Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Região realiza Workshop sobre Desenvolvimento Metropolitano

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/11/2011

work1

Marcelo Valladão Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, durante abertura do Workshop

Na última sexta-feira, dia 18 de Novembro, às 12h, foi realizado em Embu das Artes o Workshop Construindo a Governança Metropolitana, para debater a composição e outros aspectos relativos aos Conselhos Consultivos e Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320) e reuniu autoridades das cidades do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste de São Paulo – Conisud, composto pelas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu.
Taboão da Serra é representada no Conselho pelo prefeito Dr. Evilásio Farias e pela vice-prefeita, Professora Márcia Regina, como suplente. Ao todo, são cinco workshops. O primeiro foi em Caieiras, 10/11, agora acontecerá o de Embu das Artes, o terceiro ocorrerá em Mogi das Cruzes, em 25/11. Os outros serão em Santana de Parnaíba, em 29 de novembro e o último em São Bernardo do Campo, no próximo dia 30.

“A criação da Região Metropolitana de São Paulo representa um avanço no diálogo com o governo estadual e federal”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

A Região Metropolitana é um projeto de 20 anos e o seu êxito beneficia os municípios, responsáveis por mais de 65%, dois terços, do ICMS do Estado e mais de 25% do IPI e do Imposto de Renda. O colegiado, de 59 integrantes delibera sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Isso inclui planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, presente no encontro, salientou que os problemas da Região Metropolitana são desafios para serem resolvidos.  “Fazemos parte da terceira maior mancha urbana do mundo, a primeira é Tókio, com 35 milhões de habitantes, a segunda é Nova Délhi, com 26 milhões e a terceira maior conurbação do planeta é a RMSP com 22 milhões de habitantes (...) É aqui que estão concentrados os grandes desafios”, disse o secretário.

Até por isso, o secretário afirma que a superação dos problemas jamais poderá ser resolvida isoladamente.“O desenvolvimento da região só acontecerá se todas as cidades trabalharem juntas, afinal os problemas não conhecem fronteiras”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti.

O objetivo das reuniões foi discutir com as entidades representativas da sociedade e com os vereadores o formato da composição e das regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas, que passarão a ter uma nova dinâmica, segundo os organizadores.

Para o prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, que também preside o Conisud, o encontro serviu para unir ainda mais a região em torno de objetivos comuns. “A nossa prática tem sido essa, criamos as Câmaras Técnicas, temos a participação da sociedade civil e de representantes do Poder Público. Essa oportunidade de participar da construção da Governança Metropolitana é um salto de qualidade que daremos”, afirma ele.

Após os pronunciamentos, houve uma palestra com o Professor Marcos Camargo Campagnone, também chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. Ele falou sobre como a macroregião de São Paulo se desenvolveu e os problemas que a maneira como isso se deu se intensificaram. Ele foi diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e coordenador do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas e membro do Conselho Nacional das Cidades.

Marcelo Valladão

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.