Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Região realiza Workshop sobre Desenvolvimento Metropolitano

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/11/2011

work1

Marcelo Valladão Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, durante abertura do Workshop

Na última sexta-feira, dia 18 de Novembro, às 12h, foi realizado em Embu das Artes o Workshop Construindo a Governança Metropolitana, para debater a composição e outros aspectos relativos aos Conselhos Consultivos e Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320) e reuniu autoridades das cidades do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste de São Paulo – Conisud, composto pelas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu.
Taboão da Serra é representada no Conselho pelo prefeito Dr. Evilásio Farias e pela vice-prefeita, Professora Márcia Regina, como suplente. Ao todo, são cinco workshops. O primeiro foi em Caieiras, 10/11, agora acontecerá o de Embu das Artes, o terceiro ocorrerá em Mogi das Cruzes, em 25/11. Os outros serão em Santana de Parnaíba, em 29 de novembro e o último em São Bernardo do Campo, no próximo dia 30.

“A criação da Região Metropolitana de São Paulo representa um avanço no diálogo com o governo estadual e federal”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

A Região Metropolitana é um projeto de 20 anos e o seu êxito beneficia os municípios, responsáveis por mais de 65%, dois terços, do ICMS do Estado e mais de 25% do IPI e do Imposto de Renda. O colegiado, de 59 integrantes delibera sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Isso inclui planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, presente no encontro, salientou que os problemas da Região Metropolitana são desafios para serem resolvidos.  “Fazemos parte da terceira maior mancha urbana do mundo, a primeira é Tókio, com 35 milhões de habitantes, a segunda é Nova Délhi, com 26 milhões e a terceira maior conurbação do planeta é a RMSP com 22 milhões de habitantes (...) É aqui que estão concentrados os grandes desafios”, disse o secretário.

Até por isso, o secretário afirma que a superação dos problemas jamais poderá ser resolvida isoladamente.“O desenvolvimento da região só acontecerá se todas as cidades trabalharem juntas, afinal os problemas não conhecem fronteiras”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti.

O objetivo das reuniões foi discutir com as entidades representativas da sociedade e com os vereadores o formato da composição e das regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas, que passarão a ter uma nova dinâmica, segundo os organizadores.

Para o prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, que também preside o Conisud, o encontro serviu para unir ainda mais a região em torno de objetivos comuns. “A nossa prática tem sido essa, criamos as Câmaras Técnicas, temos a participação da sociedade civil e de representantes do Poder Público. Essa oportunidade de participar da construção da Governança Metropolitana é um salto de qualidade que daremos”, afirma ele.

Após os pronunciamentos, houve uma palestra com o Professor Marcos Camargo Campagnone, também chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. Ele falou sobre como a macroregião de São Paulo se desenvolveu e os problemas que a maneira como isso se deu se intensificaram. Ele foi diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e coordenador do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas e membro do Conselho Nacional das Cidades.

Marcelo Valladão

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

20/10/2017

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje

A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio...

20/10/2017

Nota Fiscal Paulista: Fazenda libera R$ 687,7 milhões em créditos

A Secretaria da Fazenda liberou R$ 687,7 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista para os...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.