dezembro e os trabalhos serão acompanhados pelos demais vereadores.

O presidente da casa e vereador Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, em seu discurso na tribuna, frisou a dificuldade da votação e caracterizou-a como “a pior votação que os vereadores já fizeram”. Chuvisco cutucou quem afirmou que os vereadores José Maria, Zé Hélio, Tonho Paraíba e ele próprio estavam envolvidos no esquema de bota-fora desmantelado pela Polícia Civil e Ministério Público, nomes citados no conteúdo do cd denúncia, onde João Miranda trava uma conversa pra lá de comprometedora com seu ex-assessor Vítor Rangel.

“É fácil falar que provavelmente estávamos envolvidos, mas precisa ter provas. Conheço os vereadores que tiveram seus nomes citados na denúncia e todos tem vida limpa”, afirmou.

chuvisco

Chuvisco fala sobre abertura de processo de cassação


Ainda de acordo com ele, se caso, houver irregularidades na postura do vereador e no envolvimento de funcionários da prefeitura, a câmara fará o que for o mais correto possível e quem estiver envolvido irá pagar.

Em forma de defesa e visivelmente preocupado com seu futuro na casa de leis, João Miranda mais uma vez disse ser inocente das acusações de envolvimento com bota-foras, afirmou não estar nem feliz e nem triste pelo pedido de abertura da comissão e alegou a citação dos nomes dos vereadores no cd, como um erro, “que qualquer um pode cometer e que pode acontecer, porque é até os eleitores falam mal dos vereadores. Até já pedi desculpa”, esclareceu.

joao01

João Miranda se defendeu de acusações

João Miranda disse ainda que através dele, o esquema de bota-fora pode ser solucionado, uma vez, que pra ele a polícia militar e guarda civil municipal (GCM) não estão resolvendo nada, “porque os despejos continuam” e prometeu ajudar a investigar o esquema com intuito de ajudar a comissão.

CD Denúncia

O cd aponta uma conversa entre João Miranda e Vítor Rangel, ex-adminitrador do Jardim Jacira, indiciado por usar indevidamente equipamentos da prefeitura para despejar entulho.

Na gravação João Miranda detalha sobre o esquema de bota-fora que funcionaria entre a prefeitura de Itapecerica da Serra com o apoio de vários políticos e de outras pessoas ligadas à administração municipal.

O cd frisa que cada caminhão que joga entulho na cidade pagaria aos participantes do esquema quantias que variam entre R$ 50 e R$ 70 por caminhão. O cd da denúncia foi entregue a câmara municipal no começo de junho.

CEI entrega relatório final

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi criada no dia 30 de junho e composta pelos vereadores José Martins, Paulinho PM e Regina Corsini. Uma série de depoimentos foram realizados e documentos analisados.

O relatório indica que é necessário a prefeitura reordenar o sistema de fiscalização e que os funcionários passem por uma reciclagem, capacitação dos atuais fiscais e a escolha do funcionário seja por concurso público, não por livre nomeação. Além da efetiva fiscalização de particulares (donos dos terrenos).

O relatório propõe também a criação de uma Procuradoria Ambiental com objetivo de melhorar as relações entre as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Assuntos Jurídicos que podem servir para clareza nos processos ambientais.

Uma ouvidoria para facilitar a comunicação entre população e administração pública também foi proposta pelo relatório final, com a garantia de que as reclamações e denuncias de irregularidades feitas por meio dos moradores sejam sigilosas e que garanta a identidade do denunciante.

“Propomos ainda, ao Prefeito Municipal, Jorge Costa, medidas que acabem com a má influência político partidária no serviço público municipal para que seja privilegiado a ocupação de cargos de direção e chefia por funcionários técnicos e capacitados”, pontuou José Martins.


23/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Taboão aprova projetos para ajudar mulheres a superar ciclo da violência

Numa sessão histórica para a luta contra a violência doméstica em Taboão da Serra, o grito...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

23/10/2017

Secretaria de Desenvolvimento Social e Outubro Rosa

A Secretaria de Desenvolvimento Social no decorrer de todo este mês realiza as suas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.