Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Show em comemoração ao Dia da Consciência Negra, reúne milhares de pessoas em Embu das Artes

Por Ana Paula Timóteo | 22/11/2011

chico1

Ana Paula TimóteoChico César foi a principal atração do show em comemoração a Consciência Negra

Reuniram-se no campo do Jardim Dom José, em Embu das Artes, milhares de pessoas que aproveitaram o domingo para participar do evento "CUT Cidadã Consciência Negra" organizado pelo Governo Municipal de Embu das Artes e a CUT São Paulo (Central Única dos Trabalhadores). Com dezenas de atrações de cunho social, estético e cultural, comemoraram o Dia Da Consciência Negra com as apresentações dos grupos Batuca Lata, Redenção e Só Vendo pra Crer, com encerramento do show do cantor Chico César.

Serviços

Ao longo do dia, mais de 10 mil pessoas passaram pelas tendas que ofereceram desde testes e informações sobre saúde, emissão de documentos, procedimentos estéticos, e diversos outros. Os serviços mais procurados foram as emissões do RG, testes de glicemia e oftalmológicos, e os da seção estética.

Para Priscila Medeiros assessora da presidência da CUT e responsável pelos eventos de cidadania, o destaque ficou para os serviços de podologia, corte de cabelo, manicure, além das tradicionais emissões de documentos. "Muitas pessoas não têm como chegar até o Poupa-Tempo para tirar o RG, a carteira de trabalho, existem os custos de uma condução, e para o pessoal de baixa renda ter a oportunidade de tirar a carteira de identidade na porta de casa é essencial", diz.  Priscila relata, que os serviços estéticos surpreenderam pelo tamanho da procura. "Foram cerca de 500 atendimentos na área da podologia e 400 cortes de cabelo, além de centenas de pessoas que fizeram as unhas"

A assessora conta que a CUT pesquisa os bairros que tem maior carência, e ressalta a extrema importância em levar o nome da Central para essas regiões. É a segunda vez que Embu das Artes recebe um evento desse porte.

Atrações


Os grupos Batuca Lata, Redenção e Só Vendo pra Crer, empolgaram o grande público com suas apresentações que antecederam o grande show da noite, com cantor Chico César.
Atuante no combate ao racismo e preconceito, Chico César, enfatiza a importância das ações sociais como essa que foi promovida pela prefeitura e a CUT. "Eventos como esses, aproximam a Central dos Trabalhadores da sociedade, as pessoas tomam conhecimento de que a Central não é só para os trabalhadores reivindicarem e se organizarem nos seus pleitos, mas também para integrar com toda a comunidade", conta o cantor.

Com a presença dos integrantes do Circulo Palmarino de Embu das Artes, que é uma corrente nacional do movimento negro, que possuem como objetivos reunir negros e antirracistas, para estabelecer canais permanentes de formação e mobilização política, Camila Trindade, afirma que o Dia da Consciência Negra deve ser lembrado todos os dias, é um exercício diário a fim de acabar com a desigualdade. "É absurdo como preconceito e o racismo ainda existem no Brasil, cuja maioria da população é negra", diz Camila.

Chico César agradece ao público embuense que sempre o recebeu muito bem, e contribuem para que suas apresentações sejam sempre um sucesso. "Fiquei muito feliz com o convite de cantar aqui no Embu, já me apresentei aqui no mínimo umas 4 vezes, e adoro. O público é sempre muito receptivo", conclui o cantor Chico César.

Apesar do grande número de pessoas presentes, não houve nenhuma ocorrência ou imprevisto, relatou o Guarda Civil Municipal Tiago Oliveira. Com horário previsto de encerramento para as 20hs, foi antecipado em 1 hora, e fez com que muitas pessoas perdessem a atração mais esperada, o show do cantor Chico César.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.