Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Show em comemoração ao Dia da Consciência Negra, reúne milhares de pessoas em Embu das Artes

Por Ana Paula Timóteo | 22/11/2011

chico1

Ana Paula TimóteoChico César foi a principal atração do show em comemoração a Consciência Negra

Reuniram-se no campo do Jardim Dom José, em Embu das Artes, milhares de pessoas que aproveitaram o domingo para participar do evento "CUT Cidadã Consciência Negra" organizado pelo Governo Municipal de Embu das Artes e a CUT São Paulo (Central Única dos Trabalhadores). Com dezenas de atrações de cunho social, estético e cultural, comemoraram o Dia Da Consciência Negra com as apresentações dos grupos Batuca Lata, Redenção e Só Vendo pra Crer, com encerramento do show do cantor Chico César.

Serviços

Ao longo do dia, mais de 10 mil pessoas passaram pelas tendas que ofereceram desde testes e informações sobre saúde, emissão de documentos, procedimentos estéticos, e diversos outros. Os serviços mais procurados foram as emissões do RG, testes de glicemia e oftalmológicos, e os da seção estética.

Para Priscila Medeiros assessora da presidência da CUT e responsável pelos eventos de cidadania, o destaque ficou para os serviços de podologia, corte de cabelo, manicure, além das tradicionais emissões de documentos. "Muitas pessoas não têm como chegar até o Poupa-Tempo para tirar o RG, a carteira de trabalho, existem os custos de uma condução, e para o pessoal de baixa renda ter a oportunidade de tirar a carteira de identidade na porta de casa é essencial", diz.  Priscila relata, que os serviços estéticos surpreenderam pelo tamanho da procura. "Foram cerca de 500 atendimentos na área da podologia e 400 cortes de cabelo, além de centenas de pessoas que fizeram as unhas"

A assessora conta que a CUT pesquisa os bairros que tem maior carência, e ressalta a extrema importância em levar o nome da Central para essas regiões. É a segunda vez que Embu das Artes recebe um evento desse porte.

Atrações


Os grupos Batuca Lata, Redenção e Só Vendo pra Crer, empolgaram o grande público com suas apresentações que antecederam o grande show da noite, com cantor Chico César.
Atuante no combate ao racismo e preconceito, Chico César, enfatiza a importância das ações sociais como essa que foi promovida pela prefeitura e a CUT. "Eventos como esses, aproximam a Central dos Trabalhadores da sociedade, as pessoas tomam conhecimento de que a Central não é só para os trabalhadores reivindicarem e se organizarem nos seus pleitos, mas também para integrar com toda a comunidade", conta o cantor.

Com a presença dos integrantes do Circulo Palmarino de Embu das Artes, que é uma corrente nacional do movimento negro, que possuem como objetivos reunir negros e antirracistas, para estabelecer canais permanentes de formação e mobilização política, Camila Trindade, afirma que o Dia da Consciência Negra deve ser lembrado todos os dias, é um exercício diário a fim de acabar com a desigualdade. "É absurdo como preconceito e o racismo ainda existem no Brasil, cuja maioria da população é negra", diz Camila.

Chico César agradece ao público embuense que sempre o recebeu muito bem, e contribuem para que suas apresentações sejam sempre um sucesso. "Fiquei muito feliz com o convite de cantar aqui no Embu, já me apresentei aqui no mínimo umas 4 vezes, e adoro. O público é sempre muito receptivo", conclui o cantor Chico César.

Apesar do grande número de pessoas presentes, não houve nenhuma ocorrência ou imprevisto, relatou o Guarda Civil Municipal Tiago Oliveira. Com horário previsto de encerramento para as 20hs, foi antecipado em 1 hora, e fez com que muitas pessoas perdessem a atração mais esperada, o show do cantor Chico César.

Raquel Lima

Ola Bom Dia!! gostaria aqui de deixar o meu voto de protesto não só meu mais de muitos moradores de Itapecirica Da Serra que são negros!! ficamos indignados com as comemoraçoes em itapecerica com o dia da conciencia negra onde o departamento de Cultura faz o evento juntamente dom um Sra Chamada Katia e os eventos só acontecem relacionados ao Candoblé, a Macumba e outras reliigioes afros ela tem que lembrar que nem todos os negros dessa cidade são praticante fui convidada para o evento e para minha supresa estava amrmado um ritual por favor sr secretario faça um evento como do Embu traga um grupo de samba, traga outras culturas por favor que isso gente !! e tenho dito

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

06/04/2017

Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte...

26/03/2017

61ª Paixão de Cristo será encenada no Parque Hortênsias dia 14

Já está tudo praticamente pronto para a maior e mais tradicional encenação da Paixão de Cristo...

24/03/2017

Alcionei Miranda assume Indústria e Comércio de Embu das Artes

O advogado Alcionei Miranda Feliciano assumiu a recém criada Secretaria de Indústria e Comércio...

17/03/2017

Peça de teatro mostra vida de jovem negro e gay na periferia de Taboão

O espetáculo teatral “Picumã: asas de passarinho preto” conta a história de um jovem negro e gay...

15/03/2017

Prefeitura de Itapecerica homenageia servidoras no Dia da Mulher

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Administração,...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.